Você tem cuidado do seu sorriso ?!

Precisamos estar atentos a nossa saúde bucal, por isso o Manhã Viva conversou com a Dentista, Dra. Emanuela de Aquino, que nos esclareceu vários mitos sobre a saúde bucal, nos mostrou os alimentos que escurecem os dentes e ainda ensinou a forma correta de realizar a escovação. Confira nossa entrevista e aprenda a ficar com um sorriso maravilhoso para testemunhar ao mundo a verdadeira alegria!

E quando o assunto é saúde bucal, não tem como não falar de mau hálito. O tema é sempre constrangedor, mas é preciso alertar a pessoa sobre o assunto para ajudá-la a tratar o problema. Nós fomos as ruas ouvir a opinião das pessoas para entender um pouco sobre o mau hálito, confira a reportagem:

Programa Manhã Viva do dia 12 de setembro de 2014, pela TV Canção Nova.

Que tal conhecer alguns utensílios que podem facilitar a vida na cozinha ?!
A empresária Elena Galcer nos apresentou as últimas novidades em equipamentos culinários e nos deu dicas preciosas para ajudar a dona de casa. Confira:

Programa Manhã Viva, pela TV Canção Nova.

SERÁ QUE SEU FILHO TEM SIDO SUPERPROTEGIDO ?!
A superproteção dos pais gera sérias consequências na personalidade e na socialização das crianças. Algumas implicações da superproteção vão até a fase adulta e podem interferir inclusive na vida profissional. A psicopedagoga Edivoneide Andrade nos mostrou que os pais precisam estar atentos para saber o limite da proteção, a psicopedagoga explicou como não superproteger os pequenos e deixar que eles se desenvolvam de maneira saudável. Confira a entrevista no nosso programa sobre os riscos da superproteção:

Programa Manhã Viva, pela TV Canção Nova.

Você tem dificuldades na hora da alimentação do seu filho ?!

Nós sabemos que fazer as crianças se alimentarem de maneira saudável não é nada fácil. E os pais precisam estar atentos para que as crianças não desenvolvam problemas como a obesidade infantil. É na infância que a pessoa precisa desenvolver bons costumes alimentares e ‘educar’ seu paladar de maneira saudável.
Pesquisas revelam que a obesidade e o sobrepeso afetam 39% das crianças brasileiras. O número é preocupante e nos leva a repensar como estamos cuidando da alimentação dos pequenos. Preocupados com a saúde das crianças, nessa terça-feira, o Manhã Viva recebeu a Nutricionista Dra. Fabíola Nejar, que esclareceu as principais dúvidas que inquietam os pais quando o assunto é alimentação infantil.
E para você fazer o teste se seu filho está no peso ideal, uma dica é o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Basta fazer o cálculo e conferir o resultado de acordo com a tabela. Esse cálculo possibilita uma base, mas outros fatores precisam ser levados em conta para definir uma criança como obesa. E vale sempre lembrar que é fundamental o acompanhamento com um profissional especializado, que possa ajudar a criança a chegar ao peso certo de maneira saudável. cálculo do IMC

Tabela do IMC - meninas

Tabela do IMC - meninos

 

Você tem dificuldades na hora de organizar suas despesas ?!
Nessa segunda-feira, 27, o Manhã Viva recebeu o Economista, Professor André Prado, que nos ensinou como organizar o orçamento familiar e não deixar que a vida financeira vire um problema para a família. Uma das dicas do professor foi organizar as despesas em forma de planilha e acompanhar todos os gastos, se possível, semanalmente.

Confira nossas 6 dicas sobre orçamento familiar:

GC 1

 

É importante a participação de toda a família nas finanças. Peça ajuda para todos os membros, para que todos se sintam responsáveis pela saúde financeira da família.

 

 

 

GC 2

 

Não se esqueça de incluir os gastos menores. Faça isso diariamente, pois depois de alguns dias fica difícil lembrar onde foi parar o dinheiro que estava na carteira. Isso faz parte do controle de gastos.

 

 

 

GC 3

 

Estabeleça prioridades para suas despesas, de forma a identificar facilmente itens supérfluos dos essenciais. Isto irá facilitar sua vida quando for necessário cortar gastos.

 

 

 

GC 4

 

Estabeleça limites de gastos para cada categoria de despesa e acompanhe ao menos semanalmente se os gastos estão evoluindo dentro do limite definido.

 

 

 

 

GC 5

 

Ter uma reserva financeira é sempre importante. Lembre-se que com dinheiro na mão para comprar à vista, é possível negociar preços melhores e ter mais oportunidades.

 

 

 

GC 6

 

Não espere perder o controle para começar  se planejar. Faça isso com antecedência e não se esqueça de avaliar o impacto das despesas extras no orçamento.

 

 

 

Agora é só colocar tudo em prática! E que tal começar fazendo sua planilha?!

Deixamos para você o exemplo feito pelo economista André Prado, é só baixar e começar a organizar sua vida financeira: Exemplo de Planilha de Controle – Baixar