Acabo de receber o seguinte comentário:

“Venho por meio deste solicitar algumas informações a respeito de Revalidação de Diploma de Teologia no Exterior. Eu cursei Teologia em Roma, junto a Pontifícia Universidade da Santa Cruz, obtendo o diploma em Bacharel em Teologia, no ano de 1996. Há tempos que venho tentando revalidar meu diploma aqui no Brasil e não obtenho êxito. Pois segundo a legislação vigente, somente Instituições de Ensino Públicas podem proceder a tal revalidação (Resolução CNE/CES 1/2002). Solicito, portanto, se possível, alguma orientação de como proceder e como convalidar meu diploma de Teologia, feito em Roma aqui no Brasil.”

RESPOSTA TÉCNICA:

Existem três processos diferentes de regularização dos estudos no Brasil. Um estrangeiro, que tenha feito os primeiros anos de estudo em sua terra natal, pode cursar regularmente uma faculdade no Brasil, desde que entre com um processo de EQUIVALÊNCIA DOS ESTUDOS. Isto pode ser feito na Diretoria de Ensino da sua cidade. O processo normalmente é rápido e sem grandes custos. No máximo se exige um exame de proficiência em língua nacional. A “equivalência” é publicada no Diário Oficial e isto dá ao candidato direitos equivalentes aos brasileiros de cursar uma faculdade. Na Faculdade Dehoniana já ajudei muitos estrangeiros a passarem por este processo e todos já receberam seu diploma de Bacharel em Teologia.

O segundo processo é o de CONVALIDAÇÃO de um curso de Teologia. Mais exatamente é o que a lei chama de APROVEITAMENTO DOS ESTUDOS FEITOS EM CURSOS LIVRES DE TEOLOGIA. Graças ao Parecer 063/2004, do Conselho Nacional de Educação, as faculdades que tenham seus cursos de teologia devidamente RECONHECIDOS pelo MEC, podem oferecer estes programas. Na Faculdade Dehoniana oferecemos o programa de CONVALIDAÇÃO há alguns anos e já regularizamos a situação de diversos estudantes que chegaram até nós com ótimos estudos, porém, sem validade civil. A regularização leva em média uma no e exige que o aluno frequente algumas disciplinas com auxílio da Internet, sendo que as provas são presenciais. Não importa que o CURSO LIVRE tenha sido feito no exterior. Neste caso não estamos aproveitando as disciplinas, mas os ESTUDOS, ou seja, o governo nos permite reconhecer este CONHECIMENTO que o aluno prova ter. É fundamental que o Curso Livre cursado tivesse uma carga horária de no mínimo 1.600 horas. Além disso, o aluno deve possuir CERTIFICADO DE CONCLUSÃO deste curso e respectivo histórico. Maiores informações sobre nosso Programa de CONVALIDAÇÃO podem ser obtidas diariamente com Eduardo, na Faculdade Dehoniana, das 20h-22h. Pode ligar: (12) 3625-8080.

E a REVALIDAÇÃO? Este é o processo para os possuidores de um título de pós-graduação obtido no Exterior. No caso da Teologia, a PUC-RJ, tem um processo formal de avaliação dos DIPLOMAS para efeito de Revalidação. Deve-se procurar o Departamento de Admissão e Registro (DAR), entregar toda a documentação, pagar uma taxa (prepare-se) e esperar de um a três meses. Seu diploma recebe um carimbo e passa a ter efeito civil em território nacional. É claro que não se pode construir sobre a areia. Para REVALIDAR um diploma de pós-graduação é preciso ter CONVALIDADA  a graduação que, por sua vez, exige que o ensino médio tenha sido cursado no Brasil ou declarado equivalente.

Já orientei muitas pessoas a regularizar sua titulação acadêmica. Conheço doutores muito competentes que para efeito civil não possuem nem mesmo o ensino fundamental. Neste caso ele não pode dar aulas em cursos reconhecidos pelo MEC. Não deixe para amanhã. Estas leis costumam abrir portas que de uma hora para outra se fecham. Procure-nos hoje mesmo e faça uma consulta. Lembre-se:

FACULDADE DEHONIANA – www.dehoniana.org.br

12  3625-8080

4 Comentários

  1. Pingback: Olga Silva de Souza

  2. Sergio Souza

    Padre Joãozinho…

    O curso à distância da Escola Matter Ecclesiae, onde se obtém um certificado para cada módulo, teria alguma validade ou não? Creio que não, mas pergunto ainda sssim.

    E aquele curso de teologia à distância não foi para frente?

  3. José Nilton Dias Granito

    Obrigado pela resposta. Porém ainda resta uma dúvida: o curso que fiz em Roma não é um curso livre. Obtive o grau de bacharel em teologia, em uma Pontíficia Universidade. Como fica esse caso?
    Atenciosamente,
    José Nilton

  4. Gostaria de saber se eu posso convalidar pela Puc ,meu bacharel em Teologia. Sou de Campo Grande Rj

    Um grande abraço…

    Pr.Capelão Marcelo Antunes

  5. Valide seu diploma de Teologia com quem entende de TEOLOGIA

    Em 1969 foi aprovado por decreto a Lei 1051/69 dando status de nível superior aos portadores de diploma de teologia ( curso livre)no entanto o MEC não reconhecia, tampouco permitia acesso a concursos públicos. O beneficio dessa Lei restringia-se apenas entrada em algumas faculdades de humanas com aproveitamento de algumas materias, mas nem todas as faculdades aceitavam.Outro benefício,usado por alguns líderes religiosos era a prerrogativa de gozar de cela especial caso fosse preso, o que ocorreu com um líder muito conhecido em 1988 no Rio de Janeiro.
    Em 1999 foi aprovado pela camara superior de educaçao o parecer 241/99 que a teologia passou a ser faculdade no Brasil.Com isso os seminários protocolaram seus requerimentos, mas para decepção foi exigido que o protocolo atendesse asmesmas exigencias de uma faculdade qualquer.
    Isso gerou descontentamento por parte de muitos religiosos detentores desse diploma antigo, já que fora retirado direitos dos portadores do diploma amparado pelo decreto 1051/69 e com a 241/69 seus diplomas perderam todas as prerrogativas legais.
    Com isso, por pressão dos religiosos e políticos interessados, foi aprovado o parecer 063/2004 que permite validar o diploma de teologia de cursos livres para devolver os direitos e valorizar as intituições de ensino religioso.

    SENDO ASSIM, A FACETEN, PRIMEIRA FACULDADE PENTECOSTAL RECONHECIDA PELO MEC , VEM DESENVOLVENDO ESSE PROJETO. ENVIE UM E-MAIL PARA REUELPADILHA@HOTMAIL.COM E OBTENHA MAIS INFORMACÕES
    Exigencias:
    rg
    cpf
    cert. casamento
    diploma ensino médio e histórico
    diploma teologia e histórico
    reservista
    título de eleitor
    2 fotos 3/4
    Falar com Reuel pelo 13 78051355

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>