A ACOLHIDA FAZ A DIFERENÇA

Filed under: FORMAÇÃO — padrealir at 8:54 am on domingo, junho 15, 2008

A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído (A. Cury)  Quando fomos criados, saímos todos empolgados do AMOR (Deus) e partimos em direção a este mundo. Nos braços do Pai, fomos amados e tratados com todo o carinho. Nossa primeira grande decepção ocorreu na chegada. Encontramos pais carregados de marcas hereditárias negativas. Muitos de nós sequer estávamos nos seus planos para iniciar a vida naquele momento. Por inúmeras razões e situações fomos mal recebidos e maltratados desde o momento da concepção.A primeira impressão é a que fica.

E a primeira refere-se à acolhida.

Se formos bem atentos nos daremos conta de que o que mais importa numa festa, curso, encontro ou casa, é como somos acolhidos. Se o dono da casa ou quem nos convidou para a festa, encontro, reunião, etc.  se preocupa e se interessa por nós. Se ele está preocupado em que não fiquemos sozinhos, se pergunta em que pode nos ajudar e servir. A atenção e cuidado que recebemos é que nos faz sentir bem. Muito além do que nos oferecer para comer e beber.

Numa pesquisa científica sobre a importância da comunicação entre as pessoas, chegou-se aos seguintes dados:

a.   Para 7% importam as palavras que são ditas;

b.   Para 38% importam o tom da voz com que são ditas as palavras;

c.    Para 55% importam a linguagem corporal utilizada por quem está se comunicando (acolhendo).

Com isto podemos concluir que as pessoas pouco prestam atenção ao que dizemos, mas em como dizemos e na linguagem de nosso corpo.Assim, é possível afirmar que as pessoas retornam à igreja se foram bem recebidas, tratadas e amadas. Facilmente perdoam uma linguagem errada, mas não fazem o mesmo se não se sentem bem vindas e acolhidas.

Precisamos ser uma IGREJA ACOLHEDORA. Nós somos a Igreja. As pessoas verão em nós a Igreja de Jesus. Se não gostarem de nós, será que gostarão da Igreja?! A acolhida envolve primeiramente os padres, a secretaria paroquial, a livraria, a cantina, a Pastoral da Acolhida, coordenadores de pastorais e movimentos.

Mas, também, você que está lendo: ajude-nos também sendo um acolhedor. Expresse o que você sente a respeito da acolhida da sua igreja. Dê sugestões. Acima de tudo, acolha bem os que estiverem próximos a você.

Disse Jesus: “Eu era peregrino e me acolhestes”. É por Ele que acolheremos bem.

Muito nos alegramos por aqueles que estão abraçando e se dispondo a atuar na Pastoral da Acolhida nas diversas comunidades.

Aproveitemos  e demos um passo de gigante: tornemo-nos todos, acolhedores, para que tenhamos UMA IGREJA ACOLHEDORA.

Isto fará a diferença.

70 Comentários »

Comentário by Edmauro

24/06/2008 @ 10:08

Para uma boa acolhida a igreja deve envolver toda comunidade, abrindo a oportunidade de participação de todos, convidar!

Falta na igreja uma formação teológica, cursos bíblicos, uma aproximação maior com o sacerdote, que só fala com a comunidade nas missas, confisão…acho que falta esse encontro com os Padres! Isso é uma opinião, derepente eu não procurei o caminho certo para essa aproximação…

Comentário by Gil Peixoto

24/06/2008 @ 11:17

PE. ALIR, SUA BÊNÇÃO. CONFESSO QUE NÃO ME SINTO NADA BEM NA IGREJA DO MEU BAIRRO, POR ISSO VOU TÃO POUCO LÁ.À PRINCÍPIO,TIVE UM DESENTENDIMENTO SÉRIO COM UM MEMBRO DA COORDENAÇÃO, QUE ME AFASTOU DE LÁ. QUANDO RETORNEI, O PADRE QUE TOMA CONTA DE 4 COMUNIDADES, NÃO ME “TOCOU”. VIVE CORRENDO DE UMA COMUNIDADE PRA OUTRA, SEMPRE ATRASADO, IRRITADO, SEM PACIÊNCIA COM A SIMPLICIDADE DAS PESSOAS DO MEU BAIRRO (PERIFERIA).
DIZ COISAS IRRELEVANTES À PALAVRA DO DIA,ENFIM, É UMA MISSA CANSATIVA E SEM ATRATIVOS.SEI QUE DEVEMOS IR NÃO PELO PADRE, MAS POR JESUS, MAS CONFESSO: VOU MUITO POUCO À MISSA (POR PREGUIÇA, FALTA DE ENTUSIASMO) E TENHO TRAVADO UMA LUTA DENTRO DE MIM COM ISSO. ASSISTO MUITO A CN, TENTO SER A MELHOR CRISTÃ QUE POSSO, REZO TODOS OS DIAS, AJUDO OS MAIS NECESSITADOS, MAS FALTA-ME IR À IGREJA E COMUNGAR. SINTO FALTA DA EUCARISTIA.PEÇO A DEUS PRA QUE EU QUEIRA IR, QUEIRA QUERER E TENHO FÉ QUE VENCEREI ESSE ENTRAVE.REZE POR MIM, PADRE. CREIO, JESUS, MAS AUMENTAI MINHA FÉ E MEU AMOR POR TI.AMÉM!!

Comentário by Marta Maria S.P.Engel/RJ

24/06/2008 @ 11:35

Pe. Alir, este assunto é muito importante, pois algumas pessoas que estão à frente na pastoral do acolhimento deveriam estar é bem fora, pois muitas vezes até espantam, ao invés de acolher aqueles que vêm (às vezes até contrariados) para a celebração.
Soube de uma história de um homem, cujo tio saiu da Igreja católica e foi para uma dessas pentecostais e ao ser perguntado o porquê, ele disse que na Católica, ele entrava e saía e nunca ninguém veio conversar com ele, acolher. Já na pentecostal, no primeiro dia já o acolheram, deram-lhe incumbências, etc. ali ele se sentiu importante. Nós, católicos, não acolhemos o nosso próximo da maneira como Jesus faria. Muito boa a sua reflexão. Obrigada. Marta

Comentário by Anna Karla

24/06/2008 @ 11:58

Excelente texto! Precisamos nos importar com o acolhimento, principalmente em nossas igrejas. Como conseguir material que aborde sobre este tema, gostaria de receber indicações.
A Paz de Cristo!

Comentário by Aparecida de Fátima

24/06/2008 @ 12:57

Bom dia Padre Alir, sou a`Fátima de Macatuba. Concordo plenamente a respeito da acolhida, é muito importante nos sentir-mos bem acolhidos, e que realmente apreciam a nossa presença. Deus o abençoe.

Comentário by Marina

24/06/2008 @ 13:30

Se hoje estou na caminhada com Cristo foi pq graças a Deus, as igreja me acolheu como filha mesmo… hj considero minhas catequistas, meu grupo de jovens, enfim, a minha igreja realmente é a minha familia… que acolhe, ama, se preocupa com cada um de nos… e como foi bem acolhida aos poucos aprendo a acolher os jovens que hj estão começando sua caminhada com Cristo!

Muito bom o texto! Parabens!

Comentário by Shirlei

24/06/2008 @ 13:44

Padre Alair

O senhor tem toda razao ao dizer que a acolhida faz a diferenca. Vamos à igreja para orarmos, mas tambem muitas vezes esperamos encontrar uma palavra de boas vindas, de um abraço, e quando existe a acolhida por parte de pessoas que fazem parte da igreja parece que aquece o coraçao e da a impressao que Deus esta no acolhendo em seus braços.Sempre e bom sentirmos que somos bem vindos a Casa do Senhor.Nos temos que aprender a tratar um ao outro como irmaos,que somos perante Deus, e nao ficarmos apenas sentados ouvindo a missa, mas tambem procurar cumprimentar e desejar a paz do Senhor, à pessoa que esta sentada ao lado,à frente, sentada no banco de trás, pois muitas vezes vamos à igreja, assistimos à missa, e nem vemos quem esteve proximo de nos. Às vezes ate um sorriso ja e uma acolhida.

Comentário by ana cristina abreu

24/06/2008 @ 14:06

Gostei muito desse artigo sobre acolhida,pois atuo na Pastoral familiar em minha comunidade e estamos iniciando um trabalho com o nosso grupo na igreja para
valorizar e fazer uma boa acolhida sempre, e não apenas dias festivbos e com celebrações solenes.Vou fazer uma cópia deste artigo e passar em reunião para partilharmos.Muito agradeço pela idéia de que acolher é comunicar e que um cristão atento tem que ser acolhedor em qualquer situação na comunidade e no trabalho.
A Paz esteja com todos,
ana Cristina(Cachoeiro de Itapemirim/ES)

Comentário by eunesia

24/06/2008 @ 14:10

sou do ministerio de acolhimento da minha comunidade, e gostaria de receber da cancao nova formação sobre este ministerio obrigada a todos e que Deus continui os abençoando.

Comentário by Olimpia

24/06/2008 @ 16:26

Pe Alir, Eu também sinto o mesmo que o Gil Peixoto expôs, mas não sinto isso somente na Igreja do meu bairro, sinto isso quase que na totalidade das igrejas Católicas em que já participei. Falta acolhida, por isso existe hoje um aumento muito grande da saida de cristãos católicos para as Igrejas “Evangelicas”. Eu na minha posição de Católica Apostólica Romana não o faria somente pela acolhida de uma Igreja, mas muitos cristãos ainda sem formação saem, pois encontram grande acolhida nas Igrejas Evangélicas. Sentimos falta daquele convite para sermos participantes ativos, e não são todos os Cristãos que se oferecem, muitos aguardam um convite humano para realizar talvez o desejo do Senhor para aquele momento. Nós na maioria somos assim…

Comentário by Juliane

24/06/2008 @ 17:04

Assim como Jesus fez, a Igreja deve acordar e conviver mais com o seu rebanho. Ainda há uma grande limitação da Igreja em encontrar-se cm seus fiéis, limitando-se apenas a Missa, o que ultimamente tem levado a uma grande dispersão dos católicos para outras Igrejas que, quer queira quer não, possuem um trabalho maior relacionado com o acolhimento dos fiéis.
Se faz necessário uma atenção maior nesse assunto, não só por parte dos Sacerdotes, mas como tbm das pastorais que efetuam trabalhos ainda mais ligados com a comunidade.
Trabalhar para a comunidade e com a comunidade, fornecerá meios para que a Igreja Católica possa sempre permanecer com o Corpo Místico de Cristo completo e fortalecido.
Ressalto que Acolher é uma ação de todos e, mais ainda, é uma ação que vem de Deus, pois Ele acolhe a todos sem distinção, sem cansar, sem cessar e sem vacilar.
Acordemos para viver pelo menos um pouco do que Jesus viveu, sofreu e morreu por nós.
A Rosa de Saron esteja conosco!

Comentário by Luiz Carlos Martins

24/06/2008 @ 17:49

Uma igreja acolhedora:diantes de fatos que envolve a igreja catolica no brasil e no mundo,há algo que nos chamam á atenção.A CNBB,os nosso queridos bispos vivem discutindo assuntos sociais,materiais e cientificos e estão esquecendo a messe que grande e esta faltando operários para messe,operários capacitados e afinados com a mensagem de salvação em cristo,a igreja pode não mudar,mas é preciso mudar a forma de pregar,prova disso é a canção nova. e é com tristeza que vejo as igrejas evangelicas crescendo onde a catolica é ausente e mesmo presente.Peços aos bispos que dediquem-se mais ao pastoreio espiritual e esqueçam um pouco das mazelas dos homens, assim como a educação pode tornar um homem, a boa evangelização pode fazer verdadeiros adoradores de Deus e por si so, impedir uma secularização do homem.

Comentário by patricia ap. ferraz Araraquara s/p

24/06/2008 @ 21:58

Pe.Alir,quero agradecer por suas palavras deixadas aqui para nós.peço á Deus que eu quero ser uma pessoa acolhedora eu quero acolher bem á todos sem olhar á quem.pricipalmente acolher sempre com um sorriso estampado no rosto,um sorriso que evangelize meu próximo,eu peço á Deus esta graça no dia de hoje,pois os problemas são meus mas meu rosto são dos outros.Jesus dai-me o dom do acolhimento,eu quero,eu preciso.á minha casa precisa ser um lugar acolhedor,as pessoas que vêem á minha casa precisa se sentir acolhida.Pe.Alir reze por mim,para que eu seja cheia do Espirito Santo.reze pela minha família,pelo meu esposo Claudio,e pelo meu filho Vinícius.obrigado pela suas orações,fique com Deus.

