A AFIRMAÇÃO DE PEDRO Mc 8,27-35
Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla
setembro 13th, 2009Estamos hoje exatamente no coração do Evangelho de Marcos. E de novo, aparece a o tema da identidade de Jesus, Cristo, Filho de Deus. Ele tem uma identidade rica e misteriosa, que, desde o início ao fim, o evangelista Marcos quer revelar gradualmente a todos nós. O texto de hoje, no capítulo 8, contém a resposta radiante de Pedro, que se destaca das opiniões correntes entre a gente: as grandes figuras religiosas do passado são superadas, visto que Jesus de Nazaré é o Messias, o Cristo. Na sua simplicidade e brevidade, Marcos condensa a revelação de Jesus nas palavras de Pedro: «Tu és o Messias».
Para Marcos, Jesus entrou numa etapa nova: deixa as multidões da Galileia, quer dedicar mais tempo à formação dos seus discípulos e começa com a revelação da sua dupla identidade de Messias e de Servo sofredor, duas realidades inalcançáveis pela mente humana por si mesma. Pedro com dificuldade consegue colher a verdade de Jesus Messias-Cristo, mas tropeça totalmente na realidade do Messias-Servo que «devia sofrer muito… ser morto e ressuscitar». Pedro arma-se inclusive em mestre de Jesus, repreende-o por aquele tipo de discurso, a ponto de Jesus o censurar duramente, convidando-o a tomar o lugar que lhe compete, atrás de Jesus: o discípulo caminha atrás do Mestre, segue os seus passos. Sobre o tema do sofrimento e da cruz, Pedro é prisioneiro da mentalidade corrente. Pensa «segundo os homens»; só mais tarde, quando vier o Espírito, chegará a pensar «segundo Deus».
«Tu não compreendes segundo Deus, mas segundo os homens»: é a advertência severa de Jesus a Pedro e aos discípulos de então e de todos os tempos. Uma advertência que petrifica qualquer forma de religiosidade acomodada e retórica. Um convite desconcertante a percorrer o caminho estreito da humildade e da austeridade: deixar de pensar apenas em si mesmos, tornar-se responsáveis pelos outros, partilhar a opção de Jesus que aceitou, por amor, a própria morte, para que todos tenham a vida em abundância (Jo 10,10).
Você e eu somos chamados ao discipulado e a missão. Mas isso só será possível se como Pedro reconhecermos e compreendermos a verdadeira identidade de Jesus. Ele nos propõe as “coisas de Deus”, a comunicação da vida sem limites. Não nos podemos ater às “coisas dos homens” à exemplo de Pedro, à preservação do poder e à paz da ordem iníqua estabelecida. Jesus está nos chamando e nos apresenta a proposta de seu seguimento. A vida de cada um, ao ser doada em comunhão com outras vidas, em ações concretas nos alcançará a salvação, isto é, se insere e permanece no seio de Deus, na eternidade.
Senhor Jesus, revela-me sempre mais tua face de Messias Servo, para que eu não me engane no caminho do teu seguimento.
6 Responses to “A AFIRMAÇÃO DE PEDRO Mc 8,27-35”
FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESSA HOMILÍA


Seguir Jesus é colocar em prática tudo que dele aprendemos, inclusive tomar a nossa cruz e segui-lo, ele se revela como Messias ,mas também como servo sofredor. Renuncia a si mesmo pra cumprir sua missão, e nos salvar. E viver a nossa fé é sairmos de nós mesmos e nos doarmos pricipalmente pelos nossos inimigos. A fé sem obras é morta, colocá-la em pratica é ir de encontro a vontade de Deus. è viver sem reclamar de tudo, é olhar e ver a necessidade do outro, é estender a mão, é mudar o que podemos. Viver para amar, como Jesus amou, é ver no outro o proprio JESUS>
gosto muito de sua mensagem continuem semore assim Deus abençoe Pe. abraço.
palavra simples de grandes sabedoria.
Jesus Cristo é nosso irmão de sangue e nos propõe desligar-se das coisas humanas e darmos a devida importância ao mistério divino e a caridade. Tarefa difícil, pois é somente através da fé que conseguimos romper das coisas terrenas e ligar-se a divindade e amor de Deus por nós.
Um forte abraço.
Movimento de Cursilhos de Cristandade – Schroeder SC
Assim como Pedro muitas vezes sou tentado a seguir o caminho mais fácil a vida sem cruz, porém o senhor nos adverte de forma severa para que não vivamos essa nova teologia protestante do comodismo e de querer mandar em Deus e não ao contrário pedir para ele e receber instruções dele, peço hoje muito que o senhor me ajude a superar as tentações deste mundo.
Jesus dái-me forças para carregar a minha cruz que não é fácil.