Festa da Exaltação da Santa Cruz

Dia 14 de setembro

Festa da Exaltação a Santa Cruz

O mês de setembro traz a primavera em nosso hemisfério e não poderia ser o mês mais indicado para esta festa, uma estação cheia de vida e renovação, que oferece o belo, a alegria, a esperança. Tudo em comum com a Cruz, não qualquer uma, mas a Cruz redentora, a Cruz de Cristo. Foi nela que Ele nos libertou da morte e nos deu a vida. Através Dela nos reconciliamos com Deus. Jesus ao entregar sua vida por nós, abriu a porta que estava fechada, a porta do Paraíso, nos devolveu a condição de herdeiros do céu.

“Daquela Cruz vem a misericórdia do Pai que abraça o mundo inteiro. Através da Cruz de Cristo, se venceu o mal, a morte foi derrotada, a vida nos foi doada e a esperança restituída. A Cruz de Jesus é nossa única e verdadeira esperança!” Papa Francisco

Em gênesis por meio da árvore do fruto proibido o pecado entrou no mundo, agora pela árvore da vida, Jesus, Ele conquistou o perdão de todos os nossos pecados, por amor e no amor livrou-nos das consequências da desobediência de Adão, sendo obediente até o fim. E no lenho da Cruz conquistou a vitória sobre todo mal.

“Deus reinou no madeiro” (Catecismo da Igreja Católica)

Em toda bíblia é visível à importância da cruz, em Ezequiel, antigo testamento, vemos que diante das abominações que o povo cometia em Jerusalém, Deus marcou com o sinal da cruz todos que sofriam injustiças e perseguições, e depois deu ordens:

Velhos, jovens, moços, moças, crianças e mulheres, matai todos até o total extermínio; precavei-vos, todavia, de tocar em quem estiver assinalado por uma cruz. ( Ez 9,6)

Deus livrou da morte todos os que estavam marcados com a cruz. Para o cristão, a cruz é prenúncio do Deus que é vivo e ama sem limites, sinal de alegria e reconciliação. Em todos os sacramentos da Igreja Católica são utilizados o sinal cruz, da mesma forma os exorcistas usam para libertação da pessoa.

Portanto entronizar este instrumento salvífico no lar é buscar em Deus a proteção familiar. Contra a Cruz, satanás não tem poder, pois ele foi totalmente vencido nela por Jesus Cristo.

Como católica, permita-me compartilhar a oração de São Bento que faço todos os dias ao sair de casa:

A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão meu guia.

Retira-te satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno!

Luciana Munhoz Reina Sá
Missionária da Comunidade Canção Nova

Comments

comments