«

»

jul
20

Pilares da Igreja Católica

No Novo Testamento vemos que a Igreja de Cristo tem pilares fortes, Pedro, Paulo e os Apóstolos.

Simão, homem escolhido por Jesus Cristo era rude, quase analfabeto, mas, ao mesmo tempo, alguém sensível para compreender e aceitar a missão que tinha pela frente. Ao lermos os Evangelhos damos conta de que esse “Pedro”  ou “pedra”, tem este nome porque foi escolhido por Jesus para ser o Chefe da Sua Igreja

Outro Pilar da Igreja é Saulo ou Paulo:

Paulo era natural deTarso, região da Cilícia da Ásia Menor. Jesus escolhe-o para ser o APÓSTOLO DOS GENTIOS, isto é, dos estrangeiros, aqueles que precisavam de chegar ao conhecimento de Jesus e do seu Evangelho. Paulo também foi provado por Jesus, mas não retrucou, aceitou a missão e converteu-se radicalmente

Mas porque este dois apóstolos são Pilares da Igreja?

Porque os dois Apóstolos, Pedro e Paulo, uniram-se para difundir o cristianismo, eles sustentaram toda a responsabilidade de conduzir e formar os primeiros cristãos, auxiliados pelos demais Apóstolos.
Pedro conduzia a Igreja de Jerusalém. E Paulo fora dos muros de Jerusalém, isto é, “ad gentes”, aos povos gentios. É graças a Paulo que somos inseridos e fazemos parte da família dos cristãos.
A catequese de Paulo é toda ministrada para mostrar Jesus como Salvador. Conceitua o Antigo e o Novo Testamento, anunciando que Jesus é realmente o Salvador do mundo.
Paulo organizou as Igrejas, deu orientações pastorais que são usadas até hoje. Consolida toda uma catequese a fim de não deixar dúvidas de que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Paulo também se preocupava em não haver divisões nas Comunidades, que todos fossem tratados de igual forma.
Por isso, chamamos Pedro e Paulo de Pilares, porque foram eles e através deles que a Igreja tem sustentado a sua Fé. Todos os que vieram depois, os santos padres e doutores da Igreja fizeram suas catequeses dentro da espiritualidade destes dois gigantes da Fé cristã.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>