Nossa história

Nascente da Canção Nova

A História da Canção Nova em Lorena está totalmente entrelaçada com a história do nosso querido fundador. Lorena foi o ventre que gerou Monsenhor Jonas Abib para a Comunidade Canção Nova. Foi o local onde O Pe. Jonas teve seu primeiro encontro pessoal com Jesus. Foi aqui também que ele realizou os primeiros encontros e Catecumenato com os jovens que originaram a Comunidade Canção Nova. Lorena é o berço da Comunidade Canção Nova e a Sede da Mitra Diocesana. Assim, sempre houve um carinho e empenho por parte do Monsenhor Jonas em continuar sua missão evangelizadora na cidade.

Dia 25 de janeiro de 1978, chegam os primeiros jovens na primeira casa da Canção Nova, na Rua Dom Bosco, 95. O primeiro compromisso  como Comunidade foi no dia 02 de fevereiro do mesmo ano. Também é inaugurada a livraria Canção Nova.

Casarão da Canção Nova

A maior dificuldade da missão, na época, era não ter um lugar fixo para a realização das atividades. Por isso, em 1994, Cidinha Leite assumiu a missão e abriu a primeira Casa de Evangelização Santa Mãe de Deus, na Rua Getúlio Vargas. Em 1997, o conhecido “Casarão da Canção Nova” foi adquirido e se tornou a segunda Casa de Evangelização, próxima à Catedral Nossa Senhora da Piedade. Em 2002, Silvia Novadsk assume a coordenação da missão e inaugura a terceira casa da Canção Nova, na Praça Gama Rodrigues.

Casa de Evangelização Santa Mãe de Deus

Em 2007, a Fundação João Paulo II adquiriu um galpão no centro da cidade. Foi reformado para ser a definitiva Casa de Evangelização Santa Mãe de Deus. A casa hoje conta com uma estrutura que oferece ao povo de Deus: capela para oração, loja Canção Nova, Clube da evangelização, bazar, salas para atendimento individual de oração e confissão, salas para encontros, grupos de oração e formação, lanchonete e Rincão do Meu Senhor – onde são realizadas as Missas e eventos da frente de missão.

Com esse espaço definitivo, a missão de Lorena pode promover várias atividades, como adoração ao Santíssimo Sacramento, Missas, confissão, atendimento de oração, eventos (Kairós, encontros, aprofundamentos, noites oracionais, etc.), atendimento aos sócios evangelizadores e arrecadadores, venda de materiais de evangelização, bazar, grupos de oração, formações, acompanhamento a candidatos do vocacional, feirões da providência, além da comunhão com as atividades paroquiais e diocesanas.

Muitos Avanços

Desde sua inauguração, a missão em Lorena avançou em três aspectos: estrutura física, para melhor acolher o povo de Deus; diversificação de atividades, para todas as faixas etárias; e eficácia do Carisma Canção Nova nessas atividades. Um constante desafio para missão é ser auto-sustentável. Por isso precisamos da ajuda do povo de Deus que sustenta essa Obra de Deus que é a Canção Nova. Você pode contribuir tornando-se um Sócio Canção Nova ou por meio de doações espontâneas, bazar, feirões, ofertórios, lanchonete e ações específicas que promovemos.

A Missão Lorena Hoje

Hoje a missão de Lorena é formada por 12 missionários da Comunidade de Vida  e 26 missionários da Comunidade de Aliança.