Deus não guia Seu povo por "caminhos curtos."

Há uma sabedoria de Deus escondida no tempo!

Deus não guia Seu povo por "caminhos curtos."

Olhem que sabedoria e ensinamentos de Deus que há nesta Palavra que agora partilho com vocês:

“Quando o faraó deixou sair o povo pelo caminho que passa pela terra dos filisteus, embora mais curto, pois achava que, diante de um combate, o povo poderia arrepender-se e voltar para o Egito. Deus fez o povo dar uma volta pela rota do deserto do mar Vermelho. E os israelitas saíram do Egito bem armados.”

Que palavra de luz! Fiquei impressionado com o que Deus me falou através desta palavra, e por isso decidi partilha-lá aqui com vocês.

Deus não guiou o Seu povo pelo caminho mais curto! O povo israelita estava sofrido! Vinham de um julgo de escravidão de 430 anos! Estavam cansados, marcados pela dor, pelo sofrimento, pelos maus tratos…
Ainda que agora sua situação fosse de pessoas libertas, livres das mãos do faraó, aquele povo carregava ainda dentro de si, a escravidão.

Como se libertar de um fardo de escravidão que durara 430 anos? Ainda que livres do Egito, o Egito estava dentro deles!
Mas vejam a pedagogia de Deus:
Deus sabia que mesmo que aparentando que aquele povo estava livre, havia ainda o Egito que os aprisionavam interiormente. Tudo o que viram, tudo o que viveram, tudo o que ouviram…Estavam completamente fragilizados, machucados, traumatizados; essa é a verdade!
Ir pelo caminho mais curto, poderia significar se encontrar com os filisteus, homens de guerra. E Deus sabe que quando nos encontramos fragilizados interiormente e tocamos em nossas feridas, certamente nossas “respostas” serão influenciadas por estas dores e fraquezas.
Ir por este caminho mais curto, poderia coloca-los em combate com os filisteus, que os combatendo de forma violenta, poderia fazer com que os Israelistas não mais quisesem avançar, e retrocedessem ao Egito novamente, na condição de escravos.

:: A Mulher Inimiga de Satanás!
:: Quando rezamos da forma errada
::  Alguém me fez um “Despacho” ou Malefício, o que devo fazer?

O que Deus então fez?
Mudou a rota por um caminho que era certamente mais longo, mas sem perigos ao Seu povo.
E por que Deus fez isso?
Porque Deus respeitou o processo de feridas interiores que os israelitas traziam consigo! Deus respeitou as limitações e fraquezas do Seu povo. Seguir pelo caminho mais curto poderia diante de um combate, avançar o medo de prosseguir!

Deus ja havia realizado tantos prodígios para convencer o faraó de libertar o Seu povo, que Deus bem poderia escolhendo o caminho mais curto, livra-los do combate contra os israelitas.
Mas Deus quis nos mostrar com isso, que Ele não violenta a nossa humanidade. Deus, o Criador do tempo, sabe respeitar o tempo do Seu povo! Deus é amigo do tempo!

O problema é que muitas vezes nós não queremos esperar o tempo de Deus e escolhemos para nossas vidas “caminhos curtos”…O erro em escolhermos “caminhos curtos” é que não estamos preparados para os desafios que poderemos encontrar pelo caminho. Não estamos preparados pois por vezes também, trazemos grandes feridas em nosso interior, machucados e traumas, que não saberemos lhe dar com eles…
Quantas vezes estes “caminhos mais curtos” ja não nos fizeram voltar à escravidão do Egito? Escolhemos achando que determinada situação irá se resolver mais rápido, mas esquecemos que não estamos prontos ainda, e caimos feio, regredimos em nosso caminhar com Deus, e por vezes voltamos à escravidão do Egito!

Mas aqui também eu quero falar aos líderes, aos coordenadores de grupos oração, pastorais, aos responsáveis por outras pessoas, formadores das Novas Comunidades, e com todo respeito, até mesmo para os padres, pois sei que há muitos padres que acompanham o meu trabalho:
Não queiram o “caminho mais curto!” Não escolham para si “caminhos curtos!”
Deus quer amadurecer você enquanto você caminha; e portanto, permita-se crescer!

Agora, respeite o tempo das pessoas que estão sob a sua responsabilidade!!
Respeite a história que elas trazem dentro si! Respeite o “Egito” com todas as crueldades e opressões que as pessoas trazem consigo!
Se Deus mesmo respeitou a condição do Seu povo, quem é você para não respeitar o tempo dela?
Não jogue as pessoas em situações que elas não vão conseguir enfrentar e nem mesmo corresponder!
Não as lance em combates que irão desanima-las, podendo assim perder estas pessoas em seu caminho com Deus! Não as exponha à lutas que elas ainda não estão preparadas e nem mesmo amadurecidas para enfrentar!
Respeite o tempo delas se libertarem do Egito ainda há nelas!
O caminho pode até ser longo, mas Deus é o Senhor do tempo!

Deus abençoe você!

– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Oração de Renuncia

2. A Besta, o Anticristo e o significado do 666

3. Exorcista responde: O que pode levar uma pessoa a ter distúrbios Diabólicos?

Danilo Gesualdo é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista (SP).
Para contato, envie-me um e-mail para:
livresdetodomal@cancaonova.com

 

Comments

comments