Centenário da Aparição do Anjo de Portugal - Terceira Aparição

santo-anjo-da-guarda-de-portugalA terceira Aparição ocorreu no Outono de 2016 na Loca do Cabeço: «[…] trazendo na mão um cálice e sobre ele uma Hóstia, da qual caíam, dentro do cálice, algumas gotas de sangue. Deixando o cálice e a Hóstia suspensos no ar, prostrou-se em terra e repetiu três vezes a oração:
– Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores.
Depois, levantando-se, tomou de novo na mão o cálice e a Hóstia e deu-me a Hóstia a mim e o que continha o cálice deu-o a beber à Jacinta e ao Francisco, dizendo ao mesmo tempo:
– Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus.
De novo se prostrou em terra e repetiu conosco mais três vezes a mesma oração.
– Santíssima Trindade… etc.»
As aparições de Fátima de fato são fontes inesgotáveis portadores de uma mensagem que sempre terá um ponto de partia a ser estudado.
Na terceira aparição poderíamos destacar a Santíssima Trindade, a atitude de adoração do Anjo ao prostra-se em terra, o sentido da oração como ato de reparação, mas vamos nos deter na Santíssima Eucaristia que é apresentada aos Pastorinhos através do Cálice e uma Hóstia, tal atitude do Anjo nos remete a recordar o gesto litúrgico realizado pelo sacerdote no momento da consagração na Eucaristia, momento da transubstiação, em que o pão se torna corpo e sangue de Cristo, nessa aparição se destaca que da Hóstica caiam gostas de sangue no cálice para que não fique nenhuma dúvida de que a Eucaristia é Corpo e Sangue de Cristo.
O cálice e a hóstia estavam suspenso no ar, significando que essa atitude só poderia ser e vir do céu, pois eram envolvidos num fenômeno sobrenatural, lhes foi dado experimentar e tocar o céu.
Nesse acontecimento se deu a primeira eucaristia de Jacinta e Francisco que com tenra idade não havia feito a primeira comunhão, mas beberão do cálice da Salvação. A cada eucarística que recebemos pode ser oferecida como ato de reparação dos pecados cometidos contra Nosso Senhor.
A nós, se ao menos fizermos o gesto de oferecer a Deus a Eucaristia que recebemos em ato de desagravo e reparação de tantas aberrações que fazemos e que ofendem o nosso Deus, repararemos os males do mundo e consolando o nosso Deus.

Nilza e Gilberto Maia