“Recolhendo as penas” de uma apuração jornalística mal feita

É sempre importante ir à raiz das notícias, para fazer um jornalismo sério.

Danusa Rego
CN Roma

“Recolhendo as penas” de uma apuração jornalística mal feita

Jornal O Globo divulga seguinte manchete: “Papa Francisco espera viver mais dois ou três anos e não descarta aposentadoria”. No Twitter eles publicaram assim: “Papa Francisco diz que viverá mais ‘dois ou três anos”.

* Acompanhe todas as noticias no Papa em papa.cancaonova.com

Não foi isso que o Papa disse. O Santo Padre respondeu à pergunta, feita no voo papal (Coréia-Roma) do jornalista francês Anaïs Feuga, da Rádio Francesa sobre sua “imensa popularidade” (Traduzo a pergunta: “No Rio, quando a multidão gritava ‘Francisco, Francisco!’, o senhor respondia ‘Cristo, Cristo’. Hoje, como o senhor administra esta imensa popularidade?”). Na resposta, Francisco destacou a efemeridade da popularidade e destacou que esta“durará pouco tempo”. Reforço: o Papa não está dizendo que sua vida durará pouco tempo, mas sim, sua popularidade.

Eis a íntegra de sua resposta à pergunta de Anaïs Feuga:

“Mas, não sei como dizer… Eu a vivo [a popularidade] agradecendo ao Senhor por seu povo estar feliz: isso faço mesmo, não? E desejando ao povo de Deus o melhor. A vivo [a popularidade] como generosidade do povo, isso é verdade. Interiormente, procuro pensar em meus pecados e nos meus erros para não acreditar nisso. É porque sei que isso [a popularidade!] durará pouco tempo: dois ou três anos, e depois… à Casa do Pai. E depois, não é sadio dizer isso – mas a vivo [a popularidade] como presença do Senhor no seu povo que usa os bispos e pastores do povo, para manifestar tantas coisas. A vivo [a popularidade] naturalmente como antes. Antes me assustava um pouco, mas faço estas coisas , não é mesmo? Me vem em mente: não se engane, não dê vazão a esse povo e a essas coisas. Um pouco assim.”

Não podemos confiar em tudo o que lemos. É sempre importante ir à raiz das notícias, mesmo que estas tenham sido divulgadas por meios de comunicação “fortes”. Infelizmente.

* CN Noticias a serviço da vida e da esperança.

Espero, sinceramente, que tenha sido pura falta de apuração (o que já é grave e triste para o Jornalismo sério). Pior, no entanto, quando ocorre a pretensiosa distorção dos fatos e das informaçoes.

Danusa Rego
Missionária e Jornalista
Canção Nova – Roma

*Publicação original no facebook

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.