Comentário by Marcela Feliciano

24/06/2008 @ 22:34

Olá Padre a sua benção!
Padre eu queria saber o que está acontecendo com as paróquias,elas não acolhem bem as pessoas,às vezes um sorriso na porta da igreja pode mudar o dia daquela pessoa.Chegamos em paróquias com o povo triste,com o padre triste acabamos não sendo acolhidos.Quem chega a primeira vez, não entende o que está acontecendo e acaba não voltando mais.Na Paróquia onde eu estou graças ao bom Deus que eu senti desde a primeira vez acolhida, que foi aque me incentivou a mudar de Igreja e ir para esssa seu nome é Sagrado Coração de Jesus e são José da cidade satélite de Ceillândia DF.
Beijos!
Marcela Taguatinga DF

Comentário by leonardo

25/06/2008 @ 01:45

sou leo sou da equipe de acolhida da meu grupo de oração, realmente é muito importante o acolhimento de toda forma é essencial o contanto perabens pela mensagem. paz e bem

Comentário by Danilo Mendes

25/06/2008 @ 15:29

Que verdade esta formação…

Com essas palavras eu recordei do que o nosso Papa Bento XVI já disse: “A Igreja atrai pelo amor”. É isso, todo fruto vem do amor! Devemos ser pessoas que acolhem e sabem acolher; a começar pelo sorriso que também é amor, por isso, também atrai.

Muitas vezes diante do sorriso do outro nossa primeira reação é de vergonha quando estamos fechados; mas o sorriso converte! Quando as coisas estão difíceis, devemos sorrir porque o nosso sorriso pode salvar alguém. A Igreja atrai pelo amor…

O sorriso dá um tom novo, uma cor nova e bonita!

O Senhor me convocou, Jesus se aproxima de mim, Ele não está preocupado como sou, se tenho cultura ou não. Nós é que muitas vezes separamos / segregamos pessoas. Jesus não procura sábios nem ricos, como diz a canção: “somente queres que eu te siga”. “Senhor, Tu me olhaste nos olhos, a SORRIR, pronunciaste meu nome”. Precisamos aprender a olhar mais nos olhos dos outros também, sem medo de intimidade, porque olhar nos olhos é sinal de intimidade. O bonito é que quando olhamos nos olhos, espontaneamente a alma faz promessas.

Jesus nos olha e ama, não consegue olhar sem amar… então nossa resposta só pode ser: “lá na praia, eu larguei o meu barco, junto a Ti, buscarei outro mar.”

Tem muita gente precisando encontrar esse mar também, façamos a nossa parte, sorrindo, amando, olhando nos olhos, acolhendo!

Amo vcs!

Comentário by Thiago duch

25/06/2008 @ 15:53

Ola Padre!

A acolhida pode ser palavras ou gestos, como bem disse e creio que todos os partícipes da celebração tem condições de “receber” e acolher a comunidade.
É um gesto simples e que todos podem participar!!Que as acolhidas Braasil a fora não fiquem apenas com aquelas pessoas que não tem outro minístério para servir, mas sim, com pessoas comprometidas com o bem estar da comuniade.

Abraços..

Comentário by Edson Colaço

25/06/2008 @ 16:01

Amei o texto pois minha paroquia esta fazendo 1 ano que implantou a equipe de acolhida na festa de sua
co-padroeira Nossa Senhora Do Carmo e é um verdadeiro presente que alegra os paroquianos e gera um clima agradável de verdadeiro Cristão em nossa paróquia. Até em meu grupo de oração está sendo tão bom…
è como diz no Salmo 132:
“Oh, como é bom, como é gradável para irmãos unidos viverem juntos…pois alí derrama o Senhor a vida e uma benção eterna.”

Comentário by Carmelita

25/06/2008 @ 16:36

Quando é que as nossas liderancas eclesiais vão acordar, para o que disse João XXIII: “…abram-se as janelas da Igreja para que novos ares entrem…
Ä questão da comunicacão e acolhimento nas paróquias passa pelo pároco responsável…muitos padres parecem mais funcionários da Instituicão Igreja e esquecem que sua principal atividade é fazer com que as pessoas encontrem a Deus, é ser amigo, orientador espiritual. Não generalizando, mas pouco são os padres que atendem principalmente as pessoas menos importantes socialmente, essas sim, deveriam receber uma atencão especial…os miseráveis, os injusticados, os desempregados, os dependentes químicos…os invisíveis deveriam ter lugar de destaque na Igreja e no atendimento.Enquanto isso as igrejas evangélicas crescem…elas seduzem com um produto atraente e oferecem bom servico, há uma forte mentalidade empresarial…se é certo ou errado não entro na questão, o meu parecer é apenas uma constatacão.

Comentário by Diógenes

25/06/2008 @ 16:57

Olá
Pe. Alir
Boa tarde.
Realmente a acolhida é um motivador para encher as igrejas de fiéis, estou me preparando para atuar nos serviços liturgicos, através de cursos de curta duração, onde serão formadas equipes que vão se alternar, isso promove muitas pessoas, pois na missa tem diversas funções a serem preenchidas por pessoas comuns, e as coisas não podem ser de qualquer jeito, tem que ter organização, disciplina e principalmente um amor muito profundo pela igreja, ter um espirito de alegria e doação.
Paz e bem.

Comentário by Terezinha Ferreira da Silva

25/06/2008 @ 18:25

Padre,
Acolhedor e reflexisivo e seu texto,precisamos enquanto Igreja, sermos acolhedores.Aprendi a
acolher, porque fui muito rejeitada e excluida
na Igreja.Fui motivada pela rejeição.Hoje, cada
dia me prepara para acolher melhor o Cristo em
mim e nos irmãos.Obrigada! Valeu! Terezinha
João Pessoa PB.

Comentário by Priscila Silva

25/06/2008 @ 19:33

Olá Pe. Alir!

Gostei muito da sua mensagem sobre acolhida. Sinto realmente e infelizmente que a maior deficiência da Igreja Católica hoje e o assunto Acolhida. Conheço muitas pessoas que deixaram de participar e de ir a Igreja por não se sentirem bem ou até mesmo por indiferença por parte da comunidade.
Como disse, infelizmente isso eh uma realidade, que precisa ser combatida. Primeiramente dentro de nós em particular, deixando nosso egoísmo e lembrando que se estamos na Igreja é para servir a Deus através de nossos irmãos.
Lembro muito da história inicial do livro do Pe. Léo – Familias Restauradas: assim como devemos ver e tratar os membros de nossa família como se fosse o próprio Jesus, é preciso também estar estampado em nossa lembrança e coração que aquele que está em nossa frente na Igreja é o próprio Senhor!!!!

Paz e Bem!!!!!

Comentário by Adriana Maskio

25/06/2008 @ 20:55

Nossa! muito bom este assunto! Realmente a Igreja Católica, que é a Mãe, tem mesmo que repensar sobre a acolhida, pois essa é uma das atitudes que os evangêlicos usam p atrair os nossos rebentos! ja conversei com pessoas que se queixaram de não se sentir filho em nossa Igreja e que chegaram a ir em igreja evangelica e se sentiram abraçados! Na minha Paroquia temos a Pastoral da Acolhida, e eles são bacaninhas, mas o carisma precisa ser trabalhado, pois sentimos uma certa formalidade! Mas como eu faço parte da Pastoral da Liturgia vou dar essa dica ao responsável por essa Pastoral! Mas gostei muito em saber que a Igreja MÃE, foi tocada pela inspiração do Espírito Santo, a esse respeito! Agora é sermos obedientes!!! Grata, Adriana.

Comentário by alexandre

25/06/2008 @ 20:59

Não é facil ser acolhedor,é preciso muita oração!!
A acolhida tem que ter amor que brota de dentro.

Comentário by Rita Maria Pupio Raimundo

25/06/2008 @ 22:18

Concordo plenamente, com toda essa reflexão nossa Igreja, eu digo nossa porque ela de de todos nós. não só bispos e padres e alguns coordenadores de pastorais tem muito ainda a aprender com nossos irmaos evangelicos no que se refere a acolhida, porque podemos chegar e sair sem que haja um mínimo de preocupação, se estamos lá ou não. e enquanto pudermos servir ótimo, mas se for preciso descarta com a maior facilidade.

Comentário by Maisa

25/06/2008 @ 23:02

Padir Alir, achei muito bom o seu comentario sobre a acolhida. Na minha comunidade a missa é tradicional. E a acolhida é feita no sitema antigo, muito superficial mas mesmo assim ela esta sempre cheia pois tem muitos idosos, acho que esse sistema afasta muito os jovens da IGREJA, fica uma IGREJA TRISTE , e hoje em dias Jovens gostam mais de musica um pouco de barulho, lá não se pode nem mesmo olhar muitos para os lados que são sempre repreendidos. Mas sempre peço a DEUS, e liberte o coração de nosso padre que ele seja sério sim mas sobre tudo mais carismatico. COM ISSO VAI ACOLHER MUITOS MAIS JOVENS EM NOSSA COMUNIDADE… UM ABRAÇO – MAISA – FRANCA SP.

Comentário by Rosa Saletti Dias

26/06/2008 @ 00:12

A pessoa que quer participar da Pastoral da Acolhida,na minha opinião,deve partir de dois princípios que considero básicos: o sorriso sempre presente no rosto,pois um sorriso sempre cativa e o Não julgar,pois todo julgamento prévio pode afastar uma pessoa.Todos tem o direito de entrar numa igreja,sejam quais forem os motivos que os levem a isso,por isso não deve ser levado em conta sua maneira de vistir ou se até mesmo estiver alcoolizado,pois só a Deus cabe a transformação.Já reparei em algumas paróquias que mulheres vestidas com trajes não muito adequados são convidadas a se sentar mais para o fundo da igreja,sob a alegação de que estão sendo motivo de pecado para os homens e até para o padre.Isso,acredito,faz com que cada vez mais percamos nossos fiés para outras denominações,afinal Jesus disse que veio para os doentes e não para os sãos e só a ele tem o poder de transformar uma pessoa.A dignidade da pessoa e a promoção humana neste momento são os que mais deve ser levados em conta,não importando a forma com que a pessoa chegue até a Igreja.

Comentário by VâniaRosado De Angeli

26/06/2008 @ 00:30

Amo nossa igreja , mas perdemos meu filho para uma outra igreja pelo motivo de não se sentir acolhido no momento que mais precisava.Oremos por êle Renato Rosado De Angeli pra que êle volte. Meus filhos são a maior benção de minha vida. Hoje êle está na Igreja Batista Betel.BEIJOS EM TODOS VOCÊS. Amo a Canção Nova.Faço parte dessa família.Vila-Velha Espírito Santo.

Comentário by VâniaRosado De Angeli

26/06/2008 @ 00:51

Padre:Olha: Nos momentos mais difíceis da vida, EX problema grave de saúde de minha mãe tive que contar com ajuda de pastores da igreja Maranata, nos deram total assistência espiritual. Gente amo a Canção Nova, sempre busquei ajuda nas orações de vocês através da televisão, porque a gente nunca pode contar um padre de nossa paróquia? Isso é muito triste.O padre é muito elitisado, a gente só vê padres proximos a pessoas da sociedade gente importante como ex:padre Marcelo visita Hebe Camargo , Padre Zézinho dá total assistência a Roberto Carlos………. O que acontece ? Padre pelo que vejo só para a Elite concorda? Mesmo assim sou católica e Amo a Canção Nova…. Mas as atitudes dos padres em geral é Z..O…..Em relação aos fieis da igreja. Vânia Rosado De Angeli. Vila Velha- Esp. Santo

Comentário by Francine Freitas - Sorocaba SP

26/06/2008 @ 13:15

Ahhh se os padre, os coordenasores, a “linha de frente” lê-sem isso e praticassem bem a acolhida, nossa igreja teria muito mais pessoas salvas para Jesus!Mas por nossa causa, temos inúmeros irmãos sofrendo sem conhecer a verdade que liberta!

Pe. Alir, passe essa mensagem mais a frente!

A sua benção!

FRancine – Sorocaba/SP

Comentário by Cris

26/06/2008 @ 14:40

Sou vocacionada e prezo muito o acolhimento, no entanto, nao me sinto acolhida pelo pe. da minha paroquia, me sinto acolhida por outros… muitas vezes sinto vontade de contar a ele sobre as duvidas q surgem com a vocaçao + nao me sinto acolhida e por isso acabo nao contando, gosto demasiadamente dele, porem ontem ao procura-la para enfim conversar ele me mandou sentar e disse q eu poderia falar… sentei e falei mas isso me machucou muito, pois ele nem pra mim nao olhou, continuo brincando com o notbook e somente afirmava com “humrum” o q eu lhe falava, levantei-me triste e me despedi dele, a certeza de q ele nao me deu atençao tive hj pela manha qndo ele me perguntou pq sai sem avisa-lo! creio q o acolhimento é a grande chave para fazer com q os fies se sinto a vontade na ksa de Desus!

Comentário by Eulália

26/06/2008 @ 14:48

É mesmo muito importante o acolhimento para nós que somos católicos, imagine para aqueles q não são e estão visitando a nossa igreja. É maravivoso quando entramos na igreja e as pessoas da equipe de acolhimento abre aquele sorriso para nós porém, de contrapartida quando chega na hora do abraço da paz a maioria das pessoas só apertam a mão daqueles que são conhecidos precisamos mesmo amadurecer. Padre foi muito bom ter lido o seu texto. Fique na paz.

Comentário by maria

26/06/2008 @ 15:14

Padre. Gostei de sua reflexão. Sou católica PRATICANTE, mas lhe confesso que ando desiludida com minha igreja católica. Confesso que toda noite assisto o missionário RRSOARES e é com ele que estou aprendendo muita coisa do evangelho, pois na igreja católica eles(padres) são muitos superficiais. Agora lhe digo, sou católica por convicção, devota e N.S.do P.Socorro.

Comentário by Vera Lúcia

26/06/2008 @ 17:17

Pe. Alir,
Que texto mais oportuno!!!
Gostaria que todos nós, católicos praticantes, pudéssemos refletir e tomar a decisão de mudar, acolhendo melhor todos que chegam. . Pois estou a mais de um ano em uma nova paróquia e embora tenha me colocado a serviço, continuo sem serviço. Sinto falta, pois era ativa na catequese e RCC na antiga paróquia.
FICA UM ALERTA: A RCC que se considera mais ocolhedora que os demais movimentos, também não me acolheu, ainda.

Comentário by David

26/06/2008 @ 21:59

Padre,
Fiquei muito feliz ao ler seu artigo porque tive a certeza que estamos no caminho certo. Há três anos demos início a Pastoral da Acolhida na missa dos jovens na minha Paróquia. Foi e é muito gratificante estar acolhendo os irmãos e sendo uma Igreja viva, renovada, que se preocupa com os fiéis e na sua boa permanência na casa do Pai. Mas vejo que ainda precisamos ser mais acolhedores no mundo fora da Igreja, onde é muito mais difícil superar as barreiras… mas é preciso ir além para levar mais fiéis para a casa de Deus.
Sua benção!!!

Comentário by Rosana

26/06/2008 @ 22:00

Acolhimento é um tema importante em todas as instâncias da vida. Nossa Igreja, precisa ser mais atenciosa com seus membros e mais acolhedora.
Conheço duas pessoas que foram para Igreja de outra denominação e apontam que isso ocorreu, pela diferença que percebeu na que hoje frequenta.
Jesus sempre recebeu a todos e acolheu-os transmitindo-lhes carinho e conforto.
Que possamos ser assim tb com quem nos procura e com nossos Padres tão maravilhosos!

Comentário by Lucélia L. Amaral Pereira-Guarulhos

27/06/2008 @ 00:29

Sua Benção Pe.
Eu concordo e acho importantissimo o senhor expressar esse comentário, porque a acholhida é um passo fundamental para o retorno de um irmão.A renovação carismática vem dando uma nova transformação para a igreja católica ,está cada dia mais, se preparando para o acolhimento.Acredito que cada um de nós somos responsáveis por esses gestos, aliás somos imagem e semelhança de Cristo, somos filhos do criador,então por dever,e não obrigação sejamos felizes por essencia ,sob qualquer circunstância que o irmão possa ver Cristo em nós.

Comentário by BENILDE

27/06/2008 @ 10:28

DIGO PARA O SENHOR QUE A ACOLHIDA ´E UMA DAS COISAS
MAIS IMPORTANTE QUE DEVE ACONTENCER NA IGREJA.
EU E MEU MARIDO FOMOS ACOLHEDORES NA PORTA DA IGREJA DE SANTA CRUZ NA BOLIVIA E AI NÓS CONHECEMOS MELHOR AS PESSOAS QUE ALI IAM, ME SENTIR MUITO FELIZ POR FAZER ESTE TRABALHO TÃO LINDO(ACOLHEDOR) E SER ACOLHIDA TAMBEM.
VAMOS LUTAR POR ESTA CAUSA.

Comentário by Nice Amarante

27/06/2008 @ 18:11

Pe. Alir
Acolhida é muito importante na igreja.
É importante lembrar que a Igreja católica somos nós.
A Igreja é santa porque temos o Cristo, e pecadora porque tem pessoas como nós.
E se realmente as pessoas, como dizem a maioria não estão sendo acolhida pela nossa Igreja e porque fazemos parte dela.
Precisamos melhorar está visão ser exemplo e praticar mais o acolhimento,o amor ao próximo, a caridade e o perdão.
Precisamos enxergar os outros com os olhos de Deus.
Sou Católica praticante desde os 12 anos de idade, hoje tem 32 anos, sou Ministra da Palavra e do Batismo.
Amo a nossa Igreja.

Paz e Bem!

Nice Amarante
Região Episcopal Brasilândia – SP

Comentário by MIRIAM N. SAMPAIO

27/06/2008 @ 20:24

EM PREMEIRO LUGAR,´PARANENS PELO ARTIGO. E QUERO RESALTAR QUE FOI DE GRANDE VALIA TANTO PARA MIM, QUANTO PARA A PROPRIA COMUNIDADE CATOLICA, ESTA ATENTA A ESTAS QUESTOES. UMA VEZ QUE O NECESSSITA E MUITO EM NOSSA IGREJA E O CALOR HUMANO CADA VEZ MAIS PROXIMO E QUE DE FATO TRASMITISSE CONFINÇA PARA AS PESSOAS. SABEMOS QUE VIVEMOS EM UM MUNDO CONTURBADO E QUE MUITAS DAS VEZES NAO TEMOS OU NAO DISPONIBILIZAMOS TEMPO PARA ACOLHER UM IRMAO. QUE NÓS PÓSSAMOS SER POSUIDORES DO AMOR DE DEUS E DE SUA ETERNA PROTEÇAO.

Comentário by cleyton morlé

27/06/2008 @ 20:49

interessante ese asunto de acolida,pois precisamos mesmo e acolher o proximo pois o nosso povo e falho nisso, faço parte da paroquia santo antonio na minha cidade acolida nao existe pois precisamos e ter vergonha na nossa cara pois que cristo e esse que nos pregamos jugamos a pessoas falamos maus uns dos outros isso e ruim demais pois estamos perdendo muitas pessoas para outras igrejas e etc.

Comentário by cleyton morlé

27/06/2008 @ 20:50

sua bencao padre Alir

Comentário by cleyton morlé

27/06/2008 @ 20:50

interessante ese asunto de acolida,pois precisamos mesmo e acolher o proximo pois o nosso povo e falho nisso, faço parte da paroquia santo antonio na minha cidade acolida nao existe pois precisamos e ter vergonha na nossa cara pois que cristo e esse que nos pregamos jugamos a pessoas falamos maus uns dos outros isso e ruim demais pois estamos perdendo muitas pessoas para outras igrejas e etc. Sua bençao padre alir

Comentário by Silviams

27/06/2008 @ 22:12

Quero deixar meu desabafo a respeiro da reportagem, pois nem todos que estão dentro da igreja católica, acolhem os seus fiéis,principalmente daqueles que realmente estão com problemas e precisam de um conforto e uma palavra amiga, para esses as nem olham nem dão ouvidos. pois falo isso pois passei por isso.seje com o padre com ministros e até mesmo pessoas de grupo de oração. chamavam a gente de carentes que isso era carencia e não problemas. um amigo meu que era fiel a igreja católica,era da legião de maria, fazia de tudo para igreja, e qdo precisou do apoio do padre e até mesmo dos ministros, eles não o apoiaram ele sofreu muito e sabem onde hoje ele está numa igreja evangélica ao qual souberam escuta lo qdo ele mais precisou, apoiaram ele e sua familia hoje ele é outra pessoa totalmente renovada.e eu só não fui ainda pra outra religiao porque amo a doutrina católica isto é a eucaristia e nossa senhora porque se depender dos padres e ministros e pessoas a frente de alguns grupo de oração eu já nem mais me consideraria católica. eu acho que a religiao católica precisa rever esse coonceito de acolhida dos fieis acolher relamente. pois vcs não estão sabendo acolher os fies por isso estão indo pra outras religioes.

Comentário by regina padilha da silva

28/06/2008 @ 09:06

Bom dia Pe.Ali
Parabens pelo texto, este assunto deveria ser diariamnete lembrado, pois esquecemos de acolher as pessoas, se preocupamos mais em outras atividade dentro da igreja, sempre prevalece os mesmos muitaS VEZES temos resistencia de aceitar os novos.
Frequento um um grupo de oracao da renovacao carismatica e me sintp mais mais acolhida que na minha comunidade. um abencoado final de semana

Comentário by Rosangela Borges

28/06/2008 @ 17:58

A acolhida é o ponto de partida inicial,para a conversão de um ser humano.Posso dizer que tive duas experiências opostas.A 14 anos atrás um padre foi capaz com sua maneira rude de afastar-me da igreja e da comunhão.Mas graças a bondade de Deus,hoje Ele colocou em meu caminho um Padre acolhedor,preocupado em realmente evangelizar.Por muito tempo tive raiva da igreja catolica.Hoje frequento as missas todos os dias e tenho recebido muitas graças.A minha vida mudou muito.Vejo agora a importancia de seguir os mandamentos de Deus e como isto é tudo de bom.Sinto a cada dia que estou vivendo mais e mais em plenitude.Devo estas mudanças em minha vida,a boa acolhida que tive.
Deus foi capaz de me mostrar o lado bom dos padres,que para mim ficou por muitos anos desacretitado.

Comentário by Sonia Terezinha Martins barboza

29/06/2008 @ 11:58

Bom dia Pr. Alair.

Amei demais sua reflexão, para mim me sinto acolhida e amada, no evangelho de São Lucas no “MAGNIFICA”(1, 46-55) e ( 3 )se conclui tantas beleza, e vida com plenitude em Jesus , com credibilidade de sermos agraciado pela fé, o convite de Deus a acolhermos com amor a todos, assim como Ele, nos acolhe, todos os dias da nossa vida.

Obrigada – Sonia.

Comentário by Wagner José da Silva Magalhães

30/06/2008 @ 02:08

Oi Padre
eu confirmo a mensagem que o senhor passou,pois já tive experiência própria na comunicação com outras pessoas,e percebi o quanto faz bem a atenção,acolhida para com eles.

Comentário by Izabel Maria

30/06/2008 @ 15:50

Olá padre,realmente a acolhida é muito importante e pra sermos pescadores de pessoas assim como são Pedro foi é necessário sabermos ACOLHER.

Comentário by Antonia

4/07/2008 @ 23:39

Oi padre sou da pastoral da acolhida é um trabalho maravilhoso cada irmão que chega é uma alegria um abraço,um sorriso,um beijo,uma palavra amiga,Nosso Parroco entra na igreja cumprimentando os fieis fazendo brincadeiras é uma benção

Comentário by Reyner

5/07/2008 @ 11:54

É verdade devemos acolher os nossos irmãos com o amor de Deus, pois ele preparou primeiro o mundo, e logo nos acolheu nos teus braços.

o bom acolhedor é aquele que se deixa acolher

a sua benção

Comentário by Elaine telma

6/07/2008 @ 20:41

Olá Padre!
Fiquei muito feliz ao ler sobre o assunto da acolhida.
Me custa aceitar o fato de existir pessoas que entram e saem da igreja sem falar um “Oi” ou dar um sorriso ao irmão.
Graças a Deus,a comunidade em que minha família participa(Paróquia São José´-Guará /DF),mesmo com a pastoral da acolhida implantada recentemente,sempre me sentí muito acolhida.Não sei dizer se é pelo fato de ser uma comunidade ainda pequena,e isso facilita a comunicação.É muito importante sentir-mos acolhidos,pois muitas vezes é no sorriso do irmão que Deus cura o nosso coração.E mais importante ainda é acolher de coração aberto,e não somente pra dizer que “serve a casa de Deus”.Precisamos servir verdadeiramente a Deus!Não ter medo de nos tocar,abraçar,e mostrar a alegria que é ser filho amado de Deus.
Que possamos ter consciência que todos nós somos canais da graça para nossos irmãos!Todos nós podemos fazer a acolhida dos que se achegarem.Pois se as pessoas procuram a casa de Deus, e Deus é o pai e somos todos irmãos,logo,todos devemos ser anfitriões!
E assim ajudaremos a construir o reino!!!

