A santidade da Irmã Lúcia, pastorinha de Fátima

IrLuciaOs passos iniciais  da causa de canonização da Irmã Lúcia começou em 2008, três anos após a sua morte, o Papa emérito Bento XVI concedeu a dispensa dos cinco anos em relação ao período de espera estipulado pelo Direito Canônico .

A irmã Lúcia de Jesus viveu 57 anos de vida carmelita e encontra-se sepultada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, desde 2006. 

A fase diocesana do processo de canonização da Irmã Lúcia de Jesus, pastorinha de Fátima, chegou ao fim, passando agora para a competência direta da Santa Sé e do Papa.

O processo de canonização é composto por uma fase diocesana e outra romana. Foi analisado seus escrito,  foram ouvidas várias pessoas que com ela conviveram e cujo testemunho forneceu dados fundamentais para traçar o perfil da vida e das virtudes da religiosa carmelita, pastorinha de Fátima.

Todo este material, juntamente com os documentos relativos à sua fama de santidade, seguirá agora para a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, onde se iniciará a fase romana deste processo, em que se estudará a vida e as virtudes da Irmã Lúcia.

Se, em conclusão desse estudo, se reconhecer na Irmã Lúcia o perfil de quem viveu a configuração com Cristo, o processo será apresentado ao Santo Padre que assinará o Decreto da Heroicidade das Virtudes, proclamando-a venerável. Se assim acontecer, faltará a aprovação de um milagre para a Beatificação e de um outro para a Canonização, terminando assim este processo.