Benção e Maldições

“ Tomo hoje por testemunhas céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição. Escolhe, pois a vida, para que vivas com tua posteridade. Amando o Senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unidos a ele. Porque é esta a tua vida e a longevidade dos teus dias na terra que o Senhor jurou dar a Abraão, Issac e Jacó teus pais.”(Dt 31,19-20)

Deus nos deu graça de saber escolher a vida e a vida em plenitude e as bençãos, para que assim, nossa vida e de nossa posteridade viva também esta graça, e que nenhum dos nossos, sejam atormentados pela maldição.

É algo que atormenta muitas pessoas quando se fala deste assunto, Benção e Maldições, isto nos causa grande sofrimento por não entendermos este assunto tão delicado em nossa vida. Até mesmo perguntamos como pode acontecer isto se Deus nos Ama? Ou mesmo como pode Deus permitir tal coisa em nossa vida? Será que Deus tem prazer em nossos sofrimentos ou em nos ver sofrer? Leia o artigo completo

As Virtudes…..

Usá-las é uma grande forma de derrotar toda e qualquer força do maligno que possa nos  ter contaminados, é  destruir as obras  de Satanás que por ventura entrou dentro de nos.

São sete a virtudes, quatro humanas ou cardeais que precisam ser trabalhadas em nos, em nossa educação  e formação, outras  três divinas as teologais ou divinas, que necessitam serem assumidas em nossa vida.

“Ocupai-vos com tudo que é  verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, tudo o que há de louvável, honroso, virtuoso ou de qualquer modo mereça louvor” (Fl 4,8).

A Virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar os atos bons, mas dar o melhor  de si. Com todas as suas forças sensíveis e espirituais, a pessoa virtuosa tende ao bem, procura-o e escolhe-o na prática.

AS Virtudes humanas ou Cardeais

São atitudes firmes, disposições estáveis, habituais da inteligência e da vontade que regulam nossos atos ordenando nossas paixões e guiando-nos segundo a razão e a fé. Propiciam, assim, facilidade, domínio e alegria para levar uma vida moralmente boa. Pessoa virtuosa é aquela que livremente prática o bem.

As virtudes morais são adquiridas humanamente. São os frutos e os germes de atos moralmente bons; dispõem todas as forças do ser humano para entrar em comunhão com o amor  divino.

E são elas quatro, são chamadas de cardeais, tem uma função de dobradiça, em latim, se diz cardo, cardinis. Todas as outras se agrupam em torno delas. São a prudência, justiças, a fortaleza e a temperança. “Ama-se a retidão? As virtudes são os  seus  frutos; ela nos ensina a temperança e a prudência, a justiça e fortaleza(Sab 8,7). Leia o artigo completo

05. julho 2011 · Write a comment · Categories: Sem categoria · Tags:

Não Beba o veneno dos Outro

Introdução

Um dia  atendi um telefonema de uma pessoas  familiar, e respondi alegremente, o alo,  com muita alegria  no meu coração, porque  é alguém  que eu estimo, alguém muito próximo, só que  a  pessoa  do outra lado da linha  estava muito amarga, muito azeda e cheia  de veneno.

 Eu falei  da  alegria de  receber aquele  telefonema, e que para mim  seria um prazer, e logo  em seguida ela falou…. e me  dizia que  se  realmente  eu gostasse  tanto assim dela,  eu que  deveria  ter ligado, que eu era um irmão desnaturado, que não visitava mais  a casa  dela, ter uma pessoa assim como irmão não valia a pena, e foi jogando outros venenos a mais para fora…. ouvi tudo calmamente, deixei a  desabafar e soltar toda sua  raiva, magoas, tristezas, decepções, revoltas, esperei até que ela  falasse tudo…e no final ela falou; apesar tudo eu gosto muito de você…. eu agradeci , desejei a ela  um bom dia e  a vida  continuou…

Foi um  grande aprendizado, pois naquele dia  eu tinha lido algo maravilhoso de Jesus,  quando ensinava sobre  o sermão da montanha, dando diversos conselhos aos  seus discípulos dizendo: o homem bom tira coisas boas do tesouro do teu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, do seu coração, porque a boca fala daquilo de eu seu coração esta cheio(Lc 6,45) e pude experimentar na pele realmente  esta  grande  verdade.

Muitas vezes somos envenenados, pelos maus  tesouros  de diversos corações, e talvez diversas vezes ao dia, as vezes o veneno não é mortífero quando tomado de uma só vez, mas vai sendo letal ao longo do  tempo.

Estamos falando do veneno que vem de outras pessoas que convivem conosco, ou outras que somos obrigados a conviver no dia  da vida, aqueles que muitas vezes são colocados na nossa frente , colegas de trabalhos, pessoas que nos encontramos nos trajetos, na fila de ônibus, metros, bancos, nos hospitais, no laser, na igreja, nos restaurantes  da vida.

Estas pessoas sem mesmo ter consciência, talvez,  não fazem por maldade, até querem serem nossos amigos ou conviverem conosco, ou puxar uma prosa, abrir um dialogo, começar uma conversa, e as vezes abrem este dialogo, já falando mal, seja da espera  de quando enfrentamos uma fila juntos, seja da demora de um ônibus ou metro, ou num consultório medico, supermercado, se  esta frio, ou chovendo, as vezes culpando o governo e Deus, sempre levando o contexto para o lado negativo, muitas vezes isto vai envenenar nosso dia.

Porque carregamos estes venenos em nos? É muito importante nos conhecermos, de como fomos gerado em Deus, para podermos  eliminar este mal que muitas vezes entram em nos, e tornam fontes de destruição.

Para não beber deste veneno, precisamos entender nossa humanidade em Deus, e assim elevar nossa inteligência em sabedoria, e podermos  transformar os veneno em vida plena, em benção de Deus.

E o que queremos é aprender a transformar estes venenos, em antídoto, assim como no Butantã, transformam veneno da cobra em soro, queremos transformar  esta palavras negativas, em palavra de bênçãos, em dar um novo sentido as  estas situações que muitas vezes vão nos acontecer e podem nos envenenar.

03. junho 2011 · Write a comment · Categories: Sem categoria · Tags:

Oração Libertando do Ciúme

Senhor meu Deus peço hoje  tua ajuda, que o Senhor possa vir em meu socorro devido ao meu sofrimento por causa do meu ciúme.

É uma sensação desagradável, é uma força motora, é algo tão forte  e descontrolavel que nos faz tomar  atitudes mesquinhas, egoísta e muitas vezes vingativas e destruidoras, de agressividades, de atitudes ferozes com fossemos animais.

Sem que ninguém merece ser tratado assim, ou sentir-se vigiado o dia inteiro,  ou mesmo policiado, é como nossos  sentidos  ficassem buscando motivos  para  desconfiança  e alimentar o ciúme.

Senhor, já busquei ajuda profissional, de terapeutas, tentei fazer exercícios de controles, me propus muitas vezes a desviar minha atenção, meus  desejos, fazer exercícios para controlar  estes impulsos, mas me fracassei em muito deles, e  por isso perdi muitas amizades, destruir namoros, noivados, relações profissionais e até casamento, isto me  afasta  de muitas convivências e relacionamentos.

E não a nada mais  terrível do que se  sentir  só e abandonado, sentir as amizades se  afastando, talvez por causa do meu jeito pegajoso, ciumento, egoísta, porque assim que muitas vezes somos classificados.

Hoje peça a Ti Senhor que venha me libertar deste sentimento tão terrível em minha vida, muitos já me  falaram , assim meus pais, meus amigos, e as pessoas  com quem convivi nestes últimos tempo, me falaram que eu precisava de mudar, que eu precisava de ajuda para  reverter  este quadro de ciúmes, estou buscando também em Ti este grande socorro para  minha vida.

