Quaresma, tempo de alegria!

Filed under: Sem Categoria — padrealir at 11:41 pm on sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Uma primeira idéia e impressão pode nos trazer ao pensamento uma realidade que não é verdadeira. Poderíamos pensar que quaresma, por nos chamar à penitência, conversão, oração, jejum, esmola, recolhimento, seria um tempo de tristeza e abatimento.

Entretanto, a realidade é bem diferente. Quaresma é um tempo essencialmente de alegria e isto deve-se, justamente, à proposta de conversão.

O chamado à conversão é um convive para que se deixe o “inferno” e se ande na direção do céu. Ou seja, deve-se aproveitar esse momento para sair de uma situação de desconforto e infelicidade para seguir em direção a um estado de maior felicidade e alegria.

Esta é essencialmente a proposta de Deus para nós, seus filhos amados. Ele tem um caminho que nos conduz numa direção diferente, e até contrária do mundo, pois Deus sabe onde e como encontraremos a verdadeira e duradoura felicidade.

Converter-se, é justamente, inverter a direção na qual se está caminhando. Quando se está numa avenida e aparece um sinal de “conversão à esquerda”, por exemplo, este indica que se deve fazer um retorno e andar, agora, em sentido contrário, isto é, inverter a direção na qual se trafegava anteriormente.

Assim, se antes andávamos “na direção do inferno” da infelicidade, agora marcharemos na direção da verdadeira e eterna felicidade. É este o chamado e convide de Deus: que trilhemos um caminho onde possamos ser  mais e verdadeiramente felizes.

Não podemos pensar que Deus seja “um sujeito chato” que não nos quer aproveitando as coisas boas que a vida pode nos oferece. Deus não tem para nós apenas “boas coisas”, mas as melhores. Deus nos criou para a verdadeira felicidade neste mundo e para toda a eternidade.

Por isso somos convidados a, durante toda a quaresma, ouvir e seguir o que a Palavra de Deus nos propõe. Disse o Pai sobre Jesus: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!” (Lc 9,35)

Quem de nós, escutar todos os dias o que nos diz a Palavra lida na liturgia terá excelentes motivações para converter-se e chegar ao local da verdadeira felicidade que Deus tem reservado para os que ouvem e põem em prática Sua Palavra.

Portanto, se dedicarmos mais tempo à leitura, meditação e praticarmos o que nos diz a Palavra de Deus, mais facilmente chegaremos ao destino da verdadeira felicidade.

Neste período quaresmal, podemos também deixar uma parte do tempo que passamos diante da TV e orar mais, praticar a caridade pela visita a um doente, ser mais solidários com os mais necessitados, buscar a reconciliação com que estamos de mal, enfim, sejamos criativos no amor!

Não é difícil encontrar motivos para mudar. Basta que leiamos atentamente a Palavra de Deus proposta todos os dias.

Leiamos com esta perspectiva: Esta Palavra vai me indicar o caminho da felicidade verdadeira. Ela pode ser “dura, não gostosa, me convidar a mudar de vida”, mas vai me conduzir à verdadeira felicidade, à verdadeira alegria.

Mergulhemos de fato no espírito quaresmal. Posso saber se estou vivendo de fato a quaresma, se cada dia me sentir mais feliz, vendo minha alegria crescer e explodir do dia da Páscoa da ressurreição.

Boa caminhada de conversão. Boa chegada à verdadeira e permanente alegria!

 

3 Comentários »

Comentário by Monex

19/12/2010 @ 17:03

Sep 30 08 7 12 AMpara TodosEsse o titulo de um livro de Josh McDowell que eu acabei de ler recentemente e ele n o poderia ter vindo em melhor hora. Parece que estamos vivendo nos tempos de Jesus quando Ele falou Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? Um grupo grita para o outro N s tocamos m sicas de casamento mas voc s n o dan aram!

Comentário by Panama foundation

15/08/2011 @ 05:52

A publicidade nao consegue vender felicidade entao passa a ilusao de que felicidade e o resultado da soma de prazeres Se tomar este refrigerante vestir este tenis usar esta camisa comprar este carro voce chega la!

Comentário by hemp

18/08/2011 @ 08:17

…..Como ser feliz de verdadeQual e o segredo da felicidadeVerdadeiramente livres..6 Muitos dizem Quem nos fara ver a felicidade? .Nos somos verdadeiramente livres nao por merito nosso e sim pelo sangue que o nosso Senhor Jesus Cristo derramou na cruz.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>