O Leão está a rugir, ficai atento!

“Sede sóbrios e vigiai.”

O leão esta a rugir, ficai atento

Sede sóbrios e vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na Fé…” (1Pe 5, 8)

Encontramos acima dois princípios importantíssimos que o Apóstolo Pedro nos alerta, e que precisamos encarnar em nosso dia a dia mediante a realidade espiritual que estamos inseridos: a Sobriedade e a Vigilância.

Por que precisamos ser sóbrios e vigilantes?

O próprio Apóstolo nos responde: ” Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.
Aqui Pedro está desmascarando o demônio e sua artimanha em relação à nós, filhos de Deus. O demônio anda ao redor de nós como um leão que ruge!
Esta é a primeira verdade que Pedro revela à nós: a verdade de que não estamos sós; verdade de que somos “observados” por alguém que como um leão quer nos devorar ao primeiro vacilo que dermos.
A atitude de andar ao redor, é a atitude de “cercar a presa” antes do ataque. Se prestarmos atenção no comportamento dos leões antes do ataque, em sua grande maioria, veremos que antes dele atacar a sua presa ele a rodeia, a observa, esperando assim o momento exato para o ataque.

A maneira mais comum do ataque do leão é não se expor à sua presa, mas sempre de emboscada, se disfarçando…
E estudando um pouco mais sobre leões pude descobrir algumas coisas interessantes que podemos associar à maneira na qual o demônio age conosco:
Cientistas dizem que o rugido do leão tem diversas finalidades: O leão geralmente ruge para demonstrar à outros que o território esta ocupado. Ele ruge também para demonstrar agressividade.
É isso exatamente o que o demônio tenta fazer conosco em suas investidas contra nós. Ele se disfarça, se esconde e de maneira sorrateira se aproxima de nós para nos pegar, para nos fazer cair e nos “devorar”. Pois é certo que se assim não fosse, à primeira percepção de risco, correríamos e fugiríamos dele.

Você já deve ter percebido quantas vezes você se deixou levar por situações em sua vida que somente depois de cair no erro, de cair no pecado; percebeu que se tratava de uma grande tentação?!

:: As faces da Nova Era
:: Encontrei um homem de Deus
:: Minha vida precisa mudar!

O demônio quer fazer de nós o “seu território”, quer ter exatamente um certo domínio sobre nós, sobre o que fazemos e da maneira como agimos. Para isso, demonstra por vezes, sua agressividade em suas investidas sobre nós.
Um dado interessante é que quando um leão vai caçar animais selvagens, ele geralmente não ruge como artifício de sua caçada, pois em alguns casos, o fato dele rugir espantaria sua presa e perderia sua refeição!
Então, por que Pedro diz que o demônio anda ao nosso redor como um leão que RUGE? Se para caçar geralmente ele não se utiliza dos seus rugidos?

Exatamente porque aqui ele utilizada de uma outra artimanha de ataque. No livro de Amós, capitulo 3, versículo 8, diz: ” O Leão ruge, quem não temerá?

O que o demônio pretende fazer é nos pegar gerando em nós uma sensação de impotência diante dele, um tipo de sentimento de medo, de impossibilidade de reação. Você já deve ter assistido naqueles canais dedicados a vida selvagem, que até mesmo os grandes animais selvagens, ao rugido do leão, reagem numa atitude de medo, de recuo…Engraçado perceber por exemplo, numa manada de Elefantes, o rugido de um só leão é capaz de dispersa-los totalmente! E se formos parar para pensar, é óbvio que a força de um elefante é superior a de um leão. Ao menos eu, nunca vi um único leão conseguir matar um grande elefante. Inclusive, no reino animal há uma outra realidade interessante a se notar: os grandes animais selvagens também recuam diante do rugido de um leão, porque sabem que em geral um leão nunca esta sozinho, ele anda em bando.

E aqui esta uma palavra de sabedoria para a realidade do combate espiritual que nos cerca: O demônio nunca nos ataca “sozinho”! E aqui não digo somente na quantidade de espíritos malignos, mas na diversidade de pecados e investidas que ele desfere sobre nós. Por isso que Pedro nos alerta sobre a sobriedade e vigilância. Porque é desta forma que o Demônio quer agir: mostrando-se superior em força, e em “quantidades”.
No reino animal, um grande animal selvagem que é atacado por leões, só será morto quando o “bando” de leões chegar para feri-lo, enfraquece-lo e por fim mata-lo.
Assim é o demônio conosco: Para nos fazer perder quer nos envolver em diversas realidades de pecados que vão nos enfraquecendo, fragilizando, ferindo; até que nos sobrevenha a “morte”. 

A sobriedade e a vigilância que Pedro nos chama a viver é o entendimento de que, ao rugir, o demônio quer nos causar espanto, mas ele não é superior à nós. Nós temos pela graça do nosso batismo a verdade de sermos morada do Espírito Santo, e o demônio odeia o Espírito Santo, e o demônio foge à presença do Espírito Santo. Se estamos cheios do Espírito Santo, somos mais fortes que o demônio. Essa é a sobriedade, o entendimento que temos de ter…
O outro ponto é a vigilância, que é a permanência em Deus por meio da Oração. A Oração fiel e constante que precisamos assumir! Pedro, assim como Tiago , nos afirma que é possível vencer o demônio resistindo-o. Resistir subentende-se força, e para nós cristãos a nossa força vem da Oração, da intimidade com o Senhor. Oração que se torna concreta também quando vamos a Missa, quando rezamos o Rosário, fazemos Adoração a Jesus Sacramento, buscamos a Confissão e etc…

Não nos esqueçamos portanto, que todos nós estamos inseridos dentro de uma realidade de combate espiritual, e que nada precisamos temer se estivermos unidos ao Senhor! Certamente “ouviremos” por muitas vezes o rugir dos leão, mas no Senhor, encontraremos a correta resistência!

Bom combate!

Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós”(Tg 4,7)

Deus abençoe você!

Deixe seus comentários abaixo, será importante saber sua experiência ou opinião sobre o assunto!

– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. A força do Rosário contra os Demônios

2. Oração de Libertação: Preciosíssimo Sangue de Jesus

3. Que fraquezas e pecados estão predominando em minha vida? 

——————————————————————————————————————————

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.com

 

Comments

comments