A conversão na vida do cristão (Joel 2,12-13)

a_conversao_na_vida_do_cristaoAmigos, estamos chegando ao tempo do Advento, em preparação para o Santo Natal. A conversão! Como ainda entender o que é converter-se? Na vida do cristão, o primeiro encontro com Cristo é de suma importância, porém, ainda mais importante, são as sucessivas conversões. Não é verdade que ainda resta tantas coisas a serem feitas? Não é possível ficar parado. É sempre necessário buscar a conversão. Lembremo-nos das palavras de Santo Agostinho: “Se disseres basta, estás perdido. Procura sempre mais, caminha sempre, progride sempre. Não permaneças no mesmo lugar, não retrocedas, não te desvies”.

Converter-se é um regresso a Deus, é voltar cada vez mais para Ele. É buscar a transformação interior. “Voltai para Mim de todo coração… Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes… Voltai para o Senhor vosso Deus” (Joel 2,12-13). Converter o coração significa decidir-se por Ele de verdade. Sem conversão do coração, qualquer sinal e rito externo, se torna vazio.

Converter é abrir-se ao amor de Deus. Mudar em si aquelas atitudes que o dificultam ou mesmo impedem de experimentar esse grande amor. Mudar não por medo, mas por amor.

Converter é assumir compromisso com o Reino de Deus, em atitudes e obras. É o começo de uma vida nova, conduzida pelo Espírito Santo. Converte-se, é deixar de viver na mentira e no pecado.

A conversão é obra da graça de Deus, e resposta livre do homem.

Tantas e tantas pessoas se desviaram de Deus e do irmão e estão centradas em si. Vivem em profundo egocentrismo.

Como se direciona o coraçao na busca da conversão? meu coração se direciona para o próximo e,  na pessoa do outro, posso alcançar o próprio Deus.

“In manus Tuas!”

Padre Antonio Lima.