1o mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas”: clique em ferramentas, opções e comece colocando algum site católico como página inicial do sei browser.

2o mandamento: “Não tomar Seu Santo Nome em vão”: Se você não é autorizado pela Igreja, não fale como se possuísse a verdade eterna. Não poste em seu BLOG a SUA verdade como se fosse a verdade oficial da Igreja. Pode confundir os irmãos.

3o mandamento: “Guardar os domingos e festas”: Saia do quarto, da frente deste computador e vá na missa, no grupo de oração, na reunião de pastoral. A vida não se resume ao virtual. Viva a vida real.

4o mandamento: “Honrar pai e mãe”: Será que lá na sala não estão pessoas que esperam sua presença. Coragem: clique em iniciar, desligar o computador (não coloque apenas em modo de hibernação, pensando em voltar logo). Dê atenção aos seus pais, mesmo que eles não entendam nada de computador e não tenham a mínima noção do que é BLOG, CHAT ou TWITTER.

5o mandamento: “Não matar”: fuja dos joguinhos eletrônicos que fazem da morte e da violência um divertimento macabro.

6o mandamento: “Não pecar contra a castidade”: Nunca visite sites pornográficos nem mantenha conversas dúbias em chats. Se já fez isso, formate sua máquina e comece do zero. Por Hoje Não. Outra coisa: formate seu coração com uma boa confissão.

7o mandamento: “Não furtar”: não roube senhas, não fique bisbilhotando a vida dos outros, não seja um rato de computador que utiliza o conhecimento para o mal. Não procure comprar coisas sem pagar ou tirar vantagens virtuais.

8o mandamento: “Não levantar falso testemunho”: Não minta. A mentira virtual é tão pecaminosa quanto a mentira real. Não brinque de ser grande, loiro de olhos azuis se você é pequeno, e tem olhos e cabelos castanhos. Diga a verdade. Seja autêntico na NET. Vale a pena. Também não fique arquivando imagens e vídeos de outras pessoas para utilizar em proveito próprio com segundas intenções.

9o mandamento: “Não desejar a mulher do próximo”: Traição virtual é um dos grandes pecados de hoje. Fuja desta brincadeira. Muitas famílias estão sendo destruídas assim. Não é porque a pessoas está distante e é desconhecida que a coisa é menos grave. É pecado mortal, pois mata famílias. É adultério.

10o mandamento: “Não cobiçar as coisas alheias”: Vemos tantas coisas na Net. Nem sempre temos tudo aquilo. Cuidado com o consumismo: mais um pendrive, mais um HD, outro micro, outro monitor… e assim vai. Tenha um micro bom. Mas não entre no círculo vicioso de querer trocar de micro a cada seis meses.

11 Comentários

  1. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  2. Pingback: Cristiana Passinato

  3. Pingback: MariaDenisiaS.Silva

  4. Pingback: Fernanda Fanhani

  5. Pingback: Elaine dos Santos

  6. Pingback: Meire

  7. Pingback: Diocese de Blumenau

  8. Pingback: Lolifabi

  9. Pingback: Marcia

  10. Muito bom Padre. Adorei.

    É de autoria do sr? Pode reproduzir, com os devidos créditos?

    Sim… é de minha autoria. Pode reproduzir, citando a fonte!
    Pe. Joãozinho, scj

  11. Pingback: Arquidiocese Floripa

  12. Pingback: helennasilva

  13. Pingback: Alonso Ribeiro

  14. Pingback: Lirio

  15. Jorge Antunes Aguiar

    Quando li não sabia se chorava ou dava risada.
    Como o senhor é sacerdote……..chorei e lamentei.

  16. Pingback: Olga Lavôr

  17. ALELUIA!
    MENOS UM COMUNA POLUINDO O MUNDO COM DOUTRINAS SATANICAS! AQUELA MÚMIA DO SARAMAGO JÁ ESTÁ FAZENDO CHURRASCO COM O CAPIROTO, EM COMPANHIA A STALIN E SEUS SEGUIDORES. FILHO DA PUTA DE MARXISTA! AOS POUCOS O MUNDO VAI SENDO LIMPO DESSES DESGRAÇADOS, DEGENERADOS, SANGUINOLENTOS, FILHOS DO DEMÔNIO, QUE FAZEM COM QUE ALGUNS FRACOS-IMBECIS CAIAM NA TENTAÇÃO DE DESACREDITAR NA IGREJA.
    O LUGAR DESSES É NO INFERNO! AH, SE FOSSE EM OUTROS TEMPOS…LUGAR DE HEREGES, É NO FOGO, E É PRA LÁ QUE ESSES FILHOS DAS PUTAS E SUAS OBRAS DEVEM ESTAR!

