Print Friendly

A fórmula que precisávamos para reordenar sentimentos e reações

casal brigando, discutindoQuantas e quantas vezes nos deparamos com sentimentos que não gostaríamos ter? Raiva, ira, angústia, tristeza, ansiosidade, pânico, medo, preocupação, até mesmo paixão (pela pessoa errada…) e por aí vai… Fazemos um esforço sobre-humano para modificá-los e o que acontece na maioria das vezes? Nada… infelizmente quero lhe revelar algo que não é nenhum segredo: “Ninguém pode mudar um sentimento!”

Sei que é triste reconhecer isso, mas é verdade; porém descobri uma fórmula na Escola da Matemática da Vida que pode transformar o sonho de ter bons sentimentos em realidade. Essa fórmula se chama: “Equação das atitudes” e a aula já vai começar.

A psicologia cognitiva afirma que nenhum Sentimento (S) surge sem que antes não tivesse surgido um “pensamento”. Então, pare com aquela história de acordar e dizer: “nossa hoje eu acordei tão mal…” daí alguém pergunta: “por que”? E você responde: “não sei…” Quero lhe dizer que a sua resposta está… “ERRADA”! Na verdade o que você até poderia responder é “ainda não sei”. Este “ainda” faz toda diferença, porque este sentimento que você chama de “não estar bem” não é “fruto do acaso” vou lhe mostrar porque.

Não dá pra continuar sendo vítima de sentimentos desordenados, chegou a hora de saber de onde eles vêem, afinal de contas para se defender de algo… preciso saber de onde vem!

Pois bem, este sentimento ruim só foi sentido por você, porque antes dele existiu um Pensamento (P).

Para ter se sentido “mal” ao acordar (sentir mal aqui se relaciona com um estado emocional ou psíquicos, não físico, como uma doença, etc.) você teve necessariamente pensamentos do tipo: “nossa hoje vou encontrar aquele chefe…” ou “tenho muitas contas pra pagar e não tenho dinheiro” ou “ninguém me ama, sou uma pessoa infeliz…” entendeu? Você sempre vai pensar algo antes de sentir… é fácil.

Esses pensamentos costumam ser bem velozes, é por isso que a psicologia cognitiva os chama de “pensamentos automáticos”, mas não só no sentido que eles são rápidos, mas automático aqui também significa: indisciplinado, desordenado, descontrolado, quase como que tivessem vida própria. Por isso eles precisam de um “controle” ou de uma reeducação… daqui a pouco vou te ensinar a fazer isso.

Vamos devagar… relembrando a primeira parte: Primeiro surge um pensamento (P) e só depois surge um Sentimento (S). Com isso concluímos que todos os sentimentos que você sente (raiva, ira, medo, pânico, alegria, paz, etc.) surgem porque antes deles surgiram pensamentos que provocaram cada um desses sentimentos, certo?

Você lembra o que acontece depois que você tem um sentimento ruim? Imaginando o mesmo exemplo que coloquei a cima… você acordou e não se sente bem (isto é um sentimento), então você não quer “sair de casa”, sem fomeou “chora”, pode “perder o apetite”, fica com a “cara amarrada” etc… em outras palavras, o que surge depois dos sentimentos são as Reações (R).

Sinto muito lhe informar, mas essas reações são incontroláveis. É um processo psíquico-biológico, você foi feito para ter reações a partir dos sentimentos que tem. Mesmo que existam milhares de formas de “reagir”, e não importam se são exteriores ou interiores, aparentes ou ocultas.

Vamos descobrir como surgem os pensamentos? Os pensamentos surgem a partir das experiências positivas ou negativas que vivemos e registramos na nossa mente; a partir delas construímos os nossos pensamentos. Vou dar alguns exemplos… porque hoje você não coloca o dedo na tomada? Você não coloca o dedo na tomada por pelo menos um desses três motivos: primeiro porque você levou pelo menos um choque, segundo porque você viu alguém levando um choque ou terceiro porque alguém te disse que tomada da choque…

Estou lhe mostrando que sempre existe um “Fato” (F), que faz com que criemos um juízo de valor (pensamento) sobre aquela experiência, coisa, pessoa e etc. seja ela positiva ou negativa.

Agora a “Equação das Atitudes” está completa: primeiro surge um FATO (F), depois um PENSAMENTO (P), depois um SENTIMENTO (S) e no fim uma REAÇÃO (R). Veja no quadro a baixo como ficou:

quadro negro (equação das atitudes)

Lembra que no início do texto disse que não poderíamos mudar um sentimento, mas que eu tinha descoberto uma fórmula para transformar esse sonho em realidade? Chegou a hora de te mostrar como se faz isso.

Quando sente-se mal e tem qualquer sentimento negativo, você deve parar e pensar… preste atenção na palavra que estou usando “pensar”, o primeiro passo é pensar exatamente porque não adianta tentar mudar os sentimentos é como “dar murro em ponta de faca”, você só se mulher pensandomachuca…Os sentimentos serão mudados quando os pensamentos forem mudados.

Então pense… quais pensamentos provocaram esse sentimento?

Por exemplo, se está sentindo-se sozinha (o), pense “por que me sinto sozinha”? Se sente tristeza, pense “por que estou triste? Se sente raiva de alguém e está profundamente decepcionada (o), pense “por que me sinto assim”?

Quase sempre a pergunta por que? Vai levar a descoberta do “X” da questão. Encontrando o “X” da questão talvez você descubra fatos e pensamentos bem amargos, por exemplo: “me sinto sozinha (o) porque ninguém me quer”, “porque ele (a) me traiu”, “por que não sou amado (a) como sempre quis”, “estou triste porque tenho muitos problemas”, “minha tristeza é porque perdi meu filho (a) (pai, etc.)”…

Jesus um dia disse: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo 8, 32), agora lhe pergunto: será que seu pensamento… que é a sua verdade sobre o fato, é mesmo a “Verdade de Deus”? O Fato, você nunca poderá mudar mesmo, mas o que você pensa sobre ele sim, e é a partir daí que sentimentos e reações serão reordenados.

Uma vez descoberto seu pensamento, chegou a hora de questiona-lo e reeducá-lo a partir de um “Outro Pensamento“:

Será mesmo que você está sozinha (o)? Jesus não disse “Eu estarei sempre convosco” (Mt 28,20)? A presença d’Ele não é suficiente pra te fazer feliz? Se ninguém quer você será mesmo que é porque existe uma maldição sobre você ou será que é porque Ele (Deus) está preparando a pessoa certa para estar ao seu lado? Você está triste porque perdeu um ente querido? Será que Jesus também não perdeu parentes importantes, como nos ensina a tradição (a morte de São José aconteceu antes da crucificação), e a esperança do reencontro (cf I Ts 4,13)?

A Palavra de Deus é esse “Outro Pensamento” o pensamento da Verdade que nos liberta… quanto mais essa Palavra estiver dentro de você, ou seja, em seus pensamentos, mais sentimentos e reações de uma pessoa verdadeiramente feliz e liberta farão parte da sua vida.

Concluindo a aula: São Paulo disse que “tínhamos os pensamentos de Cristo” (I Cor 2, 16) exatamente porque isto significa conversão, mudança de mentalidade, significa libertação dos meus pensamentos errados e desordenados, assim a verdadeira cura interior acontece… passamos a ter “os sentimentos de Cristo” (Fl 2,5).

Lembra que na escola tínhamos os problemas matemáticos para serem resolvidos? E que para resolve-los você precisava usar a fórmula certa? Pois bem a partir de agora você já não tem mais desculpa para não resolver os problemas da “matemática da vida”, basta usar está fórmula: “Equação das atitudes”. Espero que tire nota 10!

Deus abençoe

Pe. Sóstenes Vieira

Talvez você também goste de ler “Eu me apaixonei pela pessoa errada”

73 Comentários

  1. Adriana Fontenelle

    Obrigada Pe.Sostenes por nos ensinar esta equação das atitudes!!!

  2. Padre se lembra quando o senhor me disse que era Jesus que digitava no seu lugar pois bem este texto concerteza foi especialmente para mim já vai fazer 2 anos que não consiguo ter uma vida normal tento ter bons pensamentos mais acaba vindo pensamentos maus que me fazem chorar e não ter vontade de sair pra lugar nenhum sofri muito nesta vida pois meu pai teve alzeimer muito cedo e como eu era pequena vi todo o sofrimento de perto e pra completar moro numa casa que querem nos tomar e sempre que mexe nela tem briga por parte da familia do meu pai por que se trata de herdeiros e minha mãe é a unica pessoa que sustenta a mim e ao meu irmão sozinha tirando que eu sempre fui muito tímida e por isso me rejeitavam na escola toda vez que lembro do meu passado é como se abrisse uma ferida antiga mesmo que eu tente é dificil esquecer pois eu ainda moro onde tudo aconteceu mesmo com tudo isso sou uma pessoa que não gosta de mostrar minha tristeza para meu proximo eu to me sentindo tão feliz por ter compartilhado isto com o senhor é como se tirasse um peso do meu coração queria que o senhor me aconselhasse ficarei extremamente feliz muito obrigado mais uma vez por este belo texto fike sempre com Deus meu amigo padre sostenes :)

    • paz
      com certeza eu lhe acolho e fico muito feliz por que Deus tem falado com vc através dos textos…
      você já sabe o que fazer, enche a sua alma da Palavra de Deus, das verdades de Deus sobre essas situações difícies, a Palavra de Deus tb pode vir dos lábios dos irmãos, então procurar alguém para fazer orações de cura interior, talvez seja muito bom tb. E não sei se vc já leu o tenho um texto ainda mais específico sobre isso que vc me relata agora, se chama “Sofri sim, mas minha história vai ter final feliz”.
      Deus abençoe

  3. nossa padre neim dormi direito esperando por esta resposta com certeza irei ler este texto muito obrigado por mim acolher fico muito feliz em ter um amigo sacerdote como o senhor que saiba me dar conselhos em Deus foi o presente que Deus me Deu de ter o conhecido Fike com Jesus e com maria santissima
    Amém!!

  4. Verdade, essa equação é bem simples, e complicada ao mesmo tempo…mas as SOMAS de Deus na minha vida são maiores que todas as reações negativas que trazem sofrimentos…
    Obrigada pelo seu carinho, Deus lhe abençoe!

    • paz
      se vc conseguir substituir todas aquelas coisas ruins, pelo Pensamento de Deus, tenho certeza que será muito feliz aconteça o que acontecer…
      Deus abençoe

  5. Padre ,
    Mais uma vez muito obrigada por me auxiliar a organizar dentro de mim os sentimentos e direciona-los a Deus , obrigaa por me lembrar que sou gente, e é natural ter sentimentos … porém preciso organiza-los dentro de mim.

    Obrigada pelas suas palavras e direções .
    Obrigada mesmooooooooo

    Me ajudou muitoooo
    Deus continue conduzindo o senhor!

    Um abraçoooooo

    • Amem…
      me faz muito bem saber que pude lhe ajudar…
      não seja mais refém dos sentimentos rebeldes…
      parabéns pela sua resposta madura dada a Deus…
      Deus te guie sempre
      Amém…

  6. MUITO SHOW AMEI!!!!!!!!!!

  7. Anne Nunes Rodrugues

    Padre, o senhor é uma bênção.
    Parabéns pelo texto!
    Amo seus textos e suas homilias, pois sempre falam algo para mim.
    Deus o abençoe sempre.

