Quando entrei para o seminário, em 1976, havia lá um formador que havia passado um tempo de estudos na Europa e voltara cheio de idéias. Uma de suas criatividades era um curioso “Catálogo de problemas pessoais”. Éramos todos garotos de sexta até oitava série. Tínhamos entre 13 e 15 anos de idade. Entrávamos na adolescência longe da família e precisávamos de um rumo. Ele inventou o tal “catálogo” com mais ou menos 300 problemas que um quase-jovem poderia enfrentar. A orientação era a seguinte: “- Se for um probleminha, tome um lápis e marque um X; se for um problema maior, coloque um círculo em torno do X. Se o problema for enorme coleque dois círculos. Quando for conversar com seu orientador, leve junto o seu caderno. Aos poucos você vai resolver seus problemas e poderá ir apagando os círculos até resolver um problema completamente e apagar até mesmo o X.”

            Tenho este caderno até hoje, apesar de entender os evidentes limites da metodologia. Estes dias estive revirando velhos arquivos e dei de cara com a lista de problemas. Lá estava o meu maior problema daquele tempo, que até hoje permanece com dois círculos: “Ser disperso, distraído”. Lembro o quanto lutei contra esta tendência inata de estar sempre muito concentrado… mas não exatamente naquilo que é oportuno naquela hora. É só entrar na capela e começar a rezar que tenho idéias e mais idéias. No volante às vezes tenho que parar o carro para anotar a letra ou a melodia de alguma canção. Tive que estudar filosofia para entender que este aparente “defeito de fabricação” na verdade era uma grande qualidade se administrado do jeito certo. O pensador é alguém que consegue se distrair e se maravilhar com as coisas aparentemente mais irrelevantes. Quando começo a fazer uma pesquisa, preciso me distrair com o objeto pesquisado. Isto é, preciso o êxtase de quem se distrai.

            Foram anos e mais anos procurando dominar este talento natural. Consegui algumas vitórias e descobri certos segredos da alma que faz silêncio, adora, aquieta-se e ama. Rezar é distrair-se com Deus. Rezamos quando ficamos distraidamente olhando um lago e nos colocamos no colo do criador de tudo aquilo. A distração pode terminar em louvor.

            Mas existe também a síndrome da dispersão que pode matar a nossa saudável distração. Pensei que era uma luta minha, irremediavelmente distraído. Mas aos poucos percebo que vivemos em um mundo cada vez mais disperso. As pessoas entram em casa e não sabem cozinhar sem ligar a TV. Passam roupa distraídas com algum inútil programa de rádio que repete as mesmas baboseiras 24 horas todo dia. A juventude está cada vez mais dispersa na Internet. Este meio maravilhoso poderia ser utilizado para fazer milagres e alcançar mais e mais conhecimento. Mas entro na Lan House e vejo em um passar de vistas, todos os computadores plugados em programas de bate-papo no estilo MSN. A conversa não vai dois centímetros de profundidade, pois é preciso conversar com cinco ou seis pessoas ao mesmo tempo. Isso quando ao mesmo tempo não se está em alguma sala virtual e algum outro programa de relacionamento, ou ao mesmo tempo se alimenta sua página de Orkut. É uma doença. Pesquisas iniciais indicam que a Internet assim utilizada provoca dificuldade de concentração nos jovens estudantes.

            Existem muitas armadilhas tecnológicas que podem capturar nossa concentração e nos deixar dispersos. Vejo pessoas que tentam trabalhar com um celular ao lado que toca a cada 10 minutos; o MSN e o Skype estão ligados e pessoas falam, falam, falam… um telefone convencional toca às vezes, um radio está ligado bem baixinho! É possível trabalhar assim? Nosso mundo está disperso. Nós latino-americanos somos tropicalmente quentes e temos por natureza climática mais dificuldade de concentração do que um alemão, por exemplo. Precisamos rever nossos conceitos. Não seria a hora de retomar o nosso “catálogo de problemas” e tentar apagar este X? Quem sabe possamos começar fazendo um esforço de ficar meia hora em silêncio por dia. Parece simples, não é? Dizem que qualquer empresário que conseguir fazer isso terá sucesso. Por que não tentar?

