O coração de quem serve

o_coracao_de_quem_serveQuem quer servir e a quem quer servir?

Uma primeira referência aqui, vem deste episódio dos discipulos: Os discípulos de Jesus não tiveram a coragem de responder do porque haviam tido uma conversa sobre Jesus com um raciocinio humana demais e eles nem imaginavam que Ele soubesse o que tinham conversado entre eles, quando Jesus não estava presente. E, colocando-se no meio deles, esclareceu e ensinou como deve ser o coração do servo.“Quem quizer ser o primeiro, seja o último e o servo de Todos” (Mc 9, 30-37)

Jesus não deu uma lição teórica mas deu-lhes o exemplo lavando os pés, que naquela época era o serviço para os escravos. A grandeza de quem segue Jesus está na atitude de servir, quem serve mais, vale mais, e é maior quem se humilha e nunca, quem se exalta.

Por outro lado, o bom desejo de servir não pode separar-se com o desejo de escutar a voz de Deus como Moisés (Ex 33,11), como Samuel: “Fala Senhor que o teu servo te escuta” (1Sam 3,10).

O máximo do serviço o fez Jesus porque tinha o coração de servo obediente, e ele nos ensina a ter essse coração. Vemos nas palavra sobre o lugar do servo. Veio sobre a terra e não pretendeu ser tratado como filho de Deus, a sua posição não o impediu de rebaixar-se à obediência até a morte de cruz.

Precisamos aprender como os discipulos e decidir servir. Precisamos aprender a ser servos plenamente, não com belas palavras mas como ele mesmo ensinou; também quando o custo é alto, que nunca vai ser o mesmo custo da humilhação da morte de cruz. O recado de Jesus para quem quer servir então é escolher sempre os últimos lugares.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.