A Paixão de Cristo segundo o cirurgião

O Evangelho é um mundo. Quanto mais o estudam os homens, maiores revelações ele promete. Doutor Pierre Barbet, como cirurgião, impressionou-se com os sofrimentos físicos de Cristo. Os evangelistas, ao narrar a Paixão do Senhor, dizem que Ele foi flagelado, coroado de espinhos e crucificado. Mal podemos imaginar o que contêm essas expressões.

Doutor Barbet estudou o assunto durante 20 anos. À luz da anatomia revelou-lhe sofrimentos tão tremendos do Senhor que ele não consegue mais fazer a Via-Sacra! Ouvindo a exposição de suas pesquisas, o então Cardeal Pacelli, pálido de emoção, exclamou: “Não sabíamos isto, nem jamais alguém nos explicou tal coisa”.

O estudo do Santo Sudário, à luz da ciência, projetou novos e surpreendentes reflexos. Um cientista sem fé, ao examinar as pesquises de Barbet, concluiu: “Então… Jesus Cristo ressuscitou!”

É admirável a clareza da exposição com que o autor trata esses estudos técnicos.

Através da anatomia, podemos conhecer os sofrimentos inauditos com que nos remiu nosso Divino Salvador. E o instrumento material- o Sudário-, objeto de pesquisas experimentais, grita aos homens, que “perderam o senso do pecado”, o valor da nossa alma e sinistra gravidade do pecado. E assim, abre às almas piedosas novas perspectivas na devoção à Paixão do Senhor.

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino