Print Friendly

As figuras de valor são o que dá ritmo a melodia

figuras de valor

Basicamente é isso mesmo que são as figuras de valor. Na escrita musical, elas são responsáveis por simbolizar a parte rítmica da música, elas determinam o som e quanto tempo este dura e o silêncio e quanto tempo ele dura. A melodia é a parte principal e fundamental da música, basicamente a melodia é formada por esse conjunto de alturas (notas) e durações (tempos).

Isso para entendermos como funciona o que escrevemos. Então quando vemos aquelas “bolinhas” em cima de linhas ou nos espaços elas indicam que ali se tem um som e o tipo de desenho dessa “bolinha” (que na verdade nem sempre é só uma “bolinha”) diz quanto tempo essa nota precisa permanecer sendo tocada.

figuras de valor

Uma figura de tempo e suas partes

Estas figuras indicam o tempo que cada nota que nós sinalizamos na pauta irá durar. Como nós falamos anteriormente essas notas podem representar tanto o som como o Silêncio na música. As que indicam o som chamamos figura positiva, as que indicam o silêncio chamamos de figuras negativas. Esses valores podem ser:

figuras de valor

As figuras vão sempre se dividindo pela metade do valor, ou seja, para cada música no início da pauta vamos ter uma de referência de indicará qual delas valerá um tempo, quando estivermos contando a pulsação (ou seja, a velocidade da música). Com isso, segundo a proporção indicada no início da pauta, as notas que estiverem antes da figura de um tempo irão dobrar o valor, e as que estiverem depois irão dividir metade do valor.

Figuras de tempo

Proporção das Notas

Abaixo coloco dois exemplos de como realmente soam esses tempos:

Figuras de tempo

Exercício A

Exercicio a by enilsoncn

Figuras de tempo

Exercício B

Exercício b by enilsoncn

Existem ainda dois recursos que podem aumentar a duração do tempo da nota:

Ligadura: É uma linha curva que colocada em duas ou mais figuras indica que os sons não devem ser repetidos mas tocados apenas o primeiro e mantido até acabar todos os tempos ligados, ou seja, somamos os seus valores.

Figuras de tempo

Ligadura, une-se o valor das duas figuras

Ponto de Aumento: Este é um ponto colocado ao lado da nota que indica que será somado àquela figura mais metade do seu valor. Isso significa que se colocarmos mais um ponto (dois no caso, ou mais) é aquele valor somado mais metade e assim por diante. Veja abaixo:

Figuras de tempo

Ponto de Aumento, soma-se mais metade do valor da nota à nota

Bem gente é isso, se ficou alguma dúvida deixe seu comentário, se você tem algum assunto que gostaríamos que abordássemos, deixe também no nosso comentário e tentarei responder para você.

Abraço



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>