Comentário by Luciana Saraiva Pinheiro Lim

7/07/2008 @ 01:29

Olá padre!Sua benção! Sou de Minas,E tenho um comentário a fazer sobre este assunto que o senhor abordou a respeito da acolhida. Isso faz a diferença, Muitos de nós as vezes não procuramos a igreja e sim nos momentos de dor, optamos por assistir uma missa ou até mesmo, conversar com uma pessoa que possa nos orientar, sobre os momentos difíceís que estamos passando.Foi o que aconteceu comigo, fiz uma coisa que considero um grande erro, e também um pecado diante de Deus.Procurei um padre de minha cidade e me abri com ele, não foi nada fácil, mas também não foi nada proveitoso, porque sáí de lá do mesmo jeito ou até mesmo pior.Quando o senhor fala em acolhida, acho que todos nós seres humanos em momentos difíceís de nossas vidas precisamos de um ombro amigo ou até mesmo de uma palavra, que possa nos ajudar. Não consegui me abrir com ninguém mais e sinto que preciso de ajuda, converso muito com Deus, mas uma boa confissão também seria muito bom pra mim, mais não fui feliz na escolha.Este padre que mencionei, não soube me acolher e nem me ajudar será porque? Um grande abraço , e q Deus cuide do senhor! Luciana

Comentário by VITÓRIA RÉGIA

14/07/2008 @ 20:13

Esse tema realmente é muito importante,precisamos começar a trabalhar na própria equipe de acolhimento.Acolher nao é só entregar folhetos,e´passar amor através de um simples olhar ou aperto de mão,mas pra isso temos que trabalhar o nosso interior pois a gente só da quilo que tem.

Comentário by Antonio Bezerra

27/01/2009 @ 16:29

Boa tarde Pe Alir a sua benção. Visitei pela primeira vez essa sua página e gostei muito do texto de abertura.

“Que nesse ano paulino, nós possamos todos os dias abrir nossos corações para nos aproximar cada vez mais do projeto de Deus para nossa vida; e assim como Paulo possamos transformar e renovar nossa vida diariamente, vivendo e proclamando o evangelho de Deus.”
E a acolhida penso eu, concordando com o senhor Pe é um fator importantíssimo dessa evangelização em nossa igreja.
Um abraço e fique com Deus e que ele vos abençoe mais ainda.

Comentário by Raildal Nunes do Carmo leao

9/06/2009 @ 16:57

Olá Pe. Alir sua benção.Sou de Maceió Alagoas e sou Mílite,escuto sempre o senhor na Rádio MI.Adoro suas dicas elas me edifica muito,Deus seja louvado por tu do isso. Esse tema é de grande importancia para nós cristãos.Tenho vivido muito isso na minha comunidade e sei o quanto é importante saber acolher um irmão.Fico muito grata A Deus quando nos grupos q ue faço parte escuto dizez;Estou aqui porque fui bem acolhida por você ou por alguns dos meus irmãos em Cristo. Que deus nos dê a graça de sabermos sempre acolher nossos irmãos,independente de qualquer situação.Um abraço e fica com Deus!

Comentário by antonio leão

17/06/2009 @ 00:06

muito bom

Comentário by Silvana Rocha

10/09/2009 @ 18:09

Sou de BH e hj moro em Uberlandia,MG. Qd cheguei na minha comunidade, procurei a coordenaçao da Catequese para me inscrever como Catequista. Ñ fui bem acolhida, aliás, nem bola me deram. No momento, desanimei, deixei pra lá e passei a frequentar outras igrejas, mas algo no meu coração dizia para retornar e tentar de novo. E um dia voltei, procurei a coordenação e vi q era outra pessoa, q me recebeu com alegria e me convidando para um retiro q aconteceria no dia seguinte. A partir desse momento, ñ deixei de servir ao Senhor. assumi uma sala com 35 crianças e cada sabado era como um presente de Deus pra mim. Hj sou amada na minha comunidade por todos, mas questionei com as pessoas sobre a forma de acolher um irmao, mesmo q esse ñ queira servir a comunidade, mas q tá precisando pelo menos de um sorriso. Qd viajo pra minha cidade e falto as missas, na segunda todos me ligam perguntando cadê eu! Isso é otimo e amo muito a minha igreja, meu povo, minhas crianças, principalmente meu Deus! Acolher é amar: se vc trata mal o proximo, ñ está amando a Deus e nem a si mesmo! Acolher é amar e receber no coração Deus, nosso Pai e Salvador! A paz de Cristo esteja com todo aquele que estiver lendo essa mensagem!

SILVANA ROCHA
UBELANDIA/MG

Comentário by Reis e Leila

16/09/2009 @ 22:48

Padre Alir por favor entre em contato conosco. Leila e Reis
franciscoreis@bol.com.br
S.J dos Campos 16/09/09

gostaria de saber quando começou a pastoral da acolhida na igreja.(quando,como,em que região)

Comentário by izabel

19/09/2009 @ 19:09

Ola, padre
Li todos os comentarios sobre a acolhida nas nossas Igrejas e gostaria de receber orientação de como fazer para criá-la em minha paroquia. O pároco já nos deu autorização para fazê-lo. Sua benção.

Comentário by Neilde

15/01/2010 @ 16:03

Olá.
Sou coordenadora da Pastoral da Acolhida na minha igreja, mas esta Pastoral não funciona, ou seja, não tem membros, nem se quer tenho apoio do Padre da comunidade (prefiro não citar o nome do padre).
Resolvi sair desta Pastoral, porque não tinha apoio apenas criticas, uma semana após me chamaram novamente para a coordenação, fiquei muito triste porque a comunidade não é convidada a participar das pastorais e dos projetos da igreja.
Hoje vivo pesquisando temas, assuntos que possam motivar a comunidade num todo, a participar da acolhida, vou assumir novamente a coordenação, mas com algumas condições, como colete próprio da acolhida, reunião mensal com a equipe (isto é, se conseguirmos formar uma) e apoio isto é errado?
Porque eu sei que a Pastoral da Acolhida veio para ajudar a igreja e não prejudicar, tanto é que nos eventos, encenaçãoes, o pessoal da acolhida pode ajudar e muito.
O que faço para ter uma equipe unida e fiel a DEUS e não a mim, pois não tem ninguém na acolhida para me ajudar e a igreja precisa de ovelhas.

Comentário by Juliane - Arapongas

27/01/2010 @ 13:56

Muito obrigada por suas palavras forão de muita utilidade para minha concientização e motivação para que eu assuma novas atitudes em meu ministério e no Grupo.
Fique com Deus!