31 Responses to “Síndrome da dispersão”

  1. Maria Inês disse:

    Pe. Joãozinho,

    Ótimo texto, eu me “achei” com esse caderno!
    Essa frase é pra mim: “Lembro o quanto lutei contra esta tendência inata de estar sempre muito concentrado… mas não exatamente naquilo que é oportuno naquela hora.” Quantas vezes eu desliguei a panela no fogo, e vim no pc, escrever minhas idéias…
    O esforço em viver a vontade de Deus no momento presente ajuda muito….. Mas colocar este exercício do silêncio, vai exigir aprendizado…fazer uma meditação é algo maravilhoso, mas silêncio preciso aprender.

  2. Maria Inês disse:

    Este trecho da notícia Aumentam causas de beatificação no pontificado de Bento XVI (Zenit),faz desejar a santidade:

    São os próprios familiares que levam ao altar as relíquias do novo beato, em meio a «um silêncio e uma comoção indescritíveis». E «a santidade não é coisa de museu, mas algo atual», uma realidade que afirma a presença da família e que tem uma grande importância eclesial, concluiu.

  3. Simone Teixeira disse:

    Pe. Joãozinho, temos algo de parecido: as poesias que saem do fundo de meu coração nascem em momentos em que deveria estar em silêncio ou concentrada em algo diferente. Muitas vezes, acordo no meio da noite, para anotar algo que me veio durante o sono… É como se transbordasse de dentro de mim. Nos momentos de oração, se nosso compromisso é de pelo menos meia hora diária, tenho que reservar mais tempo para, num primeiro momento transformar as distrações em orações: todas as pessoas com problemas e todos os problemas que estou vivendo, vêm à minha mente. Vou entregando as distrações e preocupações a Jesus até que consigo acalmar o coração e silenciar… Só aí consigo me sentir realmente no colo de Deus e posso ouvi-lo e adorá-lo com um sentimento profundo de paz.
    Já me disseram que os sentimentos não são oração e que o silêncio é um exvaziar-se até de emoções, mas me coloco diante de Deus como sou, com meus limites e minha sensibilidade, com meus conflitos e depressões… Naquele primeiro momento, peço que ele vá colocando sua misericórdia nos lugares certos porque não sei mais definir o que é cansaço, o que é preguiça, o que é omissão, depressão ou dor. Nem sei se, o que sinto como pecado ou sei que é pecado, foi um ato totalmente livre. Já parei de tentar me julgar e deixo isso para Deus. Coloco um emaranhado de problemas e sentimentos diante dele, naquele primeiro momento até poder silenciar meu coração e transformar tudo em louvor, mesmo que seja um louvor sem palavras, de coração a coração!
    Tenho tido também dificuldades em me concentrar nos estudos, mas isto tem a ver um pouco com a dificuldade de ler. Preciso trocar os óculos não só da alma, mas também aqueles que uso desde 2 anos de idade… São tantas as prioridades no começo do ano letivo e o coração de mãe não deixa de atender primeiro aos filhos para depois pensar em si. No próximo mês acho que já vai dar para marcar consulta com oftalmologista. Tem que ser antes do concurso e antes dos exames para a perícia do INSS.
    Bem, espero que suas distrações continuem nos trazendo canções tão lindas que parecem falar por nós.
    È como se você conseguisse transformar em versos o que temos no coração e não conseguimos expressar…
    Você nem imagina o bem que suas músicas nos fazem! “Há momentos em que tudo é escuro, não se vê horizontes na estrada”… e parecia que só acontecia com a gente! Você coloca seus sentimentos e suas experiências e nos lembra que “a fé pode ver adiante” e que não estamos sós: “se Deus é por nós, quem será contra nós”! Não preciso entrar em pânico: tenho um Deus que é PAI de bondade e MÃE de ternura e que cuida de mim e luta muito mais por mim do que eu por Ele… Quando estiver atravessando Atlântico, não esqueça de ter um meio de anotar suas idéias, certo?
    Vá com Deus e continue “sendo distraído” ou “concentrado em alto que só você está vendo ou sentindo”. Que Deus o acompanhe em todos os momentos.
    Meu carinho, meu abraço, minha gratidão.

  4. Ana disse:

    É dispersão ou acídia? Qual a diferença, Padre?

  5. Juliana disse:

    OLÁ Pe. SUA BÊNÇÃO! SOU UMA JOVEM E QUERO DIZER-LHE QUE ME IDENTIFIQUEI MUITO COM O SEU ARTIGO, POIS SOU UM TANTO QUANTO DISPERSA E DISTRAÍDA. SE ESTOU FAZENDO UM TRABALHO ME COLOCO DISTRAÍDA PENSANDO EM ALGUMA PALAVRA QUE DESCONHEÇO OU EM ALGUMA CONVERSA QUE PRECISO TER COM ALGUMA AMIGA. QUANDO PERCEBO JÁ ESTOU DISTRAÍDA, OU QUANDO OUÇO UMA HISTÓRIA ACABO FICANDO CONCENTRADO EM UMA PARTE E PERCO O RESTANTE.”CONCENTRADA E DISPERSA AO MESMO TEMPO”! PEÇO A DEUS QUE ISSO SEJA TRABALHADO EM MINHA VIDA,À SERVIÇO Dele.

  6. Danilo Mendes disse:

    Eu SOFRO DISSO!…
    Agora mesmo estou no meu trabalho, fazendo um monte de coisas, escutando pelo fone de ouvido a rádio Canção Nova FM, e “obviamente” digitando este comentário sobre este texto rico, verdadeiro e inspirador.

    Como disse o Senhor Jesus, a verdade liberta!

    Conhecer nossas limitações e problemas é o primeiro passo para uma cura eficaz.

    Vou começar a rezar nesse sentido.

    Deus abençoe sua vida Pe. João.

  7. É engraçado Padre quando li seu artigo me deparei com minhas distrações e na maioria das vezes ela advinha de alguma inspiração, ou para escrever uma música ou para escrever poesia, enfim , isso é algo de bom.
    Quanto a linguagem contemporanea com todo o avanço tecnológico é realmente preocupande a quantas andam nossos jovens que estão totalmente antenados com esse ritmo e de forma desemfreada o que poderia ser melhor aproveitado.
    Abraços, Iria Mara – Bertioga

  8. Ivanilde Rodrigues disse:

    PAZ E BEM!
    A bênção Padre Joãozinho. Amém!
    Eu tenho muita dificuldade de me concentrar em determinados momentos. Acredito q seja normal, mas vejo o quanto isso me prejudica. Certa vez eu estava participando do repasse da Campanha da Fraternidade me distrair e comecei a pensar em outras coisas como a Pastoral da Criança, meu amigo q está internado… e como eu costumo dizer, quando acordei já havia perdido boa parte do conteúdo apresentado, me sentir culpada e ao mesmo tempo preocupada pois sabia q depois eu teria q correr atrás do prejuizo e buscar informações sobre o tema, quando me coloco no lugar da pessoa q estava repassando o conteúdo me sinto pior ainda, pois sei o quanto é horrível vc perceber q as pessoas não estão prestando atenção no q vc está dizendo e isso me causa um certo constrangimento. As vezes, leio algo e consigo me lembrar do q li após anos ou começo a ler um texto quando termino nem sei do q se trata e quando releio por diversas vezes na esperança de me concentrar e entender percebo q o texto não estava complicado e q eu não conseguia me lembrar pois não havia me concentrado. Eu me sinto culpada por não conseguir aprender algo por falta de concentração.
    Nossa! Como é complicado conviver com este problema. Jesus tende piedade de nós.

  9. Sua bênção Padre , estou muito feliz de vê-lo de volta em alguns programas da CN.
    Quanto a este artigo , adorei. Para eu não me distrair quando ouço uma palestra, tenho que estar anotando o que estão falando… se não!! meu Deus viajo o mundo todo e não me concentro mesmo. Vou tentar ficar meia hora quieta. Só que muuuuuuuitas vezes eu digo que se fosse 5 ainda seria pouco para dar conta de minhas tarefas. Ore por mim que sempre oro pelo senhor. Obrigada.

  10. Iane disse:

    Maravilhoso ensino o padre nos traz, é muito difícil parar, silenciar…que Deus nos dê a graça da paz interior, tranquilidade,calma…que Deus nos dê Seu Espírito Santo.

  11. Liriel disse:

    encantou minha alma!Nas distraçoes divinas echeguei a concusão que quando estamos preocupados não conseguimos cotemplar que tudo e dom de Deus e a tudo a Ele, retorna seja pelo amor da entrega ou pela dor de enfrentar solitáriamente.Desejo-te todo o consolo do nosso Sagrado Coração de Jesus. amém eque assim seja em nome do sagrado coração de jesus pelo o Imaculado de Maria.

  12. Caro Pe. Joaozinho,
    Acho que todos nós seres humanos temos esse problema, em maior ou menor grau, não é?
    Algo que tem me ajudado muiiiito é a ORAÇÃO CENTRANTE: veja no site: http://www.oracaocentrante.org.
    Nos colocamos na Presença de Deus, com tudo que somos e vamos silenciando. Com a fidelidade diária, aos poucos, Ele vai nos dando a graça de nos aquietarmos.
    abraço fraterno,
    jandira

  13. Retificando o endereço do site acima, coloquei sem querer o ponto final. Não tem.
    A url correta é: http://www.oracaocentrante.org

  14. Marisa Brito disse:

    P. JOÃOZINHO: a dispersão é uma constante na minha vida não somentede oração como tambémnos trabalhos do dia a dia.
    Quando rezo o terço começo numa boa o Pai Nosso quando chego nas aves maria,já tenho resolvido enes problemas não só da minha vid como dos meus filhos,ou melhor penso em resolver.

    se me disponho a escutar Jesus depois da comunhão
    e muito dificil,começo logo a dialogar, dizer que o amo o adoro e termino sempre suplicando graça paraa familia;ainda bem que imclu também a Igreja e a humanidade.Ainda bem que Deus me ama e tem paciencia comigo.É assim queeu penso. Achei otimo o senhor falar da sua distração assim eu meidentifico com alguem que só fazpassar a experiencia de Deus na minha vida.É engraçado,não lhe conheço pessoalmente,somente através dos programas na Canção Nova e fico contente quando lhe vejo.É amor a primeira vista (não se preocupe-nãoé cantada) já tenho setenta anos e o unico amor che entra mesmo no meu coração é puro semmistura,é o amor de Deus através dos sacerdotes como o senhor, P. FABIO, p.SILVIO ANDREI? É porque Jesus com certeza era bonito atraente e sabia conquistar os nossos corações para Ele mesmo.Abraço e bom final de semana.(jmarisabrito@yahoo.com.br)

  15. Maria Luiza disse:

    Pe.Joãozinho, que mensagem maravilhosa, seria bom que muitos jovens acessasse esta página, que Deus continue iluminando o sr. para sempre termos coisas boas para ler e comentar com outras pessoas. Obrigado!

  16. Michelli disse:

    Pe Joãozinho,
    Incrível! Fui lendo o texto e infelizmente fui me identificando com algumas partes. Principalmente em não fazer nada, sem está a TV ou o rádio ligado. Ligo o computador para fazer alguma coisa de trabalho e logo me distraio no MSN. Como é difícil nos libertar de certos vícios…mas temos exercitar e nos policiar.
    Um abraço

  17. ana maria disse:

    “Rezar e distrair-se com Deus”. Padre Joaozinho, que lindo! Como sou assim, parece que fui me descobrindo com o seu texto. Muito Obrigado e Parabens pelo seu retorno.

  18. Isa disse:

    Padre,
    Que belo texto!
    Tentarei partilhá-lo no meu Grupo de Oração, no meu trabalho que é em uma escola secundária,na minha família, mas, principalmente, na minha vida.

  19. sisi disse:

    Nossa é verdade, esse é um dos meus maiores problemas, agora mesmo estou com a proposta de mestrado aqui aberta, o msn ligado, as msgs do dia da Luiza e do Pe. Jonas e agora entre paradas e voltas conseguir terminar de ler o seu artigo. Impressionante como não consigo me concentrar em uma só coisa, acabo não sendo produtiva em meu mestrado e em qualquer outra coisa, e assim tb é na vida de oração, acabo não me concentrando nas orações como devia, qdo percebo meus pensamentos já voaram pra beeeeeeeem longe.
    Como resolver isso??? Eu juro que tento fazer só uma coisa, mas não consigo =(

    Sua bênção padre?!

  20. A PAZ DE JESUS PADRE JOAZINHO GOSTEI MUITO DO ARTIGO AS VEZES NA CORRERIA ESQUEÇEMOS DE TANTAS COISAS SIMPLES DA VIDA SENTAR A MESA PARA FAZERMOS AS REFEIÇOES FICARMOS EM SILENCIO PARA ORARMOS DESLICARMOS UM POUCO DO BARULHO PARA ENTRARMOS EM SINTONIA COM DEUS QUE JESUS ABENÇOE E NOS DE PAZ NAS AGITAÇOES FIQUEM COM DEUS

  21. lilian disse:

    uma ótima sugestão, vou adaptar ao meu dia-a dia pois é tudo que necessito, concentraçãooo..obrigado..
    sua bençao.

  22. Simoni disse:

    Amei o texto, sou uma pessaoa muuuuuuuuuuuuito despersa, percebo q isso me atrapalha muuuuuuuuuitas vezes, por isso vou tentar controlar…sua benção Padre
    Um abraço

  23. suely farias disse:

    Olá padre Joãozinho, acompanho, sempre que possível, alguns inscritos seus, os acho muito ricos, como esse que me preencheu uma inquietação que estava me ocorrendo para lidar com meus dois filhos de 12 e de 14 anos com tanta distração e esse texto me ajudará enfrentar com mais sabedoria e até pra mim mesma.
    Obrigada você e obrigada a Canção Nova por ser esse veículo tão prático e eficaz de evangelização…sou sócia desta obra há muitos anos.
    Rezem por mim tenho 32 anos e um esposo muito bom, para que Deus preserve a minha e todas as famílias cristãs e as que mais sofrem.
    Bjos!!!!!!!!

    Suely Farias Monteiro Aguiar- Mlahda de Pedras/Ba.

  24. wellington disse:

    Este texto foi uma resposta de Deus às minhas orações.
    Para amenizar os sintomas da minha constante distração estou tentando ir até o fim com uma tarefa de cada vez. Parece óbvio, mas não tem sido tão simples.

  25. Anchieta disse:

    Brasília-DF, 07/04/08

    Olá, pe Joãozinho! Minha bênção!

    Gostei muito do seu artigo. Neste final de semana, após muitos anos, estive fazendo um retiro com a Carmita Overbeck (90 anos),(a madre Teresa e a Chiara do Brasil) “Emaús a nossa estrada”. Logo que cheguei lá, Centro Cultural de Brasília (jesuítas), ficou muito claro a agitação e a inquietação dentro de mim. Carmita já começou dizendo: “No silêncio a alma abraça a Deus e Deus abraça a alma”.

    Sinto que este seu artigo vai me ajudar bastante na melhor administração da dispersão e da distração.

    Quando o senhor diz: “Entrávamos na adolescencia longe da FAMÍLIA e precisávamos de um rumo”. Fica bem claro a importância da família na vida de qualquer pessoa. Assim, ajude-nos a divulgar o Dia Internacional da Família, 15 de maio.

    Um abraço,

    Anchieta

  26. Márcia disse:

    Pe.Joãozinho, tenho este problema e tenho lutado em resolver.É começar a rezar e me pego pensando em coisas que nada tem haver, o sono chega, fico bocejando a cada segundo é uma coisa inquietante. Realmente é muito difícil silenciar para poder ouvir a Deus, preciso muito desta graça , Padre.
    Márcia – mcgprata@hotmail.com

  27. Pe.Joãozinho,sua bênção!
    Amei seu artigo.Me sinto mto encaixada nesse tema,sou mto distraída,na oração pessoal,até na missa,mtas vezes o padre está lendo o Evangelho e meu pensamento tá longe.Isso faz com que eu deixe mtas vezes a graça de Deus passar.Que o Espírito Santo me controle
    e me aquiete.Grande abraço,sou sua fã.

  28. celia disse:

    Achei fantástico, sou de bsb e não tenho a cançao nova na TV, nem sempre dá para ter acesso ao computador. Amei aquela frase Rezar e distrair-se com Deus. Padre Joaozinho que Deus te abençoe

  29. Luciana disse:

    Nossa Padre, confesso que ao ler seu texto percebi o quanto sou distraida com as coisas e o quando isso me prejudica, muitas vezes nos deixamos levar pela vida agitada em fazer várias coisas ao mesmo tempo e nos esquecemos da importância do silêncio e da concentração.

  30. Gilberto disse:

    Padre tenho este problema… na verdade nunca me vi sem ele… Quero muito ter uma mente que trabalhe nas horas certas com as coisas certas, pois e muito dificil pra mim nao consigo fazer nada sem estar pensando em outras completamente diferentes do que estou fazendo..

  31. Xanax. disse:

    Buy xanax online….

    Xanax. Xanax effect….

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>