... e se as aflições forem demais?

desESPERAROs mais lindos e belos dias só chegam depois de terem sido lavados e polidos por duras noites de chuva. As tempestades sufocam a terra, ferem-na, reviram-na, lavam e levam tudo o que é sujeira, o que é velho e de raízes fracas. Mas onde há tempestade sempre encontramos vida, árvores robustas, solo verdejante e ares de limpeza.

As provações são as tempestades do coração. Todas as vezes que nos deparamos com violentas chuvas de aflição, nuvens carregadas de tristeza e ventos de sofrimento encontrarão corações lavados, polidos e abastecidos com a verde relva da misericórdia de Deus. Depois da tempestade Deus faz despontar o sol do seu amor. Se, por um tempo, estivemos no escuro, não tardaremos em nos deliciar sob o calor de seus raios.

Por isso, se as aflições forem demais e se você descobrir em sua alma um ninho de serpente com ovos de angustias, não se desespere, porque o sol não caiu do céu, apenas está escondido atrás de algumas nuvens. Essas nuvens vão passar também a angustia vai se dissipar. Acredite: a tempestade não é o fim.

Uma bela surpresa só tem sua graça se for preparada as escondidas. Assim, o sol oculto atrás das nuvens prepara, longe dos nossos olhos, um dia ainda mais belo, cheio de fecundo calor, alegres por tantas cores e distintos perfumes.

Se Deus por um momento lhe pareceu oculto aos olhos do coração, não pense que Ele se esqueceu de você. É que Ele tem suas surpresas. Apressas certos tempos é estragar as surpresas de Deus. Confie! A resposta do Senhor nunca chega tarde demais. Se Ele tem demorado um pouco, é para que você o deseje, e desejando-o, ame-o mais.

A espera faz nascer a confiança, a confiança é mãe da amizade, e os amigos de Deus nunca perecem.

“Vós que temes ao Senhor, louvai-o; porque Ele não rejeitou nem desprezou a miséria do infeliz, nem dele desviou a sua face, mas lhe ouviu quando o suplicava”. (Sl 21,24a-25).

Sempre tive dificuldades de esperar. Nas minhas orações, entregava as situações nas mãos de Deus, mas não descansava, mantinha à cabeça maquinando em busca de solução. Era, e por vezes ainda é, muito dura para mim simplesmente parar e esperar acreditando que a situação recebera uma resposta da parte de Deus. Isso causa-me um sentimento de desconforto, insegurança e irresponsabilidade. Então descobri que a situações em que esse esforço é totalmente desnecessário e, ate prejudicial. Há um caminho muito melhor.

Percebi que nessas horas todas as manobras que eu fazia interferiam na ação de Deus e a atrapalhavam. Como é difícil largar depois de entregar! Mas, se não largamos, Deus larga.

São Vicente de Paulo dizia aos seus amigos que, quando Deus quer que uma boa obra seja realizada, é melhor não mexer nela, por algum empo, e não nos deixar levar pelos nossos impulsos naturais que querem a execução rápida dos nossos processos de vantagens. Dar espaço a Deus! O atraso não dará prejuízos. Tanto menor a nossa parte ativa, tanto maior a de Deus!

Já imaginou um carro com dois volantes e dois motoristas? Não seria um carro, mas um desastre ambulante. Deus sabe que na direção das coisas cabe apenas a uma pessoa: ou é Ele, ou somos nós; é a carne ou o Espirito. Por isso que se tomamos o combate em nossas mãos e lutamos somente pelas nossas próprias forças, Deus se sujeita a assistir a nossa luta. Não é má vontade da parte Dele. O respeito a nossa liberdade o faz esperar.

Quando o ferro é dobrado abruptamente, ele se parte para curva-lo, é preciso tempo, tempo de prepara-lo, de leva-lo ao fogo. Quando Deus pede um tempo, não o faz por si próprio, mas por nossa causa, em virtude da nossa natureza.

Em geral as coisas mais pelas e complexas levaram tempo para ser construídas. Custa tempo construir um edifício. Muitos quadros demoram anos para ser pintados. Mas exigimos que Deus faça os seus milagres nos segundos da nossa conveniência.

Leva tempo converter um coração. Leva tempo a aproximar duas pessoas que se magoaram. É preciso tempo para curar a doença e fechar a ferida. Tudo nesta vida esta sujeita a um tempo. Por isso, com a oração planta-se a semente, pela oração cultiva-se a planta, e a confiança não nos decepcionará quando colhermos os frutos há tanto esperado.

Se você tem rezado, confie! Sua oração plantou a semente: oculta ele germina no coração de Deus. Continue cultivando-a, Deus precisa de um pouco mais de tempo para entregar-lhe a resposta.

Pregação-Marcio-Mendes-Perfil

Marcio Mendes Missionário da Comunidade Canção Nova, formado em teologia, autor dos livros “Quando só Deus é a resposta” e “Vencendo aflições, alcançando milagres”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto extraído do Livro Vencendo Aflições, Alcançando Milagres