Parte II - As Aparições do Anjo

Esta nova escola e este movimento de paz tiveram o seu início, quando no Cabeço o Anjo se prostrou no chão diante deles para adorar e reparar a Deus pelos pecados dos homens.

A mais velha dos três Pastorinhos, Lúcia, era já religiosa de Santa Doroteia em Tuy, quando recebeu ordem do bispo D. José Alves Correia da Silva para descrever estes três encontros do Anjo com os Pastorinhos, e seguidamente as Aparições de Nossa Senhora.

Como os seus primos faleceram em 1919 e 1920, ela tornou-se a única protagonista e quando descreveu as aparições, entre 1935 e 1941, não imaginava naturalmente que viria a tornar-se a primeira intérprete da Mensagem desta nova espiritualidade de Fátima.

Ouçamos, nas sua palavras exatas, a descrição dos encontros com o Anjo, estando presentes apenas ela e os seus dois primos, Francisco e Jacinta:

«As datas não posso precisá las com certeza, porque, nesse tempo, eu não sabia ainda contar os anos, nem os meses, nem mesmo os dias da semana. Parece me, no entanto, que deveu ser na Primavera de 1916 que o Anjo nos apareceu a primeira vez na nossa Loca do Cabeço… »