10 Ensinamentos do grande Santo Hilário de Poitiers

Hilário de PoitiersTanto que foi declarado “doutor da Igreja” pelo Papa Pio IX, pois seus escritos “A Trindade e a Fé” foram muito importantes na luta conta o arianismo, uma heresia muito forte de seu tempo.

Conheça abaixo alguns dos ensinamentos que Santo Hilário nos deixou:

1. “A maior alegria que podemos dar a Maria Santíssima é a de levar Jesus Eucarístico no nosso peito”.

2. “Foi sempre privilégio da Igreja, vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência quando é atacada”.

3. “Tal é a expressão da natureza incompreensível do Pai. […] Para O exprimir, as palavras só podem calar-se; para O sondar, o pensamento fica inerte; e para O alcançar, a inteligência sente-se limitada”.ensinamentos_dos_santos

4. “Temos de acreditar nele (em Deus), de procurar compreendê-Lo e de adorá-Lo; fazendo-o, estaremos a falar dele”.

5. “Este Salmo (Sl 14) deve estar fundado no íntimo, escrito no coração, anotado na memória; o tesouro da sua rica brevidade deve ser confrontado conosco em todos os momentos. E assim, adquire esta riqueza no caminho rumo à eternidade e habitando na Igreja, poderemos finalmente repousar na glória do corpo de Cristo”.

Leia também: Arianismo – Niceia

Os Santos Padres da Igreja

6. “As honrarias desse mundo são negócios do demônio”.

7. “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água, o Espírito Santo voa sobre nós do alto do Céu e que, adotados pela Voz do Pai, nos tornamos filhos de Deus”.

8. “É preciso suplicar o auxílio de Vossa Misericórdia”.escola_santos_doutores

9. “Nós somos pobres, e por isso pedimos o que nos falta; perscrutamos com esforço obstinado as palavras de vossos profetas e apóstolos, e batemos com insistência para que se abram para nós as portas do conhecimento da verdade. Mas é somente de Vós que depende dar o que se pede, estar presente, quando se procura, e abrir para quem bate”.

10. “Dai-nos, pois, o significado autêntico das palavras, dai-nos a luz da inteligência, a perfeição da linguagem, a verdadeira fé. Tornai-nos capazes de exprimir nossa fé, ou seja, que vós sois o único Deus Pai e que há um único Senhor Jesus Cristo, segundo nos transmitiram os profetas e apóstolos”.


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino