Print Friendly
Como-podemos-escrever-as-notas-musicais

Começando a desvendar os “mistérios” da escrita musical

Neste nosso primeiro artigo sobre teoria musical, quero trazer para você alguns elementos básicos e iniciais que provavelmente você já tenha visto mas que não sabia do que se tratavam, para se conseguirmos ler uma música escrita (partitura).

Uma partitura é formada por vários elementos, uma vez aprendido o significado destes, tudo se torna simples, veja alguns primeiros elementos…

As notas são os sinais gráficos que representamos os sons musicais. As cifras são “abreviações” das notas, uma vez que, representa as notas através de uma letra do alfabeto. As notas que conhecemos são sete:

Nota

Mi

Sol

Si

Cifra

C

D

E

F

G

A

B

Como podemos escrever as notas musicais

Ordem crescente e decrescente das notas

Pauta musical ou pentagrama:

É um conjunto de cinco linhas e sete espaços. Servem para marcar as notas musicais. Cada linha ou cada espaço representa uma nota.  As vezes pode se fazer necessário adicionar linhas suplementares para cima (quando a nota é muito aguda) ou para baixo (quando a nota é muito grave).

Claves:

É um sinal que colocamos no início da pauta para dar referência as notas. Ou seja determinar onde se encontra a nota principal e a partir dela onde estão as outras seguintes.

Como podemos escrever as notas musicais

Claves e localização das notas que a nomeiam

  1. Clave de Sol: É usada para escrever notas agudas, portanto são os instrumentos que possuem timbres mais agudos que a utilizam. Ex.: Flauta, trompete, violino
  2. Clave de Fá: É usada para escrever notas mais graves, portanto são os instrumentos de timbres mais graves que a utilizam. Ex.: Contrabaixo, tuba
  3. Clave de Dó: É intermediária, ou seja, é usada para escrever notas médias, que estariam entre a clave de sol e fá, mas que não se queira usar tantas linhas suplementares. Ex.: Viola

Assim se fossemos colocar todas as notas da ponta de uma clave a ponta da outra ficaria assim:

Como podemos escrever as notas musicais

Extensão de todas as notas

É isso aí pessoal esse é o princípio para você conseguir pelo menos identificar as notas de uma partitura.

Agora é só treinar. Procure uma partitura que você tenha e procure identificar esses elementos e tomando como base o gráfico acima, identifique as notas que estão nela.

Alguma dúvida, deixe então seu comentário, divulgue, compartilhe.

Abraço!

4 Comentários

  1. Pingback: enilson

  2. Pingback: enilson

  3. como que escrve as notas musicais na clave e qual espaço ela fica.

  4. Muito bom.

    Minha duvida é tipo: na clave de sol digamos que tenho uma musica que começa com dó e esse dó esta na 3º espaço de baixo para cima.

    No acordeon qual o dó eu vou usar?
    seria o dó central?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>