  18. Pingback: mioco gomes

  19. Pingback: Janaina Pessoa

  20. Excelente!!!

  21. Pingback: Ana Sílvia Lobato

  22. Pingback: Amanda

  23. Pingback: VoxDei

  24. @elzinnha32

    Querido padre Joãozinho,

    Quanta pertinência e relevância neste post.

    Paz e Bem!!!

    E-beijocas….Boa viagem!

  25. @elzinnha32

    Querido padre Joãozinho,

    Quanta pertinência e relevância neste post!!!

    Paz e Bem!!!

    E-beijocas….Boa viagem!

  26. Elaine Mendes

    Mas, o sr. está realmente aplicando o que nosso querido Papa Bento XVI pediu aos sacerdotes, isto é o que chamo de evangelizar pela Internet.

    Obrigada padre por esses 10 mandamentos da Internet, aposto que todos como eu ao ler esses mandamentos se lembrou de alguma falta ou mal costume. É… a Internet é uma maravilha de informação, mas deve-se ter muito cuidado com ela especialmente com “amigos” virtuais que infelizmente a usam para seduzir e enganar.

    Sua benção!

  27. Pingback: Almir F. Rivas Jr

  28. Pingback: Emilyanne arnaud

  29. Pingback: helo costi

  30. Excelente.
    Se tem um Padre que tá seguindo direitinho o que o Papa pediu é o sr. Dicas práticas para uso cristão da internet.

    Ontem reli seus posts de como usar o bem o twitter e sobre os twichatos.
    Não é pecado então eu dar um block num twichato é?
    Arrumei um e tento responder com o silêncio, mas daó o twichato fica pedindo perdão, uma chatice. Gente q nem conheço.
    Deus que me ajude, mas não é fácil ser cristão nessas horas, Padre, tem mta gente sem noção. Vontade de xingar.

    Sua benção.

  31. Pingback: KarinA x ]

  32. Pingback: KarinA x ]

  33. Pingback: Vj Du Bboy

  34. Pingback: Ana

  35. PEÇO QUE INTERCEDA PELA MINHA FAMILIA AMARAL MARIA DE FATIMA AMARAL E JULYANNA AMARAL PÁDUA, DEVIDO ESTÁ SEPARADA DO MEU EX-MARIDO E ESTÁ EM UM LOCAL CORRUPTIVO ACHAM QUE MANDAM EM MINHA VIDA, ESTOU SENDO TESTADA NA MINHA ORIGEM DE DIGNIDADE PORQUE NÃO SOUBE ESCOLHER O PAI DE MINHA FILHA, APROVAÇÃO DE SATANÁS, QUE CADA UM LEVE SUA CRUZ, PORQUE GRAÇAS A DEUS EU CONSEGUIR CHEGAR ATÉ AQUI SEM ROUBAR E ME PROSTITUIR EM NOME DO MEU DEUS QUE SALVADOR E TRANSPARENTE.

  36. DHÉO COSTA

    O VERDADEIRO DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS DADO A MOISÉS, ESTÁ NO LIVRO DE EXODO EXATAMENTE NO CAPÍTULO 20 VERSÍCULO DO 1 AO 17
    1- NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM…
    2- NÃO FARÁS IMAGENS DE ESCULTURA, NEM ALGUMA SEMELHANÇA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, …
    3- NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO.
    4- LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO…
    5- HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE…
    6- NÃO MATARÁS.
    7- NÃO ADULTERARÁS.
    8- NÃO FURTARÁS.
    9- NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO.
    10- NÃO COBIÇARÁS A CASA DO TEU PRÓXIM; NÃO COBIÇARÁSA MULHER DO TEU PRÓXIMO…

    ESTE É O VERDADEIRO 10 MANDAMENTOS.
    A PALAVRA DO SENHOR DIZ LÁ EM APOCALÍPSE CAP.22 VERS. 19 E, SE ALGUÉM TIRAR QUAISQUER PALAVRAS DO LIVRO DESTA PROFECIA, DEUS TIRARÁ A SUA PARTE DA ARVORE DA VIDA, E DA CIDADE SANTA, QUE ESTÃO ESCRITAS NESTE LIVRO.

    NÃO ENTENDO PORQUE TANTA ¨SABEDORIA¨ POR NADA. VAMOS ENSINAR CERTO GENTE. A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS REVELADA.

  37. Filho desapontado

    Linda mensagem, Padre Joãozinho. Hoje enfrento uma triste situação de saber que meu pai está traindo virtualmente minha mãe e não sei como agir diante tal situação. Peço a Deus para iluminar minhas ideias para que toda essa situação seja resolvida sem que haja dor e sofrimento de ambos os lados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.