  8. paz de jesus td bem sua benção bom padre muito bom o texto é muito aproveitativo!!! vou tentar faser um calculo usando a aula do senhor vejamos
    F=que li o texto
    P=em aplicalo na minha vida
    S=alegria e curiosidade
    R=melhorar pessoalmente e agradecer o sr. brigaduuu!!

  9. Patricia Nascimento

    Faz muito sentido essa aula que o senhor nos deu, padre.
    Se analisarmos bem direitinho é o caminho que nos conduzirá
    a uma vida mais feliz, e não é complicado como (são para mim)
    os problemas de matemática (rsrsrsrs).

    Mto BoM!!

    Deus lhe ilumine sempre,

    Patrícia Nascimento

    • Ah que legAl que bom que não é complicado …
      Entender e praticar isso é um maravilhoso caminho de felicidade e maturidade no Senhor

  10. Olá Padre!

    Primeiramente quero agradecer pela visita. Agora é juntar as informações deste texto, de outros textos do blog e de tudo o que conversamos hoje, e então terei a fórmula correta para tirar 10 em tudo o que preciso. Acredito que precisamos também ter a percepção como um item implícito nessa fórmula, pois sem ela não teremos a humildade necessária para reconhecer os nossos erros e mudar nossos pensamentos para atingir o fim de mudar as atitudes.

    Grato e Deus lhe abençoe! Abraços!

    • Parabéns é isso mesmo!
      É preciso da humildade para que consigamos reeducar as nossas reações e sentimentos.
      Deus abençoe

  11. A teoria está perfeita, só espero que eu consiga por tudo em prática.
    Nunca fui muito fã de equação, mas a partir de agora, vou pensar de outra forma.
    Obrigada mais uma vez.
    E que Deus te conceda sempre mais sabedoria.
    E… se não for pedir muito…continue divide comigo essa inteligência toda.

    • rsrsrsrs
      inteligência? Digo como Isaías “O Senhor deu-me um língua de discípulo” (Is 50,4), o discípulo é aquele que não consegue dizer nada que não tenha ouvido do Mestre… neste caso eu sou só “caixa de ressonância” (caixa de som), Ele fala e a repito… não tenha nada só Ele…rsrsrs
      Deus abençoe e bom estudo vc vai tirar no 10 na matemática da vida sim…

  12. Bem padre não o conheço mas estou maravilhada ..hoje pedi a Deus que me desse palavras de luz para o meu caminhar que anda tão difícil, mas um dia me falaram que nosso fardos são dados por Deus porque ele sabe da nossa capacidade de supera-los…mas entro numa tristeza imensa achando que não dou conta então imploro a DEUS ,que me guie e me oriente e hoje recebi suas palavras com tanto carinho que encheu de luz o meu coração li esse texto acima como os outros parece que deus fala comigo nesses texto minhas lagrimas secaram e senti com alivio a esperança renascer que espirito santo ilumine sua vida e dando saúde e harmonia para continuar tocando os corações
    de tantas pessoas necessitadas de luz divina como eu….a bença.

    • padresostenes

      amém Andreia!!!!!
      Que coisa boa, fico muito feliz por saber que Deus está te tocando assim tão profundamente e que hoje Ele te faz mais feliz…
      continue assim…
      Deus abençoe!!! Alegria!

  13. Adoreiiiii… Essas palavras veio no momento em q eu mais precisava, mais me ajudou muitoooo!!!!
    Obg por estas palavras tão lindas :D

  14. É verdade padre precisamos cada vez mais aprimorar essa equação e traze-la para as nossa vidas, pois com muita sabedoria o senhor nos ensina e nos passa a formula. agora temos uma solução para as nossas reações continua e espero que agora meus sentimentos sejam cada vez mais iluminados por Deus, pois sei que Ele não me abandona e sempre estará no meu coração e em meus pensamentos.

