Dicas: O que colocar, ou não, na lancheira do seu filho - Nossa Família

Soluções para as dúvidas mais comuns sobre a lancheira das crianças.

O que não posso colocar no lanche?
Fatias de tomate umedecem demais o pão • Em vez de pôr apenas presunto, opte pelo peito de peru, que ainda por cima tem menos gordura • Se seu filho estuda de manhã, mas o lanche que você preparou é para o período da tarde, não mande leite (quente ou frio) ou iogurte de jeito nenhum.

Posso preparar tudo com um dia de antecedência?
Os lanches podem ser feitos um dia antes, à noite. Se for mandar um pedaço do bolo, deixe cortadinho também. Guarde ambos em potinhos de plástico na geladeira. Os sucos naturais devem ser preparados no dia. Se for mandar uma fruta, higienize no dia também.

Meu filho pode levar pratos e bebidas quentes?
O pão de queijo é uma opção viável, mas misto quente, por exemplo, não. O pão amolece demais e o queijo, se não for bem acondicionado, pode estragar. Ovo cozido, nem pensar, porque é um alimento muito sensível. Você pode mandar o chocolate ou o leite quente, desde que estejam em uma térmica. O problema é que podem não estar tão quentinhos na hora do intervalo do seu filho.

Quantas vezes por semana posso mandar doce ou salgadinhos?
De preferência, não mande. Se seu filho insistir muito, coloque um pedaço de bolo, de preferência, sem recheio ou cobertura. Deixe os doces e salgadinhos para o fim de semana.

Quais as melhores frutas para pôr na lancheira e por quê?
Maçã é uma boa opção porque não amassa facilmente. Pera, banana, pêssego, uva e nactarina pedem um recipiente mais resistente para acomodá-las. As frutas que você manda em gomos, como mexerica, perdem um pouco de nutrientes quando são descascadas. Antes de embalar, higienize bem a fruta. As que a criança consome a casca têm de ser lavadas em água corrente e depois colocadas em uma solução clorada (o produto é vendido em supermercado, veja no rótulo da embalagem como proceder). Se a casca for descartada, só lave. Seque com papel-toalha e coloque em um pote.

Como saber se ele comeu o que eu mandei?
Converse com o professor. Você pode pedir para ele mandar o lanche que sobrou de volta ou então pedir para ele anotar na agenda da criança quanto e o que ela comeu. É importante que ele coma porque se ficar mais de quatro horas sem se alimentar, pode ter uma queda de glicose no sangue, o que causa dores de cabeça, mal-estar e até desmaio. Ficar sem comer também atrapalha o aprendizado.

Preciso colocar etiquetas com o nome do meu filho nos potes da lancheira?
As etiquetas, acredite, podem facilitar a sua vida e a da escola também. Imagine essa cena: algum colega do seu filho leva na lancheira um pote igual ao dele. Como saber de quem é? Eles podem se confundir e trocar, um pegar o do outro. Se para você isso pode ser um motivo de estresse, evite ter essa dor de cabeça.

O que fazer se meu filho esquecer a lancheira no carro ou na van?
Ligue para a escola, conte o que aconteceu e peça para eles darem um lanche da cantina para ele. Combine que você paga quando for buscá-lo.

Qual o melhor modelo de lancheira?
São as térmicas, porque conservam melhor os alimentos e, assim, permitem que você mande uma variedade maior de lanches, como os com queijo e potes de iogurtes. Veja se ela tem espaço para dois potes e para uma garrafa térmica. Coloque dentro uma bolsa de gelo pequena. Sem ela, a lancheira não funciona.

O que fazer se os amigos do meu filho só levam besteira e ele come o lanche dos outros?
Se o seu filho tem bons hábitos na sua casa, uma conversa rápida explicando por que ele precisa comer o que você mandou pode resolver. Se você tiver liberdade para falar com a outra mãe, pode combinar de mandar esse lanche que ele gosta no mesmo dia que o amigo. A última opção é pedir para o professor ficar de olho.

E se a escola não permitir que os pais mandem o lanche?
Provavelmente você vai receber do colégio um cardápio semanal, que deve ser preparado por uma nutricionista. Por isso é muito difícil que ele tenha opções fritas, por exemplo, ou excesso de doces. Se você quiser fazer alguma observação, converse com o professor. Se seu filho tem alguma alergia específica, veja se a escola pode preparar um lanche adaptado. Se não, combine que você vai mandar a lancheira todos os dias.

O que fazer quando não tem nada em casa para mandar?
Se você descobriu que a geladeira está vazia, a melhor saída é passar em um mercado antes de deixar seu filho na escola. Compre uma barrinha de cereal, um suco de soja de caixinha e um pacote com mini bolo pronto. Se for em uma padaria, veja se eles tomam o cuidado de lavar as mãos e limpar o espaço antes de montar o lanche.

Quando ele pode começar a comer na cantina?
A partir do ingresso no ensino fundamental. É mais fácil para a criança entender por que ela deve escolher um salgado assado e não um frito, por exemplo. Se a criança tem de pagar na hora, você pode combinar que uma parte da mesada dela vai ser usada para comprar esse lanche.

(FONTE: Revista Crescer)

Veja mais sobre Volta às Aulas! Clique Aqui!

Um abraço


Rádio Rural de Natal – A 51 anos levando esperança pelo Ar!

Siga-nos no Twitter e ouça a Rádio Rural On-Line!