JEJUM E ABSTINÊNCIA Mt 9,14-17

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

julho 5th, 2008

Geralmente quando ouvimos falar em jejum e abstinências o primeiro sentimento que temos não é muito agradável, normalmente é o de privação. A primeira  idéia que nos vem à cabeça é ter que abdicar de coisas que nos agradam e talvez de outras que até já nem sabemos viver sem elas, e claro, consideramos isso muito desagradável. Isso se nos apresenta como um impedimento à satisfação das nossas necessidades, ou como uma restrição à nossa liberdade de escolha.

É preciso saber, porém, que o nosso inimigo, o demônio não perde nenhuma oportunidade de alimentar-se com os nossos vãos pensamentos. Pois, em nossas imaginações, nossos desejos e fantasias, ou seja, o nosso psíquico “olhar” interior, é onde o demônio encontra munição e facilidades para as suas armadilhas e sugestões. São principalmente destes vãos pensamentos que necessitamos praticar a abstinência e o jejum. Ou seja, é urgente vigiar a mente e exercitarmo-nos na prática de pensamentos virtuosos, objetivos e realistas. O resultado disso é que, espiritualmente, de fato, mata-se de fome o demônio. Sublime maravilha! Nós nos recusamos alimentar o inimigo e como recompensa deste cerrado combate ficamos com a alma nutrida pela Graça. Esta é a abstinência que sacia a alma e com ela o corpo.

Esse é o profundo e definitivo jejum! Todos os jejuns e abstinências que a Igreja nos pede são inicialmente apenas jejuns exteriores, jejuns do corpo carnal. Porém sabemos que o homem não é somente carne; junto com ela coexiste o, ainda desconhecido, homem interior de cada um.

Portanto o jejum na carne não é apenas da carne, ele tem um conteúdo simbólico, na medida em que, através de uma relação de correspondência, estabelece uma estreita e misteriosa ligação com todo o resto do ser. Na verdade a abstinência de alimentos serve como uma espécie de ferramenta para a purificação da alma. Abstemos-nos dos alimentos carnais para nos fortalecermos espiritualmente para as abstinências da alma, para a abstinência dos pensamentos. Nós diminuímos a ingestão de matéria para o corpo em contrapartida o Senhor derrama na alma Suas Graças espirituais, a alma se ilumina e fortalece todo o ser.

Como podemos ver, o jejum é considerado autêntico, quando praticado em espírito de entrega, assim fazendo estaremos mais receptivos para receber as bênçãos gratuitas de Deus. Não devemos fazer do jejum um ato meritório, ou seja, para alcançar os favores de Deus, isso é mesclar as boas novas do evangelho com o formalismo do judaísmo antigo. Até porque Jejuar e orar quando imbuídos de um espírito de justificação própria, é uma abominação aos olhos de Deus.

A essência do jejum retomada por Jesus, o Vinho e Pano Novo está em Isaías: Is 58:6: Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras das servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo.

Oxalá, transformados pelo poder da palavra de Jesus sejamos realmente odres novos para receber o Vinho Novo e pano novo para receber Aquele que vem para remendar a nossa vida cheia de rasgões e furos feitos pelo nosso inimigo o demônio que anda a solta como o leão que ruge procurando a quem devorar!




14 Responses to “JEJUM E ABSTINÊNCIA Mt 9,14-17”

  1. comentário de: maria de fatima Says:

    A sua Benção Pe. Bantu neste maravilhoso sábado que inicia com tão boa mensagem, vindas pela sua homilia.DEVEMOS e podemos cuidar de nosso interior,nossas motivações, firmando-nos com sabedoria nos ideais e valores que nos dão a verdadeira felicidade, o que muitas vezes significa dedicar-se dia a dia , a cultivar sempre um “novo” mundo interior,desafiadores até ,mas, sempre com a alegria de se estar fazendo o que é verdadeiro aos olhos do SENHOR, que nos fala atrávez ou pelas necessidades de nosso irmão ,próximo de nós .Assim então poderemos experimentar BENÇÃOS com a glória do SENHOR e que nos estará sempre ajudando a reparar as brechas e restaurar as ruinas existentes e que tanto mal pode nos causar.GLÓRIA ao NOSSO SENHOR e muita LUZ a todos nós ! A paz a todos.

  2. comentário de: Alexandro Cardoso Says:

    Muito rico esse Evangelho, o Jejum é um remédio para alguns ferimentos… principalmente os da alma. Se jejuarmos em espirito e verdade, nossa alma será certamente iluminada e se encontrará com a própria graça de Deus a nos guiar. Certamente Jesus nos espera sempre com a alma limpa, sem uma mente perturbada, ou o corpo sujo. Devemos nós, nos enriquecer da Palavra e do Pão Comunhão e Vinho, (corpo e Sangue), para que nossa vida seja considerada digna de um Reino. Fiquem na PAZ!!!

