Dez ensinamentos dos santos doutores da Igreja sobre a Igreja

Magistério 01Nada melhor do que aprender sobre a Igreja com estes grandes mestres…

1. “A Igreja recebeu as chaves do Reino dos Céus para que se opere nela a remissão dos pecados pelo sangue de Cristo e pela ação do Espírito Santo. É nesta Igreja que a alma revive, ela que estava morta pelos pecados. Quem não crer que a Igreja lhe perdoa os pecados, a esse não lhe serão perdoados os pecados”. (Santo Agostinho)

2. “Se na Igreja não existisse a remissão dos pecados, não existiria nenhuma esperança, nenhuma perspectiva de uma vida eterna é de uma libertação eterna. Rendamos graças a Deus que deu à sua Igreja um tal dom”. (Santo Agostinho)

3. “Fazei-vos corpo de Cristo se quereis viver do Espírito de Cristo. Somente o Corpo de Cristo vive de seu Espírito”. (Santo Agostinho)

4. “Em tudo me sujeito ao que professa a Santa Igreja Católica Romana, em cuja fé vivo, afirmo viver e prometo viver e morrer”. (Santa Teresa)

5. “À Igreja quero submeter para sempre meus escritos, minhas ações, minhas palavras, minha vontade e meus pensamentos”. (São Francisco Sales)

escola_santos_doutoresLeia também: O amor à Igreja

Como nos ajuda a Igreja a ter uma vida boa e responsável?

O que a Igreja liga na Terra, Jesus liga no céu

Como entender que a Igreja não erra?

A verdadeira riqueza da Igreja

O católico e a Igreja

6. “Não podemos, caríssimos, de modo algum duvidar de que toda a observância cristã procede de instruções divinas e de que tudo o que a Igreja recebeu como costume de devoção provém da tradição apostólica e do ensinamento do Espírito Santo”. (São Leão Magno)

7. “Uma vez que todos os crentes formam um só corpo, o bem de uns é comunicado aos outros… Assim é preciso crer que existe uma comunhão de bens na Igreja”. (São Tomás)

Ouça também: A Igreja é fundamental

A Igreja é infalível e invencívela_minha_igreja

8. “O bem de Cristo é comunicado a todos os membros, e essa comunicação se faz através dos sacramentos da Igreja”. (São Tomás)

9. “A Igreja é o navio que navega bem neste mundo ao sopro do Espírito Santo com as velas da Cruz do Senhor plenamente desfraldadas”. (Santo Ambrósio)

10. “Foi sempre privilégio da Igreja vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência, quando é atacada”. (São Bento)


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino