Print Friendly

É preciso colocar o coração no lugar certo

eu me apaixonei pela pessoa erradaNão poucas vezes na minha vida de consagrado e padre, encontrei pessoas que chegaram pra mim querendo urgentemente encontrar o remédio e o tratamento para a “Síndrome dos Corações Indomáveis” (SCI), elas tinham feito a difícil descoberta: “Eu me apaixonei pela pessoa errada… e agora?” Blaise Pascal costumava dizer que “O Coração tem razões que a própria razão desconhece”, então se isto está acontecendo com você e você está sofrendo com isso… em primeiro lugar não se desespere e vamos agora tentar recolocar este coração no lugar certo.

Existem pessoas que se apaixonaram por um homem casado ou uma mulher casada, ou mesmo aquelas que já são casadas, mas se sentem atraídas por uma pessoa fora do casamento, pessoas que se apaixonaram por alguém que não gosta dela (dele), pessoas que se apaixonaram por amigo (a) e amigo (a) e dar continuidade misturando o tipo de relacionamento pode ser muito ruim no futuro, pois além de não constituir um relacionamento duradouro você pode acabar perdendo também o amigo (a), outros ainda se apaixonaram pela pessoa errada “simplesmente” porque ele(a) não é o homem ou a mulher de Deus pra sua vida.

Seja qual for a sua situação, seja quais forem as alternativa que o “jogo da vida” lhe apresenta, saiba que só existe uma resposta correta, ou seja, sendo mais claro, só existe uma pessoa certa para você, mesmo que as vezes os seus sentimentos digam coisas diferentes… lembra de José e Maria (Mt 1,18), não existia uma outra Maria nem um outro José, Deus tinha preparado esse encontro há muito tempo e espera com grande expectativa que se encontrassem e assim realizassem uma profecia em suas vidas, como Deus também espera realizar uma na sua. Sempre gostei coração subindode uma música do Ricardo Sá que diz: “os sentimentos podem confundir o coração”, podem mesmo por isso precisamos aprender a colocar o coração no lugar certo… lembra que na missa o padre diz: “corações ao alto” e respondemos: “o nosso coração está em Deus”? Ter o coração em Deus significa que os sentimentos estão no lugar certo, significa que se prefere sonhar o sonho de Deus, porque qualquer um que entrar na minha vida, mas esteja fora dos sonhos de Deus pra mim, não vai dar certo e os momentos de prazer não serão suficientes para curar a ressaca do arrependimento.

Bento XVI disse que “a Verdade liberta o amor (caridade) dos estrangulamentos do emotivismo” portanto não se deixe levar pela síndrome do coração indomável, sabe um seriado que passa na tv por assinatura mostrando um homem, que é chamado de “O encantador de cães“? Pois bem, eu conheço o “Encantador de Corações”: Jesus, Ele  quer te mostrar o verdadeiro homem ou a verdadeira mulher da sua vida, mas para isso, faça o que Ele te pede, mesmo que isso seja doloroso, tenho certeza que a dor de agora nem merecem ser comparadas com a infelicidade de ter alguém que não é “seu (a)”, muitas vezes na vida é assim: “é preciso aprender a perder pra ganhar…” não tenha medo deixe que o Encantador de Corações coloque seu coração no lugar certo: No alto!

Deus abençoe

Pe. Sóstenes Vieira

[Sei que muitas perguntas ainda ficaram sem resposta, mas lembre-se que esse é só o primeiro texto sobre esse assunto...]

Se alguém prometeu te amar, mas depois partiu… (Ore com esta música ela vai ajudar o seu coração a subir…)

Leia também: Gestando Milagres (pra quem precisa aprender a ter paciência)

44 Comentários

  1. valdir paschoal da silva

    Pe sostenes belo texto que todos possam conhecer este Encantador de coraçoes
    que e Jesus,eu tive um encontro com ele.

  2. muito bom poder ler isso saber q apesar de tudo somos amados

  3. Paidre.

    Quantas vezes eu me apoixonei pela pessoa errada, ou melhor eu achava que estava apaixonada.
    Só depois de muito sofrimento, como você bem sabe é que descobri, que aquele sentimento não era amor.
    Porque amor não machuca, não humilha.Enfim o amor é um dos sentimentos, mas bonito que Deus deixou.
    Hoje eu espero, não pelo principe encantado, mas pelo homem que Deus sonhou para mim.
    Um abraço, e Te amo.
    Sua filha

  4. Parabéns Sacerdote, muito bom o tema e o texto..
    É um assunto que fica sempre um gosto por querer saber mais, e com esse texto, não foi diferente…
    Que Deus nos ajude a manter os nossos corações no Alto!

    • padresostenes

      paz
      que bom que gostou… vc é uma grande referência pra mim…
      sim é mesmo temos muito ainda por escrever sobre isso, que Deus me dê a graça de continuar caminhado pra que este blog seja um canal de crescimento para todos nós, inclusive pra mim.
      Deus abençoe

  5. Padre gostei muito do seu texto.

    Saudadesss

  6. Padre Sostenes a sua bençao
    li seu texto e ouvi a musica da Adriana muito lindo
    adorei

  7. Gostei muito do texto Pe. Sostenes, realmente devo viver mais aquilo que proclamo na Santa Missa. Coracoes ao alto, meu coracao esta em Deus. Obrigado Padre sua bencao.

  8. Adorei o texto padre, serviu como uma luva p mim…hj estou c uma pessoa (q já não sei se estou mais prq ele está sumido a 20 dias), mando msg, ligo e ele não responde. Nestes 3 anos q estou c ele, ele sempre se envolveu c outras mulheres. Preciso ser forte agora, aprender a perder p ganhar, ter o meu coração em Deus, sonhar c o sonho de Deus, pois o amor não machuca, não humilha e nem trai….Reze por mim padre.
    Fique em paz e mais uma vez obrigada pelo belíssimo texto. Encaminhe mais!!!

    • padresostenes

      Paz
      que bom que pude te ajudar, penso como vc sim que o verdadeiro amor não machuca, não humilha, não trai… estarei rezando sim por vc minha filha, seja forte… a dor dá perda pode até parecer grande demais no começo, mas depois descobrimos que grande mesmo o que está por vir…
      Deus abençoe

  9. Oi Padre, muito importante esse texto… Assunto que precisa ser falado…
    O único que pode dar sentido à nossa vida e realizar os desejos mais profundo do nosso coração é JESUS O Encantador de Corações.
    Que Deus nos ajude a colocar nosso coração no lugar certo!

  10. Muito bom padre o seu texto! E muito bom quando lemos ou ouvimos instruçoes sobre as coisas do coraçao vindo de um padre ou seja de um ungido de Deus.A sua bençâo!

    • padresostenes

      Paz…
      é muito bom também poder ajudar as pessoas a fazer as escolhas certas e assim serem mais felizes…
      muito obrigado pelo “feedback”
      Deus abençoe

  11. é padre, espero em DEUS meu José. creio q ele está caprichando pra mim.

  12. conceição pereira

    sei que tudo que agora passo por ter deixado a pessoas que achei que amava ou melhor que me amava ir emborá …….
    sei que Deus ñ queria que eu me perdesse para esse mundo pos quero esta com Deus na gloria eterna entoando cantos de louvores

  13. Texto maravilhoso, assunto que precisa ser comentado, falado deiscutido.
    Deus é a minha vida é nele que espero e tenho fé na recontrução, reconciliação erestauração da nossa família e nosso casamento.

  14. Sua bença Pe.

    Que lindo texto, me encaixo nele, em tudo no sofrimento e na conquista do par perfeito q Deus me deu, embora eu lutando sempre contra, esse amor, não aceitando e humilhando muito a pessoa, sinto q Deus foi muito persistente comigo através do meu esposo, e hoje somos uma familia muito abençoada. Bem toda esta restauração foi a base de muitas orações de grandes anjos q Deus me enviou. Deus sabe de todas as coisas, mas nos lutamos contra seus principios, até q e chegada a hora de ter um encontro pessoal com ELE, nosso ser supremo, ai olhamos pra traz e vemos q não tem mais jeito, e deixamos ser cuidado por ele, e onde tudo muda e muitas mudanças acontecem, obrigado por vc existir em minha vida, q Deus ti abençõe sempre mais..

