Origem da solenidade de CORPUS DOMINI

origem_da_solenidade_de_corpus_dominiSolenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, presentes no pão e no vinho consagrados.

A Solenidade de CORPUS DOMINI nasceu na  Bélgica em Liege, criada em 1254 por Papa Urbano IV, Esta solenidade foi instituida para a Igreja inteira celebrar no mundo, no dia 8 de dezembro de 1264.

Na idade média, iniciou-se com procissão, adoração e Santa Missa. O papa convidou um grande teólogo S. Tomás de Aquino para preparar a liturgia eucaristica.

A primeira finalidade desta solenidadee foi de celebrar o Corpo de Cristo, a sua presença real de Jesus na Eucaristia, Deus e homem verdadeiro presente no SantÍssimo Sacramento.

Não eram poucas as pessoas inclusive os padres que duvidavam da presença real eucarÍstica.

Alguns milagres aconteceram no Oriente e no Ocidente que comprovavam esta presença real de Jesus  no pao e no vinho depois da consagração, onde  as espécies mantem os sentidos fisicos, a aparência, mas pela fé,  acreditamos que aquele pão e vinho são o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelas palavras do proprio Jesus, pronunciadas na última ceia.

Na Santa Ceia Jesus disse aos Apóstolos, “Tomai e comei, este é o meu corpo, Tomai e bebei, este é o meu sangue”.

Um segundo siginifcado importante, adorando a presença de jesus, a Eucaristia é espressão da adoração total a Jesus, ele que doa todo o seu corpo e sangue para a salvação da humanidade, derrammados na cruz. Todos os dias esta salvação é celebrada quando na Santa Missa o sacerdote faz memoria viva e não cruenta deste grande dom da presença de Jesus. é Jesus que reparte seu corpo e distribui seu sangue para nos.

Mistério maravilhoso da grande celebração da igreja, que espressa a partilha da vida cristã, o amor e a caridade, que serve de exemplo para todos nós cristãos, que podemos viver o amor vivendo na caridade entre os irmãos principalmente para com os mais pobres.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.