«

»

abr
26

O Povo Hebreu no Egito

Como Vimos anteriormente Abraão teve dois filhos Ismael do qual temos a formação do povo muçulmano e Isaac que deu origens aos Judeus. Esta última descendência acabou sendo cativa no Egito e lá este povo cresceu .

Veja resumidamente como isto acontece :

Para saber melhor leia : Gn 30,1 – 47, 12

De Isaac, filho de Abraão, nasceu Jacob e de Jacob nasceu José (que era filho da amada Raquel). José foi vendido pelos irmãos a uns mercadores egípcios. Mas a Providência Divina fê-lo transformar-se em um Adon do Egito (uma espécie de Chanceler). No período de fome, José deu abrigo a sua família e a toda a descendência de seu pai, dando-lhes uma ótima terra para que eles tivessem condições de se sustentarem, procriarem e multiplicarem.

Para entender este tempo no Egito vamos saber algumas coisas sobre esta cultura:

A civilização egípcia desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) e como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. No Egito antigo o Faraó é um deus na Terra.

A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controlo de impostos Os egípcios criaram uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.

A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas.
Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objectivo de preservar o corpo.

No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.

A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências matemáticas. Tinham conhecimento de Medicina principalmente do método de mumificação. Eram conhecedores das técnicas de grandes construções, vemos isto muito bem nas pirâmides .

VALE A PENA PARAR , VER  E OUVIR

Este clip é uma performance ao vivo de “Hino a Horus”  tocado em um instrumento do Egito antigo

Musica Egipcia Atual :

3 comentários

  1. Inezita Fortes Avelino disse:

    Tenho fascinação pelo o Egito. Gostaria de conhecer.

  2. Inezita Fortes Avelino disse:

    Gostaria de conrcer o Egito, Sou fascinada.

  3. ThiagoMinecraft disse:

    Gosto do egito so no minecraft

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>