Retiro – Refletindo nossa identidade Cristã – Evangelho de Marcos – 3/6

Filed under: Retiro/Janeiro,Uncategorized — gotasdeassis at 7:27 am on Monday, January 19, 2009

Do versículo 06 ao 08:

João se vestia de pele de camelo,

Com um cíngulo de pele em torno da cintura

E comia gafanhoto e mel silvestre.

E proclamava: Vem depois de mim

Aquele que é mais forte de mim:

Eu não sou digno de agachar-me

Para desatar as correias de suas sandálias.

Eu os batizo com água, mas ele vos batizará no Espirito Santo.

 

Neste texto sentimos comentar as características de João Batista. Neste caso devemos pensar o fato de estarem dando as características de João teremos uma visão mais ampla de quem se trata. Vamos aos exemplos: se alguém pergunta sobre uma pessoa, logo começamos a dar as características desta. Quando imaginamos este tipo de conversa temos que João é uma pessoa simples. Se fossemos dizer sobre São Francisco seria assim: um homem baixinho, com uma roupa de camponês, vive da pobreza e come o que lhe oferece, prega sempre o amor de Deus. Assim que ele esta descrevendo João para nos. Isso nos transmite mais credibilidade, pelo fato que estamos ouvindo sobre uma pessoa cheia de características próprias, que produz um valor muito diferente na sociedade. As pessoas estão cansadas de viver no mundo mesquinho e se tem alguém que se comporta diferente é melhor encontra-lo. É uma luz sempre quem é diferente. Nós não somos diferentes só por ser, o batismo nos torna diferentes. Se você olhar um pouco a tua vida, vai encontrar alguém que disse que você é diferente. Foi assim comigo quando anunciei que iria entrar no convento: você esta tão diferente. Vi uma auréola em tua cabeça… Claro que também encontramos pessoas que em nossa história nos desencorajam: você não serve para isso. Você não da conta deste tipo de vida… Uma coisa deve saber: Escolhi ser diferente, meu batismo me diz que não pertenço mais a este mundo.

 

O texto propõe alguém mais forte que ele, isso mostra a humildade. Devemos conservar isto em nosso coração, pois me lembro quado conversava com o meu superior que devíamos devolver Cristo às pessoas, ele me disse que também é importante devolver as pessoas a Cristo. Devemos levar Cristo a todos, porem podemos nos perder no sensacionalismo, que provocamos em viver das coisas de Deus. Muitos milagres saem de nos, porem isso é só para dizer que fomos enviados por Deus. João dá uma boa resposta: não sou eu digno de desatar as correias de suas sandálias.

 

Nós evangelizamos o Cristo, porem é fácil esquecer-se dele e viver dos benefícios. Nós podemos identificar muitos desses casos. Francisco dizia para os irmãos não se gloriarem da vida dos santos. Aqui o que mexe mais é que ele próprio diz que batiza com água, mas Cristo será com o Espirito. Veja que as pessoas assumem a linguagem que o santo fez o milagre, a Igreja ensina que os santos só intercedem, pois Deus que concede tudo, é muito fácil esquecermos quem é Deus. Lembre-se quem esta dentro de ti. O Espirito Santo e você são uma coisa só. Você tem o mesmo Espirito de Deus. Por isso você é mais do que pensa. Dentro de ti tem há Alguém muito imenso, capaz de fazer grandes coisas. Tem que refletir bem isto: você é quem tem o mesmo Espirito de Deus. Não negue o Espirito de Deus que recebestes no batismo.

No Comments »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>