O que são as Obras de Misericórdia?

charity-open-hands-_igor_-_Fotolia.com_largeAs obras de misericórdia são as ações caridosas pelas quais vamos em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais.

Instruir, aconselhar, consolar, confortar, são obras de misericórdia espirituais, como perdoar e suportar com paciência.

Você sabe quais são as obras de misericórdia corporais?

“As obras de misericórdia corporais consistem nomeadamente em dar de comer a quem tem fome, albergar quem não tem teto, vestir os nus, visitar os doentes e os presos, sepultar os mortos. Entre estes gestos, a esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos da caridade fraterna e também uma prática de justiça que agrada a Deus”.Catecismo da Igreja Católica, 2447.

Leia também: O que é indulgência plenária? Como alcançá-la no Ano da Misericórdia?

Oração do Papa Francisco pelo Ano da Misericórdia

Confira:

1. Alimentar os famintos (cf. Lc 9,10-17)

2. Dar de beber a quem tem sede (cf. Mt 10,42)

Assista também: O que são as obras de misericórdia espirituais e corporais?

3. Vestir os despidos (cf. Lc 3,11-13)ocatecismoresponde

4. Abrigar os sem abrigos (cf. Lc 2,10-17)

5. Visitar os doentes (cf. Jo, 4,45- 47)

6. Visitar os cativos (cf. Mt 25,36)

7. Sepultar os mortos (cf. Tb 1-20)


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino