Quaresma e a Espiritualidade de Fátima

Em suas aparições Nossa Senhora nos pede atos de desagravos ao seu coração e ao de Jesus que se encontra tão ofendido pelos pecados da humanidade. A quaresma é um tempo propicio para darmos um ponta pé inicial, a Igreja nos motiva e nos convida a uma reflexão de vida. É sempre tempo para recomeçar.

Como podemos viver a quaresma?

1. A Oração: a Igreja nos convida a rezar mais, participar mais das celebrações litúrgicas, nas sextas-feiras é comum nas paróquias acontecer a Via Sacra, ler mais a Bíblia. Fazer todos os dias, pelo menos um pouco de oração pessoal.

2. Jejum: O jejum que Deus mais gosta é o jejum do “pecado do mal e do orgulho”. Sermos capazes de vencer o mal que está dentro de nós. É claro que nisto nos ajudam algumas mortificações praticas: quem sabe perder menos tempo no computador, na internet, na tv; menos “festanças e comilanças”, falar menos mal dos outros, “dominar a lingua”. …

3. Esmola: para dar esmola é necessário privar-se de alguma coisa; “jejuar e dar esmola” é uma atitude de todos nós, cada cristão. Não importa o valor que damos, é importante perceber que todos temos possibilidade de nos ajudar reciprocamente. Ajudar os outros com nossos sacrifícios. 
Mas qual é a melhor esmola que podemos dar? É o amor e o perdão e receber amor e perdão dos outros. Jesus também pediu esmola:”Dai me de beber” e deu a si mesmo por cada um de nós.

4. Humildade: Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Sermos humildes também significa saber aceitar nossas qualidades e nossas limitações.