Peço ao Espírito Santo que tem o  poder  de  fazer nova todas as coisas, de nos fazer renascer a uma vida nova, de nos ressuscitar, de transformar nosso corpo mortal  em um corpo glorioso, venho hoje sobre minha vida, sobre as minhas feridas interiores, seja de rejeição, de inferioridade, de medos, de culpas, seja qualquer outras  ferida que possa  estar causando este desequilíbrio em minha vida, venha agora Espírito Santo, venha  me curar destas feridas e assim ir curando meu inconsciente, consciente de todos os  traumas que ali possa  estar armazenados causando este sofrimento do ciúme.

Peço o Espírito Santo sobre os meus pensamentos para me ensinar a lidar com aquilo que não sei. Liberte-me Senhor,  das raízes amargas do ciúmes, da insegurança, do medo de perder o outro. Liberte-me de todo sentimento de me sentir sozinho e inferiorizado  que gera em mim esta sentimento de ciúme. Vem. Espírito Santo! Dê-me a graça de uma pessoa segura, contente comigo mesmo…sem medo de perder meu lugar na vida dos outros.

Espírito Santo de Deus,  me liberte de toda influência maligna em meus sentimentos, de toda idéia obsessiva, que muitas vezes, torna o outro prisioneiro dos meus afetos desordenados. Venha e dê-me um coração novo, uma via nova, pensamentos novos, liberta-me de tudo aquilo que é divisão e discórdia  provocado pelo ciúme exagerado e sem fundamento. Perdoe-me Senhor dos meus ciúmes e de toda a situação de sofrimento que causei aos outros.

Hoje quero começar uma vida nova, revestido do teu Espírito Santos, pois ele nos ajuda a controlar todo nosso ser, para que amemos uns ao outros com amor incondicional. Amem!

Oração qundo eu estou vivendo a dor da Separação

Ele devolve a Alegria aos tristes de coração e cura todas as suas feridas e aflições…(Sl 146,3)

Pai querido…eu não sei o que deu errado em meu casamento.Eu gostaria de ter encontrado uma solução para que não ouvesse esta separação tão doloroso para mim e minha família.
As vezes me questiono muito, questiono a até a Ti. Será que não deveria ter lutado mais? Se desisiti muito cedo? O que eu poderia ter feito difierente?
Foram anos de namoro, de noivado e o casamento…foram os sonhos de uma vida feliz e para sempre e de repente vejo tudo desmoronar a minha frente sem poder fazer nada…vejo a pessoa amada indo embora como um estranho, dizendo que o amor acabou e que tudo acabou…
Sei que o amor nunca acaba, pois, ele vem de Ti e tudo mais
passara e o que vai ficar é o amor….mas nos confundimos; paixões, gostar, afetividade, sexualidade com o amor e isto pode ter acontecido conosco.
Eu sei que a separação não é culpa de um só,mas dos dois, posso ter errado, posso ter falhado em muitas coisas , pois, quando ouve a separação eu eescutei muitas acusações e fui responsabilizad(a)o pelas maiorias dos erros isto doi muito em mim, não foi levado em conta meus esforços, minha dedicação, minha vontade de acertar, de dar o melhor….isto doi profundamente, ficamos parados nos erros e nas culpas…
Talvez Senhor ouve imaturidade em nos, fomos precipitados para casar ou casamos para justificar a nossa vida diante da nossa família, diante de nossos amigos e fizemos do nosso casamento uma representação pública…fizemos os juramentos diante do seu altar sem conhecer profundamente o significado de amor um outro por toda vida e jurando amor e fidelidade por toda vida…nisto ouve mentiras , as vezes traições, brigas por causa de sexos, por causa de dinheiro, por causa de roupas, carro, emprego, bebidas, vícios, por causa de sogro ou sogro, de irmãos e irmãs, por causa de amigos e amigas, por causa de ir a Igreja e de não ir a Igreja, as vezes até envolvemos com coisas ocultas, simpatias, as vezes nossa casa era um lugar de festa e de pouca orações ou quase nunca se rezava dentro dela e na maioria das vezes Tu ficava de fora do nosso lar… então como iria ter amor?, poucas vezes paramos para pedir perdão um ao outro e tudo se resolveu as vezes na cama… numa desculpa banal , mas na maioria sem perdão.
Muitos vem até a mim me perguntar o que aconteceu, assim minha familia, meus padrinhos de casamento, os amigos do trabalho , os vizinhos e vem tabem aquele que nos fomentas com notícias de sofrimento, trazendo e levando o que é ruim e para destruir mais ainda, são poucos os que vem trazer o conforto, o ânimo e a esperança…. hoje quero entregar em tuas mãos toda esta situação, se foi por maldições, por sedução, por fraqueza, seja o que for , quero renunciar de minha familia toda esta malignidade e que isto nunca mais venha acontecer em minha familia ….clamo isto ao seu sangue redentor… e que me liberte desta dor tão profunda. Senhor , há um vazio em minha alma, meu futuro é incerto, mas, preciso sentir sua presença, acima de tudo quando estou fraca e meu desejo é de vingança… retire toda amargura do meu coração, substituindo pelo perdão. Cure o meu coração e o coração de todos que foram atingido por esta separação. Senhor eu tenho confiança que o Senhor tem um novo caminho para mim…se for necessário reatar…refazer ..estou dispost(a)o a dar a volta por cima…, mas, acimda de tudo quero que tudo seja feito agora no teu amor e em Ti…se for para reatar que sejamos uma familia de Deus e livre de todos os males que destuiram nosso lar…. Vem Senhor com tua paz me dar serenidade para este tempo e que eu saiba viver como um(a) filh(a)o de Deus, que eu tenha sabedoria para tudo isto…sei que o mundo vai querer me seduzir…. Proteja-me Senhor de todo mal e que eu não perca mais minha dignidade e me sinta capaz de superar e ir em frente, pois o Senhor esta camigo e nada temerei.Amem!!!…..

