Tenho vocação mas falta-me coragem e agora?

A Vocação religiosa é uma das mais belas demonstrações de amor, pois nela está contida a mística da doação, doação da vida em oblação pelo mundo. A Carmelita é uma oferta de amor que através das orações alicerça a Igreja de Cristo, rezando pelos sacerdotes e leigos pra que se santifiquem.
Hoje, muitas mulheres são chamadas a vida religiosa, mas poucas aceitam o pedido do Amado, boa parte delas não seguem a voz do Redentor por medo ou insegurança, guardando no mais profundo do ser o desejo de entrega, enterram assim a vontade de Deus em suas vidas.
No que consiste esse medo?
Na maioria dos casos está ligado a família, no fato de ter que se separar e deixar os seus queridos, algumas vezes a escolhida exerce uma função em casa ajudando financeiramente e teme que sem sua presença as coisas não caminhem, em outras histórias os pais não aceitam e acabam frustrando a vocação das filhas, que sem apoio rejeitam o chamado.
Olhando a história das Santas do Carmelo é notório o quanto elas também sofreram em ter que se desprender do mundo, não pensem que essa inquietação é privilégio vosso, vejamos o relato de Santa Teresa de Jesus, que narra logo nas primeiras páginas do Livro da vida:
“Lembro-me perfeitamente, e penso ser bem verdade, que ao deixar a casa de meu pai, foi tal o meu sofrimento, que creio, não será maior a dor da morte. Parecia-me que os ossos se apartavam uns dos outros. O amor de Deus não superava o amor a meu pai e à minha família. Foi necessário fazer-me em tudo tanta violência, que se o Senhor não me sustentasse, minhas convicções não bastariam para prosseguir. Chegado o momento, o Senhor deu-me ânimo para lutar contra mim mesma, de modo que realizei o meu propósito”.
O mesmo aconteceu com Santa Teresinha do Menino Jesus, que deixou seu pai e irmã e entrou no Carmelo, imaginemos o quanto sofreu pois era muito apegada ao pai, entretanto não resistiu e seguiu a vontade do Amado. A Beata Elisabeth da Trindade também é um forte exemplo, quem já teve acesso aos seus escritos conhece bem a angústia que viveu nos dias que antecederam sua entrada no Carmelo de Dijon, em ter que deixar sua mãe e irmã, do mesmo modo Santa Teresa dos Andes foi acometida da mesma tristeza em deixar seus pais e irmãos.
Todas elas eram fortes pilares em seus lares, não desempenhavam trabalhos que ajudassem financeiramente em casa, todavia tinham seu papel singular na família. No entanto, mesmo enfrentando tantos obstáculos não deixaram de seguir suas vocações e tornaram-se exemplo para o mundo. Os vossos medos hoje foram os medos delas, as vossas angústias foram as angústias delas… A diferença é o que amor delas por Ele, foi maior do que tudo isso.
Quando você se consagrada ao Amado, Ele cuida do seu lar e passa a ocupar o lugar deixado por ti.
Nesse mês de Agosto, mês das vocações reveja o chamado de Deus em sua vida, permita que o Amado te convide a viver de amor, torne-se sua esposa.
Descalça-te e vem!
Por Vanessa Miranda, administradora.
Retirado da Páginas Flores do Carmelo teresinha_menina_vida_santa