O céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele (§1024-1028)

Ninguém será capaz de descrever plenamente como é o Céu, pois é algo inefável, que não há palavras para explicar. São Paulo disse que aos coríntios que: “o que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. (1Cor 2,9).

Diz o nosso Catecismo que: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, e que estão totalmente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o vêem “tal como ele é” (1Jo 3,2), face a face: (1Cor 13, 12; Ap 22, 4)”. (§1023)

Jesus Cristo deixou claro: “o meu Reino não é deste mundo” (Jo 18,36), e falou muito do Céu: “De que vale o homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a vida eterna” (Mc 18,36); “ajuntai tesouros no Céu onde a traça e o ladrão não entram…” (Mt 6,20); “os justos resplandecem no Céu” ( Mt 13, 43). Ao moço rico Jesus disse: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, e dá aos pobres, terás um tesouro no Céu” (Mt 18,21).

O Papa Bento XII (1334-1342), na encíclica “Benedictus Deus” confirmou o Céu como dogma de fé e que lá já estão os santos: “Com a nossa autoridade apostólica definimos que, segundo a disposição geral de Deus, as almas de todos os santos mortos antes da Paixão de Cristo (…) e de todos os outros fiéis mortos depois de receberem o santo Batismo de Cristo, nos quais não houve nada a purificar, quando morreram, (…) ou ainda, se houve ou há algo a purificar, quando, depois da sua morte, tiverem acabado de fazê-lo, (…) antes mesmo da ressurreição nos seus corpos e de juízo geral, e isto desde a ascensão do Senhor e Salvador Jesus Cristo ao Céu, estiveram, estão e estarão no Céu, no Reino dos Céus e no paraíso celeste com Cristo, admitidos na sociedade dos santo anjos. Desde a paixão e a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, viram e vêem a essência divina com uma visão intuitiva e até face a face sem a mediação de nenhuma criatura” (LG 49).

O Papa Paulo VI, em 1967, e sua Profissão de Fé, “O Credo do Povo de Deus”, ratificou a realidade do Céu e a intercessão dos santos por nós: “Cremos que a multidão daqueles que estão reunidos em torno de Jesus e de Maria no Paraíso forma a Igreja do Céu, onde na beatitude eterna vêem a Deus como Ele é, e onde estão também, em graus diversos, associados com os Santos Anjos ao governo divino exercido pelo Cristo na glória, intercedendo por nós e ajudando nossa fraqueza por sua solicitude fraterna” (n. 29).

A grande força da Igreja nesses vinte séculos, que a fez vencer todas as formas de perseguição e tribulação, foi a certeza do Céu; a Igreja Católica sabe que a eternidade lhe pertence; por isso não se desespera nunca com as mazelas deste mundo. Santa Maria Egípcia, após a sua maravilhosa conversão, viveu no deserto, por mais de cinquenta anos, na mais dura penitência. Próximo da sua morte, São Zózimo lhe perguntou como ela pudera suportar, naquele lugar de horrores, uma vida tão austera. E a resposta foi essa: “Meu padre, com a esperança do Céu”. É essa “esperança do Céu” que precisa ser re-semeada sobre a terra. Para muitos o Céu já nem existe mais… Que tristeza!

Mas como é o Céu? O Catecismo nos ensina muitas coisas: “Essa vida perfeita com a Santíssima Trindade, essa comunhão de vida e de amor com Ela, com a Virgem Maria, os Anjos e todos os Bem aventurados, é denominada “o Céu”. O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva. Viver no Céu é “viver com Cristo” (Jo 14, 3; Fl 1,23; 1Ts 4, 17). Os eleitos vivem “nele”, mas lá conservam – ou melhor, lá encontram - sua verdadeira identidade, seu nome próprio (Ap 2, 17). Por sua morte e Ressurreição Jesus Cristo nos “abriu” o Céu. A vida dos bem-aventurados consiste na posse em plenitude dos frutos da redenção operada por Cristo, que associou à sua glorificação celeste os que creram nele e ficaram fiéis à sua vontade. O céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele.” (§1024-1028)

A Igreja ensina que na glória do Céu os bem-aventurados continuam a cumprir com alegria a vontade de Deus em relação aos outros homens e à criação inteira. Já reinam com Cristo; “com Ele reinarão pelos séculos dos séculos.” (Ap 22,5; Mt 25, 21. 23)

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

Na Oração Sacerdotal Jesus disse: “Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a Ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste.” (Jo 17, 3). Esta é uma excelente referência de como será o Céu: um conhecimento contínuo de Deus; e, como Deus é infinito, este conhecimento também o será, por toda a eternidade. No Céu não haverá fastio, não nos cansaremos de contemplar a cada instante a Face de Deus que sempre nos será nova. E o louvor, então, naturalmente, será incessante diante das maravilhas de Deus.

Alguns perguntam se no Céu veremos os nossos entes queridos; São Tomás de Aquino, responde: “A contemplação da Essência divina não absorve os santos de maneira a impedir-lhes a percepção das coisas sensíveis, a contemplação das criaturas e a sua própria ação. Reciprocamente, essa percepção, essa contemplação e essa ação não os podem distrair da visão beatífica de Deus. Assim era em relação a Nosso Senhor aqui na terra” (Suma Teológica 30,84). Disse Santo Agostinho, na “Cidade de Deus”, diz que os bem-aventurados “formarão uma cidade, onde terão todos uma só alma e um só coração, de tal sorte que, na perfeição dessa unidade, os pensamentos de cada um não serão ocultos aos outros”.

Jesus ensina que no Céu não haverá mais casamento, e que seremos como Anjos; isto é, a realidade da vida conjugal, sexual, etc. já não haverá, é uma realidade da terra. No Céu nossa alma desposará o próprio Senhor. São Francisco Xavier, lá das Indias, escrevia a Santo Inácio de Loyola, seu pai espiritual: “Dizeis, no excesso de vossa amizade por mim, que desejareis ardentemente ver-me ainda uma vez antes de morrer. De fato, não nos tornaremos a ver na terra senão por meio de cartas. Mas no Céu, ah! Se-lo-á face a face! E então como nos abraçaremos! “ (Cartas de São Francisco Xavier, 93, nº 3).

Prof. Felipe Aquino

Artigos relacionados: Pode a alma sair do corpo e voltar a ele?

Finados

Igreja e a morte

Vida para Além da Morte

34 Comentários

  1. maria soder

    prof. adimiro seu conhecimento sobre a doutrina católica,aprendi muito com a escola da fé, continue defendendo nossa igreja de tantos ataques nesses tempos dificeis, o esclarecimento leva o povo a firmar mais na sua doutrina. parabens pela familia linda e abençoada que tem.Deus o abençoe.

  2. Céu; eu não quero entendê-lo. Eu só o quero!

  3. Jessé Muzel Benck

    Prof.: Parabens pela evolução do site! Deus lhe conceda sempre mais, a infusa sabedoria de Seu Espírito na defesa e conhecimento da Madre Igreja! Gostaria de mais, se possível, aprofundamentos sobre Novissimos; que são tão vitais para aprofundar a Fé! A Santíssima Trindade o Abençoe! Grato, Jessé.

  4. A paz de Jesus e o amor de Maria!!!!
    Prof. Felipe, sou catequista e meus catequizandos tem em média 10 e 11 anos. Eles me pediram para falar sobre a vida após a morte. Querem saber o q acontece qdo morremos, julgamento individual, céu, inferno e purgatório. Sei que este não é um assunto fácil para ser tratado com esta idade, mas não posso deixá-los na dúvida. Gostaria de solicitar-lhe algum material que possa me auxiliar no estudo de todas estas questões afim de que eu possa me esclarecer mais do assunto. Certa de sua atenção, despeço-me já agradecendo pela disponibilidade em servir o Reino de Deus e fazê-o acontecer em nossa vida.

  5. Ronai Piksuel

    Eh Maravilhoso ler tão bela teologia sobre a eternidade, que não é pesada para nós mas uma satisfação que nos move a crermos com ardente esperança na glória eterna…Que bom termos um santo doutor na terra a nos ensinar, obrigado Professor Felipe… Admiro o senhor e gosto muito dos seus ensinamentos pois ensinas a verdade.

  6. Juliana Varejão

    Gostaria de agradecer pela explicação e pelo compartilhamento desde já de um céu digno de cada palavra dita nesta escrita , brigada mesmo somos muitos mas com Jesus tudo é possivel ao que crê . Frases feitas por momentos de amor nos levam a sempre crer no nosso Senhor Jesus , Obrigada
    Fica com Deus

  7. Evelyn Mata

    Melhor entendimento podemos ter do céu e da vida eterna através do estudo da Carta do querido Pastor, Bento XVI, Spe Salvi. Porém, mesmo lá ele nos alerta que a vida eterna e o céu são coisas que não temos explicações totalmente aceitáveis para todos, pois se não vemos não temos a certeza de COMO é, mas pela esperança, pelo menos a minha pessoa, basta a certeza do EXISTIR!

  8. CÉU É O´CÉU, MARAVILHAS DE DEUS.
    SE É DE DEUS PRA QUE QUERER ENTENDER, SÓ NOS RESTA
    DAR O MÁXIMO DE NÓS PRA CHEGAR ATÉ LÁ.
    QUE DEUS ABENÇÕE A NOSSA CAMINHADA.

  9. ALEXANDRE SIMONETTO

    professor gostei muito deste tema mas, gostaria que fosse explicado com palavras mais simplificada,principalmente a do nosso querido papa
    pois nem todos temos facilidades para entender..obrigado

  10. Leandro Ferreira de Alcantara

    Olá Prof. Felipe! Realmente é bem difcil falar de céu uma vez que o desejamos, e achamos tão dificil de praticar o que Deus nos propõe, porem acho mais dificil quando o desejamos e não queremos de fato ir para ele agora uma vez quando somos jovens. Acho e sei que é bem dificil tratar tal assunto com o publico jovem, acho que CN deveria em seu progama as quintas, tratar mais desse assunto. Um muito obrigado e Paz.

  11. DOUGLAS F. S. GALDINO

    Paz e bem a todos.
    Céu é uma realidade tão bem traduzida nestes escritos pelo sábio professor, porém, há de termos a sensatez e convicção que quando comungamos o santíssimo corpo de nosso Senhor Jesus Cristo, estamos antecipando a convivência e tendo o devido contato com o divino Deus todo poderoso, que se sacrifica todas a vezes que se realiza um Santa Missa.
    Acreditar no céu é antecipá-lo na sagrada Eucaristia.
    Recorremo-nos todos ao Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

  12. Eliene de fátima souza Garbelotto

    Prof.Felipe, gostaria de saber sobre a religião que é denominada local e que tem como editora árvore da vida.
    Pois tenho parentes que estão nela,são completamente fanáticos,não tem mais amor a própria familia,e sim seus irmão de religião como familia,o que fazer? Deixar que eles continuem no erro? O que fazer para que eles percebam que eles tenham que voltar para a sã doutrina?

  13. gosto e acredito ser o proprio Espirio Santo falando por meio deste irmão Felipe Aquino, que por tantas dificuldades espirituais e pscológicas, tantas provações para corrigir meus erros, os livros deste irmão têm me auxiliado por demais a continuar o meu tempo determinado por Deus neste mundo.
    Muitas vezes em meio ao vazio e a tristeza recorro a Palavra que me conforta e as palavras do prof. Fellipe em seus livros. Obrigado

  14. juceli dos santos

    Prof. Felipe quero parabenizá-lo pelos seus ensinamentos. Gosto muito do seu programa Escola da Fé que muito tem mim ensinado.Que o Divino Espírito Santo continue sempre lhe dando sabedoria.

  15. Bráulio Heli C. Sena

    Professor Felipe, nós leigos católicos temos sede dos ensinamentos embasados nas escrituras e no magistério da Igreja, portanto, os seus escritos enchem a nossa alma sedenta de alimento, sim, a nossa alma necessita de tão preciosos ensinamentos sobre as realidades espirituais do ponto de vista católico. Obrigado.

  16. rosangela aparecida da silva melo

    Professor Filipe, aprendo muito com o seus ensinamentos, são prrofundos, nos mostra de fato o Deus vivo e verdadeiro. Obrigada por existir. Deus o abençoe. Rosangela A. S. M. Rio Verde Goias.

  17. Marcus Thiago

    Valeu professor felipe…
    o céu é NOSSO!!!!!!!!!!!!!

  18. ola felipe acho que a vida seria cruel demais com nos mesmo. ingrata … se naõ existisse um lugar melhor pra darmos continuidade a outra fase .. assim que vejo ceu ….ok fique na paz .. espero encontar vc la nsta proxima fase ok ….e todos aqueles que vviem justamente aqui nesta fase ,,

  19. Carlos Roberto

    Professor Felipe Aquino.
    A paz de Jesus.
    Este projeto de Deus Pai, é muito maravilhoso. Fazer de nós filhos dele e nos colocar ao seu lado na vida eterna.Por mais que eu procure entender o céu, não consigo, pois o meu pensamento é muito pequeno para entender tanto mistério. Somente seu filho Jesus nos preencher com tanta esperança.
    fique com Deus. Carlinhos

  20. EU NAUM KERO MORRER. EU AMO ESSA MINHA VIDA.

  21. professor Felipe: admiro suas explicaçoes na ESCOLA DA FE , sao claras porque a linguagem usada é capaz
    de atigir a todos
    sou catequista e amplio mes conhecimentos com seus
    preciosos ensinamentos
    rogo DEUS que lhe de: saude, bençaos, luz e proteçao
    para continuar firme e forte na fé
    sou de PONTAL-sp,PAROQUIA de SAO LOURENÇO,PE NASSER
    é nosso pároco
    abraço-o em CRISTO JESUS
    MALQUE

  22. Uma vez, à tarde, eu havia sentido uma sonolência após estar lendo o livro “Confissões”, de Santo Agostinho, excelente por sinal. Pra mim pareceu que eu havia dormido muito, mas quando acordei, ainda era dia. No entanto, conforme estava acordando, saindo do estado de sono e recobrando o estado de vigília, perdi totalmente a visão desse mundo físico, e vi nitidamente o céu, todo azul, e lá em cima, levitando, parecendo pequenininho daqui de baixo, pois estava bem no alto e distante, acenando pra mim, estava o Padre Pio. Do mesmo modo, o próprio Padre Pio já apareceu pra mim algumas outras vezes, e também já vi São Francisco de Assis e Santo Agostinho, do mesmo jeito. Não creiam em nada que queira parecer muito racional, meus irmãos, pois realmente as coisas da fé estão acima da razão, e Deus e Suas coisas são como estão descritos segundo a Palavra mesmo, não creiam em detratores que tentam lhes enfiar novas, ousadas e sedutoras teorias na mente. Ouçam esse homem, o Professor Felipe Aquino, pois ele sabe o que diz, a maneira como se conserva em Deus e em Sua Lei o mantém isento desse tipo de heresia e blasfêmia que infelizmente vemos por aí no mundo de hoje. Falo isso com a experiência de um homem que nasceu católico, com o tempo se desviou para o espiritismo, depois se enveredou por hinduísmo, entre outras crenças, e hoje, pelo Poder de Deus, está de volta em casa, novamente um bloco, um tijolinho, um membro do Corpo de Cristo, de volta à fé válida, verdadeira, e pra nunca mais voltar a se enganar! Graças a Deus! A visão do Padre Pio mesmo, que tenho certeza não foi coincidência, ocorreu bem quando Deus começou a me fazer reconhecer a Verdade e eu A aceitei. As visões somente de Santos da Igreja que passei a ter após minha renovação, foram uma confirmação pra mim que eu estava certo abandonando as crenças mentirosas e voltando à Sã Doutrina de Cristo. E como uma prova definitiva, como se ainda precisasse de alguma, naqueles dias orei muito ao Senhor que se eu estivesse correto no que estava percebendo, que Ele manifestasse, se possível, um sinal pra mim, através de São Francisco, do qual sou devoto porque amo os animais, e naquele mesmo dia, em questão de poucas horas, novamente tive sono e dormi, fui acordado por minha mãe me pedindo pra levantar porque uma irmã da Paróquia local ESTAVA VINDO PARA ABENÇOAR A CASA COM ÁGUA BENTA, PASSANDO DE CÔMODO EM COMODO, TRAZENDO TAMBÉM UM ÓLEO DE SÃO FRANCISCO, ABENÇOADO PELO PADRE, O PÁROCO. APÓS A IRMÃ TER VINDO E EU SENTIDO QUE REALMENTE DEUS HAVIA ATENDIDO A MINHA PRECE, EU ESTAVA ATÉ EMOCIONADO, FUI PEGAR O ÓLEO, O MESMO ÓLEO, DO MESMO JEITO, NO VIDRINHO, CONFORME A PRÓPRIA IRMÃ HAVIA DEIXADO, E MINHA MÃE DISSE QUE LÁ NA MISSA O PADRE HAVIA DITO QUE AQUELES QUE TIVESSEM O DOM, SENTIRIAM UM PERFUME DE ROSAS NO ÓLEO, DEIXADO POR SÃO FRANCISCO. ASSIM QUE DESROSQUEEI A TAMPINHA DO VIDRINHO, O PERFUME DE ROSAS IMPREGNOU A CASA INTEIRA, A PONTO DE QUEM PEGASSE O ÓLEO DEPOIS ACHAR QUE O LÍQUIDO HAVIA SIDO TROCADO, QUE NÃO ERA ÓLEO. E EU DISSE QUE REALMENTE HAVIA SIDO TROCADO, POR SÃO FRANCISCO, QUE FEZ DO ÓLEO UM REMÉDIO À BASE DE ROSAS, PARA CONFIRMAR E FORTALECER A NOSSA FÉ, E NOS MANTER PROTEGIDOS DAS ARTIMANHAS DO INIMIGO. DAQUELE DIA EM DIANTE, NUNCA MAIS UM ENSINAMENTO FORA DA VERDADE DO CRISTO CONSEGUIU SEQUER CHAMAR A MINHA ATENÇÃO. E FAÇO QUESTÃO DE DEIXAR ESSE TESTEMUNHO AQUI, POIS TUDO COMEÇOU UM DIA QUANDO INFLUENCIADO POR MINHA MÃE EU LIGUEI A TV NA CANÇÃO NOVA, E O PROFESSOR FELIPE FALAVA EXATAMENTE SOBRE HERESIA E PERIGOS DE FALSAS SEITAS E AFINS. PODE ATÉ PARECER ESTRANHO PRO SENHOR, PROFESSOR, UM CARA QUE O SENHOR NEM FAZ IDÉIA DE QUEM SEJA ESTAR AQUI, GRATO AO SENHOR, MAS NAQUELE DIA O SENHOR REALMENTE ME AJUDOU, DEIXO AQUI TODA A MINHA GRATIDÃO. MUITO OBRIGADO, DE CORAÇÃO.

    A Paz do Senhor esteja com todos nós, sempre!

    Samuel

  23. Iris Maikon

    Olá professor Felipe. Quero parabeniza-lo pelo brilhante artigo. Sou católico e estou passando por um momento complexo em minha vida. Estou sofrendo de sindrome do pânico, fico com medo de morrer e cheio de dúvidas. Fico tentando imaginar como é o céu, encontrei seu artigo procurando no google algo sobre céu. Gostaria de saber do senhor se após a morte, como é a nossa alma, se ela possui um formato especial, se possui a mesma forma que o nosso corpo? Gostaria de saber também se após a morte nós reconhecemos as pessoas que já morreram e que foram nossos amigos, e familia aqui na terra, ou seja, se nós nos lembraremos de quem fomos aqui neste mundo e se lembraremos das pessoas que aqui conhecemos? . Preciso muito da sua ajuda. Muito obtigado.

  24. o céu é o lugar perfeito para viver feliz,cara é a felicidade eterna,ser feliz pra sempre,viver ao lado de das pessoas que amamos e viver junto ao pai.e a nossa senhora.

  25. jesus cristo eu te amo muito proteja sempre a mim e a minha familia.obrg senhor por tudo que tenho.

  26. Jesus, eu te amo!

    Faça que eu e minha família tenhamos sede de Ti, e do Céu! Ajuda-nos a sermos santos!

  27. Caro padre

    Como estudioso que é sabe que não há nada que possamos fazer em vida para garantirmos a entrada no céu a não ser crer em Jesus (João 3:16) as obras serão acrescentadas na medida de Deus, como diz Paulo em Efésios (Efésios 2:10) e Tiago em sua carta. Vamos pregar Jesus e seu Evangelho, e viver no padrão que Ele deixou. A Bíblia é bastante suficiente para nos orientar e espero que o senhor continue conduzindo o rebanho de Deus como o próprio Timóteo fez, na palavra da verdade e no amor. Deus o abençõe e ilumine. ” Lampada para meus pés é a sua palavra e luz para o meus caminhos.Salmo 119: 105

  28. Deus não nos mostra o céu por que se Ele mostrasse, nós ficaríamos louco p/morrer!

  29. Mas que lindo o seu artigo Prof. Felipe!!!!!!! =)
    Parabens!=)

  30. eu quero saber como é o céu

  31. Luzia Reis

    Professor; obrigada por tanto esclarecimento que enriquece sempre mais e mais a nossa fé.”Céu lindo céu é o lugar que o meu Deus preparou pra mim…”
    Paz e Bem!

  32. Ana Paula Noronha Mota

    eu não sei se vou para o céu, pois cometo alguns pecados, uso as palavras da Biblía conforme meu conhecimento, pois eu gostaria de salvar a minha alma e a alma dos dos meus filhos, e a alma dos necessitados. se puder responder esse email ou comentário,eu agradeço.

  33. Pingback: Marcelo Ragagnin

  34. Céu, como ja disse um colega… melhor q entender com certeza é melhor chegar até lá…

    paz e bem!

  35. Pingback: marcelo

  36. QUE EMTERESANTE VIU ISSO E IMPORTAMTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>