    • padresostenes

      paz Gerlândia…
      que bom fico muito feliz por poder lhe ajudar e espero que tire notas excelentes na Escola da Vida…
      Deus abençoe

  15. taciana lei te costa

    materia maravilhosa ……..necessária em nossa vida…

  16. Maria Goreti dos Santos

    As palavras do Padre Sóstenes foram muito esclarecedoras. Espero realmente poder aplicá-las na vida diária e tentar melhorar muitas vezes o meu mau humor e desânimo. Obrigada. Deus o abençoe!

  17. vamisia david brito

    A sua bençao padre!!!
    Tenho passado por um momento muito dificil de minha vida,
    Precisei parar de trabalhar, de estudar, nao vejo mais graça em nada e o que é pior
    nao tenho apenas sentimentos pscologicoos, mais fisicos tambem, nao consigo me concentrar em nada tenho muita dor de cabeça tontura muito medo nao sei de que…
    e quando sinto tudo isso ao mesmo tempo acho q vou morrer, mmas logo penso:Deus nunca nos da a cruz que nao conseguimos carregar eu nao desistir de lutar, vou começar o tratamento com a pscologa de novo e pedir a Deus cada vez mais Fé, pra que eu nao me entregue a essas sensaçoes de “panico” que nao me deixam viver.
    Padre por favor reze por mim!!!
    Obrigado.
    Que Deus te abençoe!

    • padresostenes

      paz
      com certeza estarei orando sim… que bom que vai procurar um profissional isso também é muito importante,
      veja, tudo o que vc sente acaba sendo uma “reação” como lhe expliquei no texto, com certeza para vc ter chegado a esse estágio, existe um acúmulo de muitas coisas dentro de vc que precisam ser resolvidas, busque, lute não desista… vc sairá com a vitória.
      Deus abençoe

  18. MARIA DA CONCEIÇÃO VOLANTE

    ACHO MUITO LINDA TUDO O QUE PADRE FALO ADORO.

  19. Cassia de Assis Souza

    Gosto d ++++ dos textos que o senhor escreve…..o texto acima ….será uma benção…..fui traída em um namoro…..e as vezes acho que vou ficar maluca….de tantos pensamentos desordenados e sentimentos ruins….vou ler o outro texto que fala sobre a “paixão por alguém errado” que é o meu caso….Obrigada.

  20. Boa noite padre! Eu preciso muito pôr em prática essa aula na minha vida. acordo todos os dias mau humorada, as vezes tenho pensamentos ruins, como desistir da vida, choro com muita facilidade, as vezes estou bem, outras mal. Sou casada há 5 meses e preciso me desvencilhar do passado. Peço muita oração por mim, meu casamento e gostei muito da matéria. Fique na paz!

  21. Preciso muito usar essa equação na minha vida!!!! Que Deus me ajude a pensar e mudar os meus sentimentos que me angustiam e entristecem tanto!Obrigado padre por nos instruir com textos tão bons! Que Deus o abençõe para que o Senhor continue com essa inspiração divina ao escrever para nos orientar no meio de tantas dificuldades.

    • paz
      é um desafio continuar a escrever sabe? Mas vai chegar uma hora (espero) de voltar a ser mais constante sobretudo quando começar a escrever mais em árabe.
      Deus abençoe

  22. Hoje passei o dia angustiada e procurando uma palavra que pudesse reverter isso…. Algo que me ajudasse e essa formula foi muito util ….. Obrigada

  23. FABIANA GABRIELA DE ALMEIDA

    A paz…
    Lindo texto. confesso que mexeu muito comigo. Peço a DEUS humildade para aceitar e modificar meus pensamentos, pois preciso de ajuda. Obrigada. Abraços.

    • paz
      é isso mesmo
      penso que quanto mais temos intimidade com Ele para ouvir sua voz, melhor será a nossa vida, pois em cada momento Ele está a nos falar e como dizemos na missa “Palavra da Salvação”… assim são suas palavras para nós e em nós
      Deus abençoe

  24. Pe. Sóstenes

    Olá, Paz de Cristo!!!

    Suas palavras são extremamente sábias e inspiradas por Deus!!! Estou lendo todos os seus textos/artigos pelo Facebook da Canção Nova… Que maravilhoso podermos evangelizar pelos meios de comunicação, é uma bênção!!!

    Deus o abençoe sempre!!!

    Abraços daqui de Porto Alegre – RS

  25. Daniela Guerson

    Boa noite, Pe. Sostenes,

    Realmente estou chocada com tamanha clareza para nos ajudar a controlar nossos pensamentos!!!Meu Deus!!!Eu andava muito ansioso e descontrolada!!!Engordei 27 kg, porém carencia, problemas financeiros dentre outros. Só que sei que preciso me apegar a essa equação muito obrigada!!
    Daniela Guerson

    • Gloria a Deus…
      Isso mesmo… Vc foi achando a raiz da situação…
      Fico muito feliz por vc…
      Deus abençoe.

  26. Padre Parabéénss pelas belas palavras,é muito bom saber que um sacerdote, está ajudando os que necessitam de uma palavra amiga, de um afago no coração, através de Deus! Que a luz desse Deus Maravilhoso, possa lhe iluminar sempre, com sábias palavras! Parabéns pelo blog e pela atenção devotada aos fiéis! Obrigada

    • Amém…
      o papa pediu que os padre fizessem isso, espero continuar ajudando e cumprindo a nossa missão…
      Deus abençoe

  27. Amei esse texto. Muito bom. E ajuda realmente a refrescar a cuca, rss

  28. jeane figueiredo da cruz

    PADRE ESTOU MUITÍSSIMA FELIZ, HOJE PELA PRIMEIRA VEZ COMECEI A RECEBER MENS. DA CANÇÃO NOVA, PADRE TENHO MUITO A DIZER, MAS POR ENQUANTO SÓ VOU FALAR QUE DESEJO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO APRENDER COM ESSA EQUAÇÃO DAS ATITUDES, VOU TENTAR, É QUE TENHO MUITA DIFICULDADE EM PERDOAR UMAS CERTAS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE MINHA VIDA, QUERO MUITO VIVER EM PAZ COM ELAS MAS NÃO CONSIGO AINDA, PEÇO AJUDA AO SENHOR COM SEUS CONSELHOS E SUA EXPERIÊNCIA. FIQUE COM DEUS………..

    • padresostenes

      paz…
      espero que vc consiga perdoar sim… a Palavra de Deus vai te ajudar neste processo com certeza…
      Deus abençoe

  29. Tô muito feliz e muita mais próxima de Deus, depois que comecei a ler os textos… A vida antes sem a palavra de Deus não é como é hje…. Deus é marailhoso!

    • sério?
      que legal… saber esse tipo de coisa nos dá mais coragem pra continuar…
      Deus abençoe minha filha

  30. Muito obrigada pelas suas palavras!
    Foram palavras de Deus que cairam como uma luva no que estou vivendo.
    Vejo que por trás dos sentimentos de desespero está a lembrança de experiências de injustiça e desrespeito.
    Me sinto paralisada pela raiva diante daqueles que me oprimem.
    Parece que terei um longo caminho em identificar os fatos e pedir que Deus me cure…
    Encontrar o fio da meada parece um bom começo!
    Muito obrigada!

  31. Eu estava com um sentimento muito ruim dentro de mim, mas no momento que li essas palavras, percebi que Deus usou o padre para falar comigo.
    Muito obrigada Padre, muito obrigada Senhor.

  32. Lindo Texto,Acredito que a cura começa com a Ternura,Bons Pensamentos e Atitudes nos permite ser Leve,Paciente,Viver na Paaz do Senhor!
    Hoje eu estava precisando dessas palavras,Deus sabe!
    Realmente é Bem assim que as coisas acontecem e agimos como não queremos,mas somos impulsionados perdendo a Paz do coração!Que o senhor neste Momentos possa agir em nossas vidas e o Espirito santo more em nosso Coração!
    Acredito que depois dessas palavras a Graça ja havia sido iniciada em minha Vida hoje ela foi realizada,se cumpriu! Obrigado por palavras iluminadas,eu precisava delas!
    Paz e Fogo Amém!

  33. Nossa td escrito o que tem vivido pensamentos negativos,Deus falou essa noite pra mim,que eu possa consiguir resolver esse problema com essa aquação daqui pra frente,Deus estar comigo
    eu creio.

  34. Li este texto, no começo com grande expectativa,pois estava pensando nisso hoje:”não aguento mais me sentir angustiada e derrotada..tento e nada acontece,por que peço e Deus não me ajuda,pois minha força de vontade não encontro? E no final do texto fiquei mais flita ainda, é muito difícil mudar nossos próprios pensamentos e sentimentos, sinto eles parte de mim,como descartá-los de mim? se eu tivesse essa força de vontade e flexibilidade para aceitar e mudar eu não teria era problema nenhum, e este é meu problema, me sinto totalmente sem forças para nada. Como faço então? No final,tudo depende de nós mesmos? É aterrador pensar assim.

    • paz
      eu entendo a sua angústia e o seu desespero… mas o maior problema e que na maioria das vezes preferimos encontrar as resolução dos nossos problemas como um comprimido que tomo e pronto… tudo se resolve, buscamos soluções rápidas e práticas fora de nós quando muitas vezes a solução para tudo isso está mais perto do que imaginávamos… dentro de nós mesmos, isso é “desesperador”? `Pelo contrário isso é um alívio, pois só depende você, não culpe a Deus, ao Demônio, ao passado, ao presente, um homem, uma mulher… etc etc… existe um livro que se chama “a vida tem a cor que você pinta” que cor que colocar na sua? Você pode escolher, reencontre-se com vc mesma, vc é mais forte do que imagina, pois Deus te faz capaz de “superar”, mas Ele nunca vai lutar por você… mas estará lutando “com você”
      Deus abençoe

  35. Obigada pelos ensinamentos, eu hoje estava precisando de entender porque certas coisas acontecim em minha vida, muito obrigada mesmo, que Deus com a sua infinita misericórdia te abençoe e a mim também.

    Amém

  36. Poxa, isso foi pra mim uma mudança de vida!! Agora só praticar!!

  37. fábio hyer de lima rangel

    eu tenho passado por desordens mentais há anos, estive em psiquiatras, psicólogos, e NUNCA tive contato com algo tão maravilhoso, prático, bonito e simples como essa sua forma de enxergar isso e de ensinar. o espírito santo de deus tem te iluminado em abundância pra você chegar a essas conclusões. muito mais pessoas no mundo precisam conhecer esse processo que você ensina. eu acabei de achar procurando palavras soltas, como pensamentos, sentimentos, no google.
    rogo ao deus que o abençoe e santifique cada vez mais, porque percebo que você é uma torneira de graças.
    sua ajuda é sem medida!

    • Paz…
      Fábio
      fico muito feliz poder ajudar… espero de verdade que o texto posso ser esse instrumento de Deus na sua…
      que vc possa ser uma pessoa cada dia melhor e mais feliz!!!
      Deus abençoe

  38. paz
    que bom que gostou do texto…
    infelizmente muitas pessoas não conseguem diferenciar o problema e a pessoa, achando que a pessoa é o problema, por isso muitas querem a separação, porque acham que “aquela” pessoa é o problema, quando na verdade na maioria das vezes o problema é outra coisa, por exemplo: os desentendimentos, mentiras, falta de carinho ou compromisso, etc… os casais precisam aprender a resolver os problemas e não achar que a pessoa é o problema uma vez que seus casamentos são realmente lícitos e legítimos diante de Deus e da Igreja.
    Deus abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *