O FILHO DO HOMEM É SENHOR DO SÁBADO Lc 6,1-5

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

setembro 6th, 2008

Os diversos conflitos de Jesus com os fariseus e demais líderes religiosos de Israel refletem o distanciamento de Jesus em relação à instituição religiosa do judaísmo. Todavia Jesus não suprime explicitamente a lei do sábado. Até porque Ele, em dia de sábado, visitava a sinagoga e aproveitava a ocasião para anunciar o Evangelho. Só que de modo mais violento do que os profetas, Ele atacava o rigorismo formalista dos fariseus e dos mestres da Lei: O sábado está feito para o homem e não o homem para o sábado. Para Jesus o dever da caridade é anterior à observância material do repouso; por isso, Ele fez várias curas em dia de sábado, obras proibidas neste dia. Ademais, Jesus se atribuiu poder sobre o sábado: o Filho do Homem é Senhor do sábado. Quer dizer é o dono do sábado e sendo dono tem autoridade sobre o sábado.

Esta nova maneira de observar o sábado se chocou violentamente com a mentalidade legalista dos fariseus. E esta era uma das acusações graves contra Jesus. Mas Ele estava consciente de que, fazendo o bem no dia de sábado, imitava seu Pai, o qual tendo repousado no sétimo dia, no final da criação, continua governando o mundo e vivificando os homens. Meu Pai trabalhou até agora, e eu também trabalho.

Assumindo o cultivo da vida como tarefa prioritária, Jesus se proclama Senhor do sábado. E afirma Sua autoridade em suprimir as observâncias legais, na medida em que favoreça a libertação das pessoas e a primazia do amor e da vida.

A atitude de Jesus perante o dia de sábado nos ensina que ele agiu com liberdade de espírito frente a essa lei, e nunca considerou a observância do sábado como algo essencial em sua pregação; isto era para Jesus algo menos importante.

Jesus disse claramente que não veio para suprimir a lei, mas para dar-lhe seu verdadeiro significado. Veio dar a lei um caráter misericordioso, compaixão características próprias de Deus. Este dia não o de semear a morte, mas a vida. Não é para condenar, mas libertar, para fazer o bem e não o mal. Que sentido tens dado ao “Sábado Cristão”?

Alguém poderia perguntar se Jesus observou o sábado porque nós cristãos não? A razão para optar pelo dia de Domingo procede da Ressurreição do Senhor. Os quatro evangelistas concordam com a Ressurreição de Cristo aconteceu no primeiro dia da semana, que corresponde ao Domingo de agora (Mt 28,1; Mc 16,2; Lc 24,1; Jo 20,1 e 19). O fato da Ressurreição de Cristo ser no dia de Domingo, para os discípulos era altamente significativo e será desde então o centro da fé cristã. Existem duas razões fundamentais para celebrar este dia da Ressurreição. E são Paulo diz: Se Cristo não ressuscitou vã é a nossa fé I Coríntios 15:13-14,  17,  20. Portanto, a Ressurreição é a verdade fundamental da nossa fé. Cremos, aceitamos e vivemos na fé de Cristo vivo, ressuscitado dos mortos, após a consumação da nossa salvação na cruz João 19:28-30.

Com sua Morte e Ressurreição, Jesus começou a Nova Aliança e terminou a Antiga Aliança. Durante a última Ceia, Jesus proclamou: Este cálice é a Nova Aliança, selado com meu sangue, que vai ser derramado por vós Lc 22,20. Os discípulos de Jesus pouco a pouco perceberam que nesta Nova Aliança a lei de Moisés e suas práticas teriam outro sentido.

A Morte e Ressurreição de Cristo significavam também para os primeiros cristãos a Nova Criação, já que Jesus culminava sua obra precisamente com sua morte e Ressurreição justamente no Domingo, que será desde então o dia do Senhor. Nós também recebemos a promessa de entrar com Cristo neste repouso. Daqui em diante a fé dos cristãos tem como centro Cristo Ressuscitado e Glorificado. Por isso, é fundamental e muito lógico celebrar dia do Filho do Homem, ou seja, que este dia seja o Dia do Senhor como o Novo dia da Criação (Is 2,12).