  3. comentário de: Emerson Fabiano Says:

    Senhor que eu possa a cada dia renovar a minha vida através de sua palavra. Que eu busque ser um vaso novo , um odre novo e também um pano novo e te receber de forma pura e singela hoje e sempre.
    Jesus amado eu confio em vós !

  4. comentário de: Sônia Says:

    Fiquei muito feliz com a Homilia do Padre Bantu. Breve e muito bem colocada. O Espírito Santo me fez entender muito bem essa parábola de Jesus, no Evangelho de São Mateus, a qual eu ainda não tinha conseguido entender.
    Como o Senhor poderá fazer a obra em uma pessoa se a mesma ainda se encontra odre velho, pessoa fechada, amargurada. Ele o quer, mas se a mesma não o permitir, se não estiver disposta e decidida a recebê-lo, Ele, vinho novo não poderá, á força, encher um odre velho. Que eu seja esse odre novo, que o meu coração, a minha alma estejam sempre abertos pra te receber.
    Te louvo, Senhor, por esse entendimento!

  5. comentário de: Tony Leno T. Urtiga Says:

    Salve Maria, padre Batu!

    Mais uma vez lhe escrevo para agradecer por mais este esclarecimento a cerca do jejum, talvez o senhor não saiba, mas em meu estado, Amazonas, ja fazem 14 anos que ocorrem aparições de Nossa senhora que se apresentou como a Rainha do Rosário e da Paz, para mais informações visite o site http://www.aparicoesnoamazonas.kit.net, e ela nos pediu que todas as sextas-feiras praticassemos o jejum de 06:00 as 18:00 a pão e água, por meio de suas mensagens ja sabiamos da importancia desta pratica, porém com sua explicação a cerca desta pratica tão sublime ajudarei a outros irmãos de minha comunidade a entederem o jejum, desde ja lhe agradeço e me despeço esperando noticias, um forte abraço.

  6. comentário de: Ronaldo Alves Says:

    Jejum.
    O Evangelho de Hoje é muito rico em todos os pontos, pois nos alerta o quanto somos egoistas ao oferecer a Deus somente o que nos sobra, por isso é que o pecado anda solto, sem controle e como um leão que não quer devorar pois já tem devorado a muitos.

    Comparações feitas por Jesus, que serve para clarear mais e mais o coração de todo aquele que busca vivar uma vida de Santidade aqui na terra, uma maneira prática e eficaz de anunciar o amor e ensinar a viver esse amor com satisfarção e dedicação total sem deixar e nem permitir que o inimigo se apodere das graças recebidas por cada um.

    Que Deus nos abençoe hoje e sempre.

  7. comentário de: Thiago Prado Says:

    Padre Bantu,

    Belíssima explicação sobre o jejum, pois muitos de nós acabmos fezendo jejum no intuito de receber graças de Deus, e mais, fazemos jejum retirando somente o alimento do corpo…

    Deus abençoe sempre o senhor.

    Paz e Bem!

  8. comentário de: valdecir vicente oliveira Says:

    eu, não coseguia encaixar as palavras de JESUS, a respeito do remendo e do vinho, nesta parte do evangelho, más, agora com a luz do ESPIRITO SANTO, que abriu a minha mente para o seu comentário, consegui entender que devemos ser novos para podermos acolher a Boa Nova. Obrigado, e que DEUS te abençoe.
    LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

  9. comentário de: IVALDA Says:

    nunca tinha pensado no jejum da mente, este acredito ser o mais dificil, porem, o mais perfeito se feito a rigor. Que o Espirito Santo nos ilumine para que tenhamos a graça de conseguir fazer este tipo de jejum! Um grande beijo padre, que o Senhor sempre o ilumine para transmitir a nos homilias maravilhosas e esclarecedores das nossas almas.

  10. comentário de: Carla Says:

    Padre, que sabedoria sua fala, de um aspecto que até hoje nao tinha visto com esses olhos, ou seja, os olhos de Jesus. Agradeço a graça de neste momento difícil que me encontro, ter parado frente ao computador, no meu trabalho, e ler sua palavra. Peço uma oraçao de direcionamento, discernimento, quero que o Espírito Santo de Deus me acompanhe nesse processo, por favor, reze por mim neste dia. Obrigada.Carla.

  11. comentário de: Carla Says:

    Agradeço esse momento de graça de Deus, peço a Jesus a força para conseguir fazer meu jejum, de corpo e de silencio. Carla.

  12. comentário de: dayane maria carvalho vasconcelo silva Says:

    muito boa a msm do dia

  13. comentário de: elieudo Says:

    mt9,14-17

  14. comentário de: geraldina pim Says:

    Obrigado por estas explicações, sobre o jejum nunca tinha ouvido dessa forma, gostei muito da sua omilia.

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESSA HOMILÍA