29. abril 2011 · Write a comment · Categories: Sem categoria · Tags:

Não  fique  Doente….

Fale de Seus Sentimentos

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos “segredos”, nossos erros… O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia!

Tome Decisões.

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Busque Soluções

 Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Não Viva de Aparências. 

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hoje.

Aceite-se

 A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

…Confie

 Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

 

.Não Viva Sempre TristeO bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”. Alegria é saúde e terapia!

Dr Drauzio Varella.

Como  manter  um Casamento  por longos  anos  e  Feliz…….

         Meus Amigos separados não cansam de perguntar como consegui  ficar casado 30  anos com a mesma mulher.
         As mulheres sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a
minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem,
mas como ela consegue ficar casada comigo.
         Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo.
         Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário.
Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue:
         Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar.
Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade.
         Eu, na realidade já estou em meu terceiro casamento – a única
diferença é que casei três vezes com a mesma mulher.
         Minha esposa, se não me engano está em seu quinto, porque ela
pensou em pegar as malas mais vezes que eu.
         O segredo do casamento não é a harmonia eterna.
         Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se
acalmar e partir de novo com a mesma mulher.
         O segredo no fundo é renovar o casamento e não procurar um casamento novo.
Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no
dia-a-dia do casal.
         De tempos em tempos, é preciso renovar a relação.
         De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido.
         Há quanto tempo vocês não saem para dançar?
         Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial?

         Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter a sua irrestrita atenção?
         Sem falar dos inúmeros quilos que se acrescentaram a você depois do casamento.
         Mulher e marido que se separam perdem 10 kg em um único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo?
         Faça de conta que você está de caso novo.
         Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem.
         Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu cônjuge.
         Vamos ser honestos: ninguém agüenta a mesma mulher ou o mesmo
marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os
mesmos amigos, com as mesmas piadas.
         Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você, são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração.
         Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação.
         Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo
bairro, um novo circuito de amigos.
         Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso.
         Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar.
         Isso obviamente custa caro e muitas uniões se esfacelam porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento.
         Mas se você se separar sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas e você ainda terá a pensão dos filhos do casamento anterior.
         Não existe essa tal “estabilidade do casamento” nem ela deveria
ser almejada.
         O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro
e seus amigos.
         A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma
“relação estável”, mas saber mudar junto.
         Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no inicio do casamento.
         Você faz isso constantemente no trabalho, porque não fazer na
própria família?
         É o que seus filhos fazem desde que vieram ao mundo.
         Portanto, descubra a nova mulher ou o novo homem que vive ao seu
lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo e interessante par.
         Tenho certeza que seus filhos os respeitarão pela decisão de se
manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer
e evoluir unidos apesar das desavenças.
         Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão: por isso de vez em quando é necessário casar-se de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par.

