Nossa Senhora da Esperança

O culto a Nossa Senhora da Esperança data de muitos séculos; tornou-se mais intenso na época dos descobrimentos pela fé dos navegadores que, sob a proteção da Virgem Maria, aventuravam-se “por mares nunca d’antes navegados”. Em Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral, venerava-se Nossa Senhora da Esperança. A imagem ,pesando 90Kg, é esculpida em pedra, tem o Menino Jesus no colo, olhando para uma pomba pousada no braço direito de Maria. Conta a história que o rei Dom Manuel, no dia 8 de Março de 1500, domingo, após a missa celebrada pelo Bispo Dom Diogo Ortiz, vendo as caravelas prontas para zarparem entregou a Pedro Álvares Cabral o estandarte régio e a imagem de Nossa Senhora da Esperança. No dia 22 de Abril, após a travessia do Oceano Atlântico, Cabral ancorava com sua frota em Porto Seguro. No dia seguinte, Domingo, todos participavam da Santa Missa celebrada por Frei Henrique de Coimbra e no altar improvisado, erguido à sombra da cruz, pousava a imagem de Nossa Senhora da Esperança.

 

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

Ó Maria, minha mãe, ajoelho-me diante de Vós, com o coração pesaroso. O fardo de meus pecados me oprime. O conhecimento da minha fraqueza me desencoraja. Sou perturbado por temores e tentações de toda espécie. Mas sou tão apegado às coisas deste mundo, que ao invés de ansiar pelo céu, fico cheio de angústia ao pensar na morte. Ó Mãe de misericórdia, tem piedade de mim em meu sofrimento! Sois todo-poderosa junto ao vosso Divino Filho. Não há pedido de vosso Imaculado Coração que Ele possa recusar. Mostra-vos Mãe verdadeira para comigo, intercedendo por mim diante de seu trono. Ó Refúgio dos pecadores, e Esperança dos desesperados a quem volver-me-ei senão a Vós? Obtende, pois para mim, Ó Mãe da Esperança, a graça de um verdadeiro arrependimento de meus pecados, o dom da perfeita resignação à Santa Vontade de Deus e a coragem para tomar minha cruz e seguir Jesus. Mas acima de tudo Vos peço, ó queridíssima Mãe; que por vossa poderosíssima intercessão, meu coração seja cheio de Santa esperança para que na hora mais negra da vida, eu nuca deixe de confiar em Deus, meu Salvador; mas andando no caminho de Seus mandamentos, possa merecer ser unido com Ele e convosco, nas eternas alegrias do Céu.

V. Maria, Nossa Esperança, tenha piedade de nós. R. Esperança dos desesperados, Rogai por nós.

Esta entrada foi publicada em Nossa Senhora de todos os nomes, Orações à Nossa Senhora. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>