Comentário by Marinalva Marta da Silva Sousa

4/02/2010 @ 08:44

sou coodenadora do acolhimento da minha comunidade, e gostaria de receber da canção nova formação sobre este ministerio obrigada a todos e que Deus continui os abençoando.

Comentário by Irmã Ana Maria dos Rêis Sobrinho-Coromandel

26/03/2010 @ 14:05

Oi,

Mutio bom mesmo…obrigada pelos ensinamentos. Que Deus me ensine a por em prática.

Comentário by joao paulo

11/08/2010 @ 15:11

Olá

Sou cordenador do ministério de acolhida de minha igreja e sei que a acolhida é tudo, um abraço dado de coração as veses é tudo que alguem precisa e um abraço,um sorriso e seje bem vindo JESUS te ama fortalece qualquer um .

Para que a acolhida seje ótima o segre do é acolhermos de coração,com amor isso é ideal.

João Paulo (Alcantil PB)

Comentário by Roberto

29/08/2010 @ 21:20

Boa noite Padre.

Muito boa sua colocação em respeito da acolhida, padres e freiras as vezes parecem estar “um pouco distantes dos fiéis”.Recentemente visitei com um colega católico na Sé, o Mosteiro de São Bento, aqui em São Paulo. As pessoas parecem nem se conhecer nem mesmo olham pra vc, a única coisa que dizem na entrada da igreja é “não pode tirar foto aqui dentro”. Esta certo que existe regras que os fiéis devem seguir, mas deveriam se preocupar na maneira de se inibir algum ato proibido.

No entanto, ñ apenas isso afasta os fiéis. A maioria dos católicos nem sabe qual o objetivo de cada parte da missa (credo, comunhão, oração das coletas), se decora o ritual sem saber as origens. O padre troca a cor da batina, sem passar ao fiel o que significa cada cor, quando é usado ou pq se comunga apenas a hóstia e outras vezes a hóstia com o vinho.

Vc vê uma Igreja rica em rituais misticos no Vaticano e fiéis sem saber o significado, esquecem que o fiel na igreja é um “leigo”??!! Não saberá se não lhe for passado conhecimento do q significa os coroinhas, os instrumentos usados pelo papa e os desenhos em sua roupa.Tudo tem um significado ñ usam apenas por moda ou pra “ficarem mais bonitos”. Assim o fiel acaba desistindo de ser católico pq ñ agrega valor aos rituais da igreja.

Fui a uma igreja evangélica, não só a acolhida mas tbm o objetivo de cada encontro no culto e as simbologias passado pelo pastor de maneira clara, faz a diferença na escolha de uma religião.

Um forte abraço e muito obrigado pela oportunidade de expor nossa opinião!!

Comentário by clenilza

29/09/2010 @ 23:49

COM CERTEZA A ACOLHIDA BEM FEITA É A PRIMEIRA IMPRENSÃO QUE FICA MARCADA Á PRIMEIRA VEZ QUE VAMOS A IGREIJA. TODOS NÓS TEMOS UM DOM A SERVIÇO DE DEUS . O DIFICIL É O CRISTÃO USAR DESTE DOM COM AMOR E ALEGRIA,. NÃO ADIANTA FICAR NA PORTA DA IGREIJA ACOLHENDO NOSSOS FIÉIS DE CARA EMBURADA E DE MAL COM A VIDA.AH, TAMBEM ACHO QUE OS PADRES DE NOSSAS PARÓQUIAS TEM QUE SEREM MAIS ACOLHEDORES,

Comentário by Rosa

21/02/2011 @ 01:38

Boa Noite Padre
Faço parte da equipe da acolhida da minha comunidade, e gostaria de receber da canção nova formação sobre este ministerio obrigada a todos e que Deus continui os abençoando.

Comentário by Maria Lurdes Zapelini Araujo

18/08/2011 @ 02:03

Boa noite Padre a benção!!
Estava eu aqui procurando um assunto de catequese e encontrei esse rico texto.
Realmente, em nossas igrejas faltam pessoas que saibam fazer uma boa acolhida, mas eu acredito que cada pessoa tem seu jeito de ser, nem todos tem o mesmo dom.
Sou catequista a muitos anos, amo a catequese e a liturgia, mas não me sinto a vontade, não me sinto bem para fazer acolhida na porta da igreja.
O Senhor há de convir comigo que a messe é grande mas os operários são poucos. Temos muitos católicos que gostam de ser paparicados, mas na hora de ajudar em alguma pastoral em algum serviço dizem que não podem por isso ou por aquilo.Se cada um der um pouco de si, não precisariam alguns fazer tudo e as vezes até mal feito por sobrecarga.Vamos colaborar mais e exigir menos, a igreja é da comunidade e não só do Pároco.
Que Deus o abençoe.

Comentário by Suely

21/08/2011 @ 22:19

Concordo plenamente, com tudo que foi dito nossa Igreja, eu digo nossa porque ela de de todos nós. não só bispos e padres e alguns coordenadores de pastorais tem muito ainda a aprender com nossos irmaos evangelicos no que se refere a acolhida, porque podemos chegar e sair sem que haja um mínimo de preocupação, se estamos lá ou não. e enquanto pudermos servir ótimo, mas se for preciso descarta com a maior facilidade.
na minha paroquia o padre so pensa em dinheiro , voces precisam ver o carro dele, a casa dele, nunca esta na paroquia, não da expedienete, tantas pessoas o procuram para se confessar mais ele nunca esta. Fico com pena da secretaria que que sempre da uma volta enorme para poder dar uma desculap. A missa e uma lavagem de roupa suja, as pessoas vão a missa para ouvir a palavra de Deus e não fofocas, o negocio deste padre é dinheiro, festa, tudo tem que render lucro. È uma pena….acho que hoje em dia temos muitos jovens que a familia joga em um seminario porque trata-se de familias pobres e não podem dar um estudo para seu filho e o mndam para ser padre…Porque a riqueza que temos no seminario é uma maravilha… Para o senhor ter uma ideia….na paroquia hoje para ser ministro não é chamdo deDeus e sim chamado porque o casal tem dinheiro….Não deixo a Igreja catolica porque nada que esse padre faça faz com que eu perca a fé em deus….

So posso dizer que isso é uma vergonha..e sem contar que a ministra chefe parece mais uma capitã do mato do que uma ministra

obrigada padre
e desculpe o desabafo

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>