“Ireis regressar a casa como partistes, sem levar no coração a semente de uma vida nova?”

DSC00168Logo que tive acesso a essa homilia pelo site oficial do Santuário de Fátima fiquei estasiada da tamanha profundidade e da revelação de forma tão clara que o Sr. Dom João Marcos, bispo coadjutor de Beja na Peregrinação Aniversária das Aparições em Fátima a 13 de Junho do corrente ano. Ainda estou, e continuarei e a ruminar tudo o que o Sr. Bispo trouxe tão ricamemte.

Ele nos recordou o que há 98 anos Nossa Senhora disse a Lúcia:“Jesus quer servir-se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.” Lembrando também a promessa feita por Nossa Senhora de que nunca deixaria Lúcia sozinha. Lúcia conservou estas palavras no seu coração. Segue o texto principal da homilia de Dom João Marcos.

Ireis regressar a casa como partistes, sem levar no coração a semente de uma vida nova?”

Dom João Marcos faz-nos o apelo, para que tal como Maria e os pastorinhos “conservemos nós também as palavras que Deus nos dá nos acontecimentos da nossa vida, nesta peregrinação e nestas leituras de hoje, para que, vendo-nos à luz do desígnio de Deus, possamos reconhecer o Seu amor por nós, celebrá-lo e anunciá-lo ao mundo.”

No Coração Imaculado de Maria podemos ver o espelho da nova criatura, do Homem novo liberto de si mesmo, resgatado por Cristo, em plena comunhão com Deus, que não vive para si mesmo, não se louva a si mesmo, não se alegra em si mesmo mas, impelido pela caridade de Cristo, se alegra e exulta no Senhor e se põe humildemente ao serviço dos irmãos”, refere Dom João Marcos. E coloca uma questão: “Que pode significar para nós, hoje, a devoção ao Coração de Maria, pedida por Jesus?” Significa, olhar a realidade, os acontecimentos da nossa própria história e do mundo com os olhos de Deus, refere Dom João Marcos, “é um convite a não encararmos superficialmente a nossa vida, a Igreja e o mundo, é um apelo a vermos as coisas não de fora para dentro como habitualmente acontece, mas a partir do coração”.

A luz que irradia deste Coração Imaculado e maternal é uma garantia dada por Deus de que, haja o que houver, Ele mantém sobre nós o desígnio amoroso para o qual nos escolheu em Cristo, já antes da criação do mundo: sermos santos e imaculados diante d’Ele no amor. Sim, a Sua graça triunfará sobre o pecado do mundo, sobre os pecados da Igreja e sobre os nossos pecados”.

E como é que, na prática, o seu Coração Imaculado é o caminho que nos conduzirá até Deus? a resposta é simples: pela penitência e pela oração nas quais se resume a mensagem de Nossa Senhora neste lugar. Dito de outra maneira, pela conversão e pela santificação que nos levarão da fé para a fé, de uma fé incipiente que nasce de escutar, para uma fé adulta que atua pela caridade. Tal como aconteceu no seio de Maria, Cristo forma-Se no coração daquele que escuta com fé a Palavra de Deus e a guarda e cresce em nós até podermos reconhecer e dizer como S. Paulo: já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.

Convertei-vos agora, irmãos, não procureis a vossa felicidade onde ela não está, vivendo cada um para si mesmo, impelidos pela ganância, pelo desejo de prazer, pela vaidade e pela soberba. A conversão a Cristo tem o poder de fazer de vós uma criatura nova, por obra do Espírito Santo e no seio da Igreja. Não o ouvistes há momentos na 2ªleitura? Cristo morreu e ressuscitou para que os que vivem não vivam mais para si mesmos. Se alguém está em Cristo é uma nova criatura! Acreditai, irmãos, que isto é verdade e que, neste momento, está ao vosso alcance! Ireis regressar a casa como partistes, sem levar no coração a semente de uma vida nova? Convertei-vos, escutai a voz do Espírito Santo que vos segreda no íntimo do vosso coração: isto é para ti! Acredita agora nestas palavras que o Senhor te dirige e guarda-as no teu coração, como fez a Virgem Maria, como fizeram os pastorinhos. Não te condenes a uma vida mesquinha de egoísmos, mentiras e ódios que não pode fazer-te feliz! Deus quer dar-te o Seu Espírito, quer dar-te a mesma vida do Seu Filho Jesus. Abre o teu coração ao Senhor e responde-Lhe como Maria, confiando no Seu poder e na Sua fidelidade: Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra! Converte-te hoje e Cristo habitará, pela fé, no teu coração! Converte-te e começarás a viver a gloriosa liberdade dos filhos de Deus, deixando de ser escravo do pecado! Experimenta a maravilha que é viver impelido pela caridade de Cristo, não vivendo para ti mesmo! Reconcilia-te com Deus e deixarás de ver os outros como inimigos e concorrentes mas como irmãos e presença do próprio Senhor Jesus.”

Ser santo e ser cristão é a mesma coisa. “Aprendamos a refugiar-nos no Coração de Maria e a caminhar com ela! Quem conhece verdadeiramente a Igreja não pode deixar de amar a Virgem Maria, e quem ama a Virgem Maria ama necessariamente a Igreja! Jesus quer servir-Se de ti, de cada um de nós, para fazer conhecer e amar a Virgem Santíssima e a Igreja de que Ela é a imagem perfeita. Levemos a sério a nossa vida cristã!”.

Dom João Marcos – Bispo de Beja – PT