Influencer do bem

Jovens conectados com a santidade.

      Estamos em um tempo em que surge uma grande massa de influenciadores no mundo digital. Os influencer são pessoas que estão todos os dias lançando algo na internet que alcançam muitos e muitos seguidores. Conteúdos que, muitas vezes, não trazem consistência edificante, mas contribuem para um público que se contenta com algo superficial e compartilham diariamente disto como um alimento que nutre ainda mais seus vazios. 

Carlo Acutis – Fonte: jovensconectados

      Na carta apostólica para a juventude Christus Vivit, o Papa Francisco alerta aos jovens sobre o ambiente digital que, como toda a realidade humana, tem limites e deficiências. Também fala sobre o bom uso dos meios digitais: “A internet e as redes sociais geraram uma nova maneira de comunicar e criar vínculos, sendo uma ‘praça’ onde os jovens passam muito tempo e se encontram facilmente…constituem uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro e intercâmbio entre as pessoas, bem como de acesso à informação e ao saber.”
      A internet é, de fato, uma ferramenta fundamental hoje para a comunicação. Também uma “praça” onde a santidade senta e se conecta. Neste contexto temos o exemplo do venerável Carlo Acutis, conhecido como ciberapóstolo da Eucaristia. Um jovem que soube fazer bom uso do meio digital com o objetivo de evangelização e promoção humana. Que descobriu um grande amigo: Jesus, e o valor da eucaristia. Ele nutriu um desejo de compartilhá-lo com todos esse precioso tesouro. Na época, com seus 14 anos, criou um site sobre temas de fé, como milagres eucarísticos em todo o mundo. Uma forma que descobriu para difundir mais rápido a beleza de Deus e a sua experiência com Ele. Um bom influencer não só no mundo digital, mas na vida real. 
      Era um jovem que servia a Deus e se colocava a dispor dos outros. Estava sempre preocupado com os amigos. Dos que tinham os pais se divorciando, se compadecia para confortá-los. Os que tinham alguma deficiência, se prontificava para ajudar e defendê-los. Um jovem que tinha uma vida espiritual ativa, que buscava a santidade no dia a dia. Alguns amigos divulgam o chamado “kit para tornar-se santo”, baseado na vida de Carlo: missa, comunhão, terço, leitura diária da Bíblia, confissão e serviço aos outros. 
      Aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com leucemia, e decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Esta enfermidade foi causa de seu falecimento em 12 de outubro de 2006. Carlo foi um jovem normal que amava viajar e soube viver com fé sua vida, desafios e dores. Foi um jovem conectado com a santidade. Papa Francisco também nos exorta que há santos que não conheceram a vida adulta, e nos deixam o testemunho de outra forma de viver a juventude. Os jovens santos, diz o Papa, nos animam a voltar a nosso amor primeiro. Um amor que nos impulsiona para as coisas do céu e que permite que os jovens sejam evangelizadores uns dos outros. A vocação à santidade é para todos. “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4,3). 
      Como você tem buscado a santidade?  Ela está online ou off-line nas suas conexões? 
A beatificação de Carlo Acutis será realizada este ano, dia 10 de outubro, em Assis, Itália. Um exemplo de que se conectar com os meios certos nos faz trilhar caminhos que nos levam ao lugar certo: Jesus. 
“Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida” Carlo Acutis

Cívita Sousa

É membro do segundo elo da Comunidade Canção Nova desde 2017, frente de missão de Fortaleza-CE. Formada em Engenharia da Alimentos e Mestre em Engenharia Química. Instagram: Cívita

Comments

comments