«

»

fev
06

Origem do Sacramento da Eucaristia

Primeira comunhão

Como vimos estes sacramentos faziam parte da iniciação cristã, o que acontece até aos dias de hoje. O próprio Jesus instituiu a Eucaristia, na quinta-feira santa, durante a última ceia e foi seguindo a ordem de Jesus “ Fazei isto em minha memória” que a Igreja se manteve unida, desde Jerusalém até aos dias de hoje. A fração do pão faz parte da nossa vida, é o cume da espiritualidade da igreja católica desde os primeiros dias.

A Primeira Comunhão, como vimos na Igreja primitiva, dava-se a partir do momento em que o cristão recebia o Batismo, isto é, no mesmo dia já recebia a primeira eucaristia. Mas como se “instituiu” o Batismo de crianças, estas passaram a fazer a formação do catecúmeno depois do batismo e a primeira comunhão passou a ser ministrada após esta formação catequética.

Vamos ver o que diz o catecismo da Igreja Católica:

§1322. A sagrada Eucaristia completa a iniciação cristã. Aqueles que foram elevados à dignidade do sacerdócio real pelo Baptismo e configurados mais profundamente com Cristo pela Confirmação, esses, por meio da Eucaristia, participam, com toda a comunidade, no próprio sacrifício do Senhor.

§1323. «O nosso Salvador instituiu na última ceia, na noite em que foi entregue, o sacrifício eucarístico do seu corpo e sangue, para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até voltar, o sacrifício da cruz, confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da glória futura» (145).

Eu tinha 5 anos quando fiz minha primeira comunhão. Este dia foi especial !!

I. A Eucaristia – fonte e cume da vida eclesial

§1324. A Eucaristia é «fonte e cume de toda a vida cristã» (146). «Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa» (147).

§1325. «A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é o que é, são significados e realizados pela Eucaristia. Nela se encontra o cume, ao mesmo tempo, da acção pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, e do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por Ele, ao Pai» (148).

§1326. Enfim, pela celebração eucarística, unimo-nos desde já à Liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando «Deus for tudo em todos» (1 Cor 15, 18).

§1327. Em síntese, a Eucaristia é o resumo e a súmula da nossa fé: «A nossa maneira de pensar está de acordo com a Eucaristia: e, por sua vez, a Eucaristia confirma a nossa maneira de pensar» (149).

Indicação de livro

Livro : Eucaristia nosso tesouro / Autor : Monsenhor Jonas Abib

Eucaristia, nosso tesouro é um livro que nos levará a um conhecimento profundo da presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo em seu sacramento de amor. Diante de tantas dificuldades e aflições que vivemos no dia a dia, o nosso auxílio está em Jesus vivo e presente na Eucaristia, nosso tesouro mais precioso, que contém em si todo o mistério da nossa salvação e introduz-nos antecipadamente à vida eterna. Quem recebe a eucaristia recebe o Corpo do Senhor. É o Senhor que permanece em nós e nós nele.

Adquira  o seu :

http://loja.cancaonova.com/products/9653-livro-eucaristia-nosso-tesouro

Livro : Eucaristia  /Autor : Professor Felipe Aquino

Coleção: Os Setes Sacramentos

Este coleção é formada por sete volumes, que correspondem aos Sete Sacramentos que são base da Fé católica. São livros que têm como base documentos da igreja, organizados pelo Prof. Felipe Aquino, e que contam, ainda, com seus comentários sobre o assunto.

Adquira o seu :

http://loja.cancaonova.com/products/18588-livros-colecao-sete-sacramentos

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>