                             Por Arnaldo Jabor

Os Dons e os Frutos do Espírito Santo

A vida cristã é sustenta pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito.

Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria. Inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Em plenitude, pertence a Cristo, Filho de Davi. Completam e levam à perfeição as virtudes  daqueles  que os recebem. Tornam os fieis dóceis para obedecer prontamente às inspirações divinas.

 “Todos os que são conduzidos pelo Espírito  de Deus são  filhos de Deus…. filhos e, portanto, herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros  de Cristo”(Rm 8,14.17).

Os frutos do Espírito Santo são perfeições que o Espírito Santo forma em nos como primícias da gloria eterna. A Igreja designa com doze: caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade (Gl 5,22-23).

A Liberdade Humana

Deus Criou o homem dotado de razão  e lhe conferiu a dignidade de uma pessoa  agraciada com a iniciativa e o domínio de seus atos. “ Deus deixou o homem nas mãos  de sua própria  decisão”(Eclo 15,14), para que pudesse ele mesmo procurar seu criador e, aderindo livremente a Ele, chegar à plena e feliz perfeição.

Enquanto não tiver fixado definitivamente em seu bem ultimo, que é Deus, a liberdade comporta a possibilidade de escolher entre o bem e o mal , portanto, de crescer em perfeição ou definhar no pecado. Ela caracteriza os atos propriamente humanos. Torna-se fonte de louvor ou repreensão, de méritos ou deméritos.

A liberdade é no home, uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e bondade. A liberdade alcança a perfeição quando esta ordenada para Deus, nossa bem aventurança.

Quanto mais pratica  a pessoa o bem , mais  pessoa se torna livre. Não há liberdade a não ser a  serviço do bem e da justiça. A escolha da desobediência  e do mal é um abuso de liberdade e conduz a escravidão do pecado.

A liberdade torna o homem responsável por seus atos, na medida em que forem voluntários. O progresso na virtude, o conhecimento do bem e a ascese aumentam o domínio da vontade sobre seus atos.

O exercício da liberdade é uma exigência inseparável da dignidade da pessoa humana, sobretudo em matéria de moral e religiosa. Este direito deve ser reconhecido civilmente e protegido nos limites do em comum e da ordem publica.

As Virtudes Teologais ou Virtude de Deus em Nos

            As Virtudes humanas se fundam nas virtudes teologais que se adaptam  as faculdades do homem para que possam participar da natureza divina. Pois a  s  virtudes teologais se referem diretamente a Deus. Dispõem os cristãos a viver uma relação com a Santíssima trindade e Têm  a Deus Uno e Trino por origem, motivo e objeto.

            As virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o agir moral cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus nas almas dos fieis para torná-los capazes d agir como seus filhos e merecerem a vida eterna. São penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. Soa três virtudes teologais: fé, a esperança e a caridade.

            A fé é virtude teologal pela qual cremos em e em tudo o que no disse e  revelou, e  que a santa igreja no propõe para crer, porque Ele é a própria  verdade. Pela fé, “o homem livremente se entrega todo a Deus”. Por isso o fiel procura conhecer e fazer a vontade  de Deus. “ O justo vivera pela fé”(Rm 1,17). A fé viva “age pela caridade”(Gl 5,6): a fé sem a esperança e o amor, não nos une plenamente a Cristo e não faz de nos um membro vivo de seu corpo.

            O dom  da fