Mulheres Sofridas

Em minhas viagens pelo Brasil e exterior, pregando retiros e aprofundamentos, bem como em meu trabalho pastoral, tenho encontrado muitas mulheres que carregam um grande sofrimento.

São muitos casos: algumas foram traídas por seus esposos e abandonadas numa dura realidade; outras que vivem na solidão porque o marido já se foi para a eternidade e não têm um respaldo familiar; outras vivem um casamento difícil onde o relacionamento com o marido é complicado, tanto no aspecto conjugal quanto sexual; e assim por diante.
Recebo muitos e-mails de mulheres que, de repente, sentem o seu mundo desabar, o seu casamento acabar e o chão sumir debaixo dos seus pés. Elas me falam de uma dor que jamais sentiram.

Muitas delas são pegas de surpresa; achavam que tudo estava indo bem no casamento, não desconfiavam de nada de errado; mas, quando menos esperam, a casa cai. Outras já esperavam por isso carregando uma cruz há muito tempo.

São muitas as perguntas que me fazem:

Por quê? Onde errei? O que fazer agora? Devo perdoar?

Há esperança de reconciliação com meu marido?

Devo me separar e tentar conseguir a Declaração de Nulidade do casamento no Tribunal da Igreja?

Posso me casar com outra pessoa?

Posso me Confessar e Comungar vivendo uma segunda união sem o sacramento do matrimônio?

Como divorciada, posso continuar minha vida religiosa na Igreja, recebendo os sacramentos e trabalhando nas pastorais?

Escrevi este livro  para responder algumas dessas perguntas e tentar ajudar a  tantas mulheres sofridas.

Vamos refletir sobre essas questões delicadas e difíceis à luz dos ensinamentos da Igreja Católica, na tentativa de levar auxílio e conforto a essas mulheres.

Quero dar uma atenção especial às mulheres traídas e abandonadas por seus maridos. Muitos são os problemas que podem levar os maridos a trair as esposas: uma outra mulher mais atraente e mais meiga; quem sabe mais nova e mais bonita (os homens são arrastados pela beleza física e pelo corpo da mulher!), as discussões conjugais sobre dinheiro, problemas familiares, educação dos filhos, moda, críticas, reprovações, invejas, ciúmes, orgulho,  etc. Muitas vezes encontramos mágoas profundas em ambos, ressentimentos não curados, crises acumuladas…

Sobre tudo isso já escrevi vários livros que podem ser consultados: – Sereis uma só carne, Vida sexual no casamento, Problemas no casamento (Editora Cléofas)

Mas há também muitos outros casos de mulheres abandonadas, e que não foram traídas em seu casamento. Temos aquelas que vivem debaixo do mesmo teto com o seu esposo, mas que não deixam de viver “abandonadas” pela falta de atenção, de carinho, de maus tratos, negligência e displicência do marido, e outros problemas.

Não podemos esquecer também de muitas mulheres que são de certa forma abandonadas, talvez por causa de uma viuvez para a qual não estavam preparadas.

Há muitas mulheres viúvas e felizes, vivendo bem no seio da família, dos filhos, netos e ajudando nas obras da Igreja; mas não podemos esquecer que muitas delas vivem na solidão e no abandono; como eu já pude verificar.

Também a elas gostaria de dizer-lhes uma palavra. Recentemente preguei um Retiro para viúvas e fiquei surpreso pelo grande número delas que compareceu.

Não é nossa pretensão oferecer a todas as mulheres que sofrem uma solução mágica para o difícil problema do abandono, da traição ou outros casos; anima-nos apenas a esperança cristã de que “para Deus nada é impossível” e que é necessário retomar o caminho da vida para reconstruir aquilo que desmoronou. Enquanto houver vida há  esperança.

Para isso será preciso contar, sobretudo com a confiança em Deus e sua graça, o apoio da comunidade cristã e dos bons amigos e amigas. Assim, retomar a vida, cuidar dos filhos e netos, continuar a trabalhar e servir a Deus com amor.

Deus não quer ver nenhuma de suas filhas sem rumo, como uma ovelha desgarrada, abandonada e maltratada.

A vida é o maior dom de Deus e mesmo sofrida e maltratada não pode ser desprezada e desvalorizada. Seria uma ofensa ao Criador.

Cada um de nós traz na alma a sagrada imagem e semelhança de Deus; por isso não podemos abrir mão de nossa dignidade, valor e grandeza. Somos filhos de Deus. Como disse o evangelista São João:

“Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus,  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus”. (Jo 1, 12-13)

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

Por outro lado, é importante refletir com todas as mulheres casadas sobre alguns pontos importantes para se evitar a tristeza de uma traição e de uma separação.

Muitas mulheres só percebem que estavam fazendo algumas coisas erradas no casamento, depois da separação. Então, vamos meditar um pouco sobre isso também, para evitar que o pior aconteça.

Portanto, escrevi o livro, “Mulheres Sofridas” não somente para as mulheres sofridas, mas para todas que estão casadas e se preocupam com a estabilidade do seu lar e do seu casamento.

A vida conjugal deve ser alimentada continuamente no amor recíproco dos cônjuges para que seja feliz e duradoura.

Recomendamos esta obra a Jesus, Maria e José, rogando-lhes que abençoe todas as mulheres que foram de certa forma abandonadas, para que encontrem na fé a esperança de viver melhor.

Prof. Felipe Aquino


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino