Cura Interior

Perdoar e reconciliar com a história

Não há montanha sem subida. Não existe história que não possa ser curada.

A vida é um contínuo movimento, já dizia Heráclito, filósofo grego do século 535 a.C. No movimento da vida, nos deparamos com as descobertas do mundo, das coisas boas e más. Aprendemos a escolher, dizer sim ou não.

No curso natural da história fomos fragilizados e machucados, muitas vezes por nossas próprias escolhas e ora por escolhas de terceiros. Sem sombra de dúvidas tais machucaduras deixaram marcas negativas em nossa vida.

"Não existe história que não possa ser curada". - Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
“Não existe história que não possa ser curada”. – Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Seja no ambiente familiar, pela educação que nossos pais ou familiares nos deram, seja no ambiente escolar: a história no deixou feridas.

Reconciliar com a própria história, muitas das vezes será necessário voltar ao passado – seja no pensamento ou nos lugares concretos – para dar um “bye” àquilo que nos machucou.

Assistindo ao filme “Quarto de Jakc” pude fazer memória de minha vida e perceber o quanto ainda preciso reconciliar com minha história. No filme, o menino Jack, um dos personagens principais, volta com sua mãe no “quarto” onde eles ficaram sequestrados e presos por 7 anos, e ali, ao observar cada detalhe do quarto, ao sair ele se despede dos objetos.

Veja o trailer do filme

Sem pretensão, mas na naturalidade de criança, Jack contribui para que sua mãe reconcilie com seu passado. Não vou aqui contar o filme (que inclusive deixo como dica para você assistir), mas quero com este exemplo levá-lo a refletir e pensar: a que lugar de sua história você precisa voltar para reconciliar?

Cura Interior

Na Renovação Carismática denominamos este processo como cura interior. Basta lembrar as diversas pregações que o saudoso Padre Léo abordou com esta temática.

Não há montanha sem subida. Não existe história que não possa ser curada. Tenhamos a coragem de voltar: tocar no que for preciso e recomeçar o novo tempo em nossas vidas. Disse o “fulano de tal” que o nosso passado não define o nosso futuro. Entretanto, podemos ser mais felizes em nossos relacionamentos se formos curados das feridas que o passado nos causou.

Antes de querer compartilhar esta reflexão nos botões de “share” acima ou abaixo, ou até mesmo imprimi-la e deixar nas recepções dos consultórios etc, é preciso ter atitude concreta de parar e refletir sobre sua vida e depois agir.

Aconselho anotar em um caderno os pensamentos e as lembranças que surgir. Se necessário, procure alguém para conversar. E se ainda tiver a oportunidade, vá diante de Jesus no Santíssimo Sacramento e reze a oração abaixo:

ORAÇÃO

Senhor Jesus, passeia comigo pela minha história. Ilumina com teu Santo Espírito as áreas escuras por onde passei. Sei que sozinho sou incapaz de fazer este caminho de cura interior. Senhor, fica comigo! Virgem Maria, passa na frente e abre os caminhos! Tudo o que vivi na gestação, ainda na barriga da minha mãe, na infância, adolescência, juventude e na fase em que estou, cura e restaura, Senhor. Eu te dou acesso. Faz a tua obra em minha história. Em teu nome eu perdoo aqueles que machucaram com palavras e ações. Amém

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.