7 Responses to “O FILHO DO HOMEM É SENHOR DO SÁBADO Lc 6,1-5”

  1. comentário de: Mário Lúcio Barbosa de Melo Says:

    Esta homilia é muito esclarecedora, fez-me refletir muito.
    Agir como cristãos tem sido tarefa difícil nestes dias em que o certo, para a maioria, parece ser errado. Temos que urgentimente resgatar nossos hábitos Cristãos, tão fora de moda nestes novos tempos. Que Deus nos abençoe…
    Amem.

  2. comentário de: mariadefatimapb Says:

    Pe.Bantu,paz de NSJC.Muito obrigada pelas as instruções tão agradáveis de ler.Feliz,por entender os ensinamentos de Cristo todos os dias.-Abençõe-nos.

  3. comentário de: Adjael Says:

    Boa tarde meus irmão… Que Deus continui vos abençoando e dando muitas bençãos, pois não só é bonito o trabalho,mas também onde é trabalhado todo o nosso ser, até o nosso Espírito, como também ensina-nos a ir a diante, a ir a caminho, encontro de Deus, através de Seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Que possamos acolher de pressa a mensagem de Cristo para anunciar aos nossos irmãos.

    Com o Amor de Maria e A Paz de JESUS esteja sempre convosco, nos impulcionando a ir ao seu encontro.

    Adjael

  4. comentário de: josé eduardo ferreira de moura Says:

    Muito boa a homilía do Pe Bantu. Simples e profunda; sábia sem ser arrogante. Deus te abençôe, Padre.

  5. comentário de: Vera Says:

    Em lugar algum da bíblia se diz que apartir da ressurreição de Cristo,temos que guardar o domingo,o sábado é e continua sendo o dia de guarda ,a bíblia diz que aquele que conhece a lei e não guarda é mentiroso e nele não está a verdade.

  6. comentário de: BRENO Says:

    como foi citado no texto “Morte e Ressurreição, Jesus começou a Nova Aliança e terminou a Antiga Aliança. Durante a última Ceia, Jesus proclamou: Este cálice é a Nova Aliança, selado com meu sangue, que vai ser derramado por vós Lc 22,20. Os discípulos de Jesus pouco a pouco perceberam que nesta Nova Aliança a lei de Moisés e suas práticas teriam outro sentido.” JESUS DERRAMA O SEU SANGUE PARA NOSSA PURIFICAÇÃO, SENDO QUE AS LEIS DE MOISÉS,LEI CERIMONIAL FOI ABOLIDAQUANDO JESUS MORREU POR NÓS. JESUS TORNOU O NOSSO CORDEIRO PARA A NOSSA PURIFICAÇÃO NO CÉU. GUARDE OS SEUS MANDAMENTOS E CRÊEM EM JESUS. POIS O SABADO É O SELO (SINAL DE DEUS COM O HOMEM) EZEQUIEL 20:12;20

  7. comentário de: ANTONIO CARLOS VIEIRA Says:

    OS FARISEUS (DOUTORES DA LEI) SEMPRE SE PREOCUPARAM COM REGRAS E ATÉ MESMO COM O JEITO DE SE VESTIR, SENDO QUE ERAM RECONHECIDOS AO LONGE PELAS SUAS VESTES. ESSES MESMOS FARISEUS, QUE CONHECIAM A “LEI DE DEUS”, COMO ALGUNS HOJE CONHECEM OS CAPÍTULOS E VERSÍCULOS DA BÍBLIA, JESUS OS CHAMA DE HIPÓCRITAS, FICAM SE PREOCUPANDO COM COISAS TÃO PEQUENAS, SEGUNDO DISSE JESUS, NÃO ENTRAM NO REINO E FICAM NA PORTA IMPEDINDO QUE OUTROS ENTREM.
    IRMÃOS, DEIXEMOS DE SER FARISEUS, VIVAMOS A MISERICÓRDIA DE DEUS, CHEGA DE SACRIFÍCIOS, O CORDEIRO JÁ FOI IMOLADO.
    FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESSA HOMILÍA