    • padresostenes

      que bom!!
      fico muito feliz por essa vitória em sua vida… o mais importante vcs tiveram a partir desse Encontro Pessoal com Jesus…
      continuem assim…
      Deus abençoe

  15. amor não machuca, não humilha.Enfim o amor é um dos sentimentos, mas bonito que Deus deixou.
    Hoje eu espero, não pelo principe encantado, mas pelo homem que Deus sonhou para mim.

    Deus abençõe

    • padresostenes

      É isso mesmo Tamiriz…
      esperar no Senhor é na verdade o único meio de verdadeiramente ver o tempo passar e saber que não se está perdendo tempo…
      ele virá…
      Deus abençoe

  16. Obrigada Pe por me responder. Eu li o que o sr mandou. obrigda de coraçao .CONTINUE NOS AJUDANDO PE. ABRAÇOS FRATERNOS DE RITA DE CÁSSIA.

  17. Que texto lindo!!!!! Nos da força para continuarmos firmes, esperando em Deus e longe desses prazeres que num compensam a ressaca do arrependimento, como é bom ler a partilha dos outros irmãos, saber que existem pessoas que também escolheram colocar seu coração no lugar certo, mas padre, é muito dificil permanecer firme nessa escolha, pois mesmo sabendo que estamos fazendo o certo, estamos perdendo coisas que não boas, para ganhar algo maravilhoso, que Deus reservou, é muito dificil mesmo, tem momentos que a solidão doi…por isso reze para que possamos continuar firmes e esperar de Deus o verdadeiro amor…

    • padresostenes

      Com certeza estarei rezando…
      Mas não esqueça… Esperar em Deus é a única forma de ver o tempo passar e saber que não está se perdendo tempo…
      Leia o texto “gestando milagres”
      Deus abençoe.

  18. Excelente!
    Sinto-me até mais calma e tranqüila depois de ter lido suas palavras.
    Mas… E se o homem que Deus escolheu pra mim já estiver compromentido, ou morto, ou morar muito longe e a gente nunca se encontrar?
    Ah! Meu Deus.
    Isso pode acontecer?

    • padresostenes

      paz
      muito boa a sua pergunta…
      quando pensamos: “A pessoa certa”. Geralmente se imagina alguém que tenha nascido com a vocação específica de ser seu, no caso falando diretamente pra você; isso pode até acontecer sim, mas a pessoa certa é aquela que Deus não só preparou, mas tem preparado pra mim… por exemplo a Igreja e o Evangelho diz: “estão unido até que a morte o separe” não é? Significa que com a morte de um dos cônjuges, aquele que teve sua vida conservada poderá civil e catolicamente casar-se novamente, ou seja, ENCONTRAR A PESSOA CERTA, naquele momento específico da sua vida, entende? Existe uma graça de Deus que vai conduzindo e aproximando aqueles que Ele quer que estejam juntos… certo? Deus abençoe

  19. Cassia de Assis Souza

    Perfeito o texto! tenho ido ao santíssimo todos os dias….peço que Jesus me liberte dessa paixão que tirou a minha paz…….e encante meu coração…..

    Deus abençõe o senhor a cada dia….suas palavras traz muito conforto e esperança.

  20. Padre Parabéénss pelas belas palavras,é muito bom saber que um sacerdote, está ajudando os que necessitam de uma palavra amiga, de um afago no coração, através de Deus! Que a luz desse Deus Maravilhoso, possa lhe iluminar sempre, com sábias palavras! Parabéns pelo blog e pela atenção devotada aos fiéis! Obrigada

  21. Ainda não encontrei meu José, mas creio que Deus está preparando…
    Em nome do Senhor Jesus…
    Né isso Padre?
    Deus lhe proteja…

  22. Foi Deus que enviou suas palavras a mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>