O conceito de misericórdia

quaresmaMisericórdia. Esta palavra soa-nos estranha, se a ouvirmos no contexto da atual cultura marcada pela reivindicação acentuada dos próprios direitos. Evoca situações de fraqueza, sofrimento, miséria, abandono, pecado… e a súplica de socorro. Pode assim aparecer associada a um estado de humilhação e à compaixão, que ninguém deseja mesmo na relação com Deus. Pretende-se sempre estar bem e afirmar-se perante os outros e até perante Deus. A misericórdia, no entanto, é uma realidade muito necessária no contexto das relações entre as pessoas, das fragilidades e misérias que todas experimentam, e das dívidas morais que se contraem reciprocamente. Sem ela, não se pode construir uma sociedade capaz de praticar autenticamente a solidariedade e construir a reconciliação.

A misericórdia, como terão ouvido repetidas vezes nestes dias, é um atributo essencial de Deus na sua relação com a humanidade. Exprime tanto a compaixão como a fidelidade e os motivos pelos quais Deus age com bondade em relação aos homens. Se o primeiro significado está ligado aos sentimentos espontâneos que Deus experimenta para com as suas criaturas, feitas à Sua imagem e semelhança, o segundo exprime a bondade consciente, voluntária, como um dever interior, uma exigência de fidelidade para consigo mesmo (cf VTB, 542-543).

A misericórdia é, assim, uma característica do amor divino que se revela como ternura, socorro, perdão, consolo e salvação perante a miséria humana. Ela estende-se de geração em geração, como proclamou a Virgem Maria no Magnificat (cf Lc 1, 50). “Quando o homem adquire a consciência de ser incapaz e pecador, então se lhe revela com mais ou menos claridade o rosto da misericórdia infinita” (VTB, 543). Os homens beneficiam da misericórdia divina nas suas necessidades e aflições, mas eles próprios devem também mostrar-se misericordiosos uns para os outros, à imitação do seu criador, segundo a palavra de Jesus: “sede misericordiosos como o Vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36).

 Padre Jorge Manuel Faria Guarda