O bom tempo de férias

Nas férias escolares muitos pais certamente se perguntar o que vão fazer com os filhos em casa. A maioria deles trabalha e se preocupa de deixar os filhos em casa.

Mas, antes de tudo é preciso lembrar que o tempo de férias é necessário para as crianças e jovens descasarem das atividades escolares e poderem voltar a elas depois com mais disposição para os estudos. E a escola precisa também um tempo sem eles para poder durante este período programar e preparar as atividades para quando eles voltarem.

Portanto, o pais precisam programar este período de férias dos seus filhos; não deixar que este tempo seja improvisado e vivido de qualquer jeito pois é um tempo precioso. Este é um tempo favorável e rico para os pais estarem mais com os seus filhos, conversar com eles; ouvir seus anseios e problemas, corrigir seus rumos, etc.

Os pais não conseguirão educar os filhos se, antes de tudo, não os “conquistar”. O jovem segue aquele que o cativa, que o conquista; por isso, você pai e mãe precisa conquistar o seu filho; e o tempo de férias é propício a isso. Se você trabalha só em casa, então, será mais fácil programar as atividades de férias para estar com eles, receber seus amigos para um bom filme juntos, um bom café, um bom passeio, uma visita a um parente, etc…

A Bíblia diz que “Aquele que dá ensinamento a seu filho será louvado por causa dele” (Eclo 30,2). E Cabe aos pais transmitir aos filhos os ensinamentos e conselhos “para que sejam salvos” (Eclo 3,2); contudo, os filhos só ouvirão os conselhos dos pais se tiverem estima e “admiração” por eles, por isso o pai e a mãe têm que conquistar os filhos. Um filho que admira o pai, o segue e ouve os seus conselhos naturalmente; caso contrário será difícil.

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

O papa João Paulo II disse que: “Educar é conquistar o coração, animá-lo com alegria e satisfação em busca do bem”. O bom pai e o bom professor é aquele que sabe cativar. O bom pai e a boa mãe são aqueles que os filhos têm orgulho deles.  E como os pais devem conquistar os seus filhos?

Não pode ser, é claro, pelo dinheiro, chantagens e outras artimanhas. Muitos pais erram grosseiramente nisto. Pensam que dando aos filhos tudo o que eles querem – roupa da moda, tênis de marca, mil programas,… poderão conquistá-los. Não será assim; se o fosse, os pobres não teriam como educar os seus filhos.

O pai há de conquistar o filho “por aquilo que ele é”, e não por aquilo que tem e que lhe dá. O pai conquistará o filho pelo respeito que lhe dedica, pelo tempo que gasta ao seu lado, pelo consolo que lhe oferece nas horas de dificuldade, pelos passeios que faz com eles, pela ajuda dedicada naquele problema, por sua honestidade pessoal e profissional, pelo bom nome que cultivou, pela dedicação à família, pelo amor e fidelidade à esposa e aos filhos, etc…

Como é bela aquela frase do Pequeno Príncipe que diz assim: “Foi o tempo que gastaste com tua rosa, que fez tua rosa tão importante”. Como poderá um filho ouvir os conselhos de um pai que não gastou tempo com ele? E isso pode e deve ser feito especialmente nas férias.

Um dia vi um adesivo pregado em um automóvel, e que dizia: “Conquiste o teu filho antes que o traficante o faça!” De muitas maneiras os pais perdem os seus filhos. Um grave erro dos pais é não ter tempo para eles. Trabalham, trabalham e trabalham… e o tempo escasso que sobra não podem estar com os filhos porque precisam  fazer “outras coisas”.

Ora, educar os filhos é uma tarefa que exige “estar com os filhos”. É preciso de tempo; e tempo, convenhamos, é uma questão de prioridade e escolha. Se você não acha tempo para o seu filho, entenda, é porque ele não é importante para você. Os filhos crescem rápido; não mais do que 18 anos e eles já estão se separando de nós para viver a própria vida. O que não foi feito na hora certa, não poderá ser feito depois.

Portanto, pai e mãe, aproveite esse tempo favorável das férias para estar com seus filhos; ouvir suas histórias, conhecer seus problemas, divertir com eles, rezarem juntos, etc.

Prof. Felipe Aquino


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino