Disciplina e Discípulo

Disciplina e DiscípuloA palavra DISCIPLINA tem a mesma etimologia da palavra DISCÍPULO, vem do verbo DISCERE que é aprender. Com isso, DISCIPLINA e DISCÍPULO têm a mesma idéia de aprender.

Daí o entendimento real da palavra DISCIPLINA não é fazer de acordo com, ou conforme algo, mas APRENDER a fazer. Quem tem DISCIPLINA significa que aprendeu a fazer alguma coisa ou de alguma forma e permanece fazendo dessa forma.

Monsenhor Jonas Abib tem uma frase que é “A DISCIPLINA GERA SANTOS”. Dessa forma, quem se coloca como DISCÍPULO para aprender com seu Mestre, Jesus, aplica esse aprendizado, isto é, é DISCIPLINADO.

DISCIPLINA não é algo ruim, que gera peso negativo, ou, que muitas vezes, pesa como algo chato. Na realidade, pela origem da palavra DISCIPLINA, é colocar-se como DISCÍPULO, disposto a aprender a fazer algo. Se você não está disposto a ser DISCÍPULO, não tem como estar disposto a ter DISCIPLINA.

Em II Tim 2, 5, Timóteo diz “Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras”. Para ter DISCIPLINA, é preciso antes ser DISCÍPULO  e o sendo, conhecerá as regras. Aprendizado requer luta, busca, vontade, desejo e, no caso da busca pela santidade, muita oração também. Não tem como ter DISCIPLINA ou ser DISCÍPULO, sem essas características listadas. É preciso estar disposto a aprender…

E aí, vamos juntos?

Junior Alves