Curso de fotografia - Módulo II
No módulo anterior, nós aprendemos um pouco de “INICIAÇÃO A FOTOGRAFIA”, e hoje vamos estudar sobre como usar o modo manual e automático da sua maquina.
2- Modo Manual e Modo Semi-automático
A maioria dos modelos atuais de câmeras oferece pelo menos dois modos de operação para exposição correta: o modo manual e o modo semi-automático. No primeiro caso regula-se o tempo de exposição e a abertura do diafragma, enquanto no segundo regula-se somente um dos parâmetros, sendo que a câmera irá regular o outro, de acordo com o que você selecionou. Na aula de hoje veremos a diferença dos dois modos.
Modo Manual - O modo manual, em muitas máquinas fotográficas, é identificado pela letra M. Neste modo o fotômetro dá a melhor regulagem para exposição e cabe a você aceitá-la ou não. Você deve regular o diafragma e a velocidade, usando dois controles separados até obter uma indicação da exposição correta. O sistema que mede a luz, incorporado na máquina fotográfica, irá indicar se os valores selecionados estão mais ou menos indicados, e irá sugerir alterações, caso necessário.
Em muitas máquinas fotográficas o modo manual é identificado pela letra << M >>
Modo semi-automático - A maioria das câmeras oferece pelo menos um modo de operação no qual você só precisa definir uma das variáveis – em geral a abertura. A câmera escolhe então a velocidade para uma exposição correta. É o modo “automático com prioridade para abertura”.Há modelos em que você determina a velocidade e câmera ajusta a abertura. É mais rápido que o modo manual e chamado de “automático com prioridade para velocidade”. O automático com prioridade para abertura muitas vezes é indicado com a sigla AV, enquanto que o automático com prioridade para velocidade é indicado com a sigla TV. Alguns fabricantes utilizam outras siglas diferentes de AV e TV. Consulte o manual da sua câmera.
Modo programado - As câmeras de ultima geração oferecem também um modo totalmente automático, geralmente designado por “P”, símbolo de exposição “programada”. Neste modo o computador da câmera determina tanto a abertura quanto a velocidade. O resultado, contudo, pode não lhe agradar.
Programas específicos para assuntos - Grande parte das câmeras digitais possui programas específicos para tipos de assuntos: paisagem, esporte, retratos, crianças, etc. Esses programas escolhem os ajustes que um fotógrafo experiente faria para mostrar o movimento e nitidez em tais cenas.
O símbolo <<P>> que você vê no display indica que o fotógrafo utilizou um dos programas específicos presentes na máquina fotográfica.
3 - Movimento e velocidade do disparo
A velocidade é determinante no resultado da foto. A velocidade do obturador determina de que modo o movimento será interpretado no filme. Há duas opções: congelar o assunto ou deixá-lo sem nitidez, para dar a impressão de movimento. Veja este exemplo: Para fotografar um ciclista você pode decidir bater a 1/500 e obterá uma imagem estática do ciclista ou a 1/30 e transmitirá a imagem de um ciclista num movimento fluido.
Técnica do “panning” - No caso de um assunto em movimento cruzando o seu caminho, como um ciclista, por exemplo, experimente a técnica do “panning” ou varredura. Acompanhe o assunto movimentando suavemente a câmera e disparando ao mesmo tempo. O assunto vai parecer razoavelmente nítido, mas o fundo ficará tremido. 
O fotógrafo utilizou um tempo de exposição pequeno, mas seguiu o movimento do carro na pista, obtendo uma imagem que dá a idéia de velocidade.
Assuntos para o próximo módulo: A profundidade de campo e Como evitar fotos pouco nítidas: as vibrações e o equipamento.
Não deixe de expressar o seu comentário, sugestões e dúvidas, pois a sua opinião é muito importante para a interação de outras pessoas no blog e abranger temas segundo sua necessidade. você tem algum tema e gostaria de ter aqui? então escreva…
fotosquefalam - Paulo Franklin








Eliana Ribeiro
Palestras Canção Nova
Site e blog da Adriana
Site e blog padre Fábio de Melo
Site e blog Ziza Fernandes
Site e blog Rosa de Saron
Blog Formação CN
Blog Eliana Sá
Blog do Serginho
Blog da Maninha
padre Delton "Coração Fiel"
Site do Vaticano
Site da Canção Nova
Site do Santuário de Fátima
Blog do padre Bruno
Diversão sadia
WebTV
WebTV
thellonn

não sei se é do interesse de vocês, mais eu gostaria de sugerir que fosse elaboradas apostilas para os interessados no curso pudessem adquiri-las.
obrigada
Paz e Bem
Socorro
Queria dicas para maquinas digitais
Com relação as apostilhas, vou conversar com o Marcelo para pensarmos na idéia.
E quanto a sua sugestão Karina, em breve estarei elaborando modulos sobre Máquinas Digitais. As dicas que você acompanha aqui são de grande valia para entender como funciona os recursos deste tipo de camera. Acompanhe-as e qualquer dúvida não existe em nos escrever.
Querida Maria do Socorro
Acolhemos a sua sugestão, é válida, mas talvés não consigamos preparar uma apostilha completa e necessária. Penso que este curso dividido em módulos ira te ajudar mt por enquanto. Vale a pena vc copiar todo este matérial e montar uma apostilha para seu uso diário.
Que Deus te abençoe!
e bom curso…
Marcelo - fotosquefalam
Concordo com o Marcelo. Ao elaborar apostilhas certamente teríamos custos e, se podemos fazer isso gratuitamente, fica melhor acompanhar as dicas pelo Blog. Divulguem a idéia com seus amigos e vamos aprofundar o nosso conhecimento sobre a arte da fotografia.
[...] Comentários (5) [...]
Fiz um curso na Escola de Imagem e tudo que vi lá vcs abordaram aqui.PARABÉNS!!!
Quem quiser aprender é só estudar o seu material que está muito bom.
[...] DE FOTOGRAFIA: [Clique nos links e acesse]:Módulo 1 – Iniciação à FotografiaMódulo 2 – Modo Manual e Modo Semi-AutomáticoMódulo 3 – Profundidade de CampoMódulo 4 – RetratosMódulo 5 – Reduzindo o RuídoMódulo 6 [...]
Que maravilha!!! É tudo que eu precisava.
Tenho depressão e meus médicos mandaram eu tentar descobrir algo que conseguisse gostar. Isso é perfeito. Tenho uma maquininha digital e vai ser ótimo descobrir esse prazer, no meu caso, super terapêutico. Quem sabe eu descubra um talento, hein?!?!
Obriga pelo seu trabalho, vai ser uma bênção pra mim!!
Luana Welter
comecei a acompanhar a pouco os modulos, e as dicas são realmente esclarecedoras,o chato é que tô sem maquina para exercitar!
Parabéns,assim, vou iniciar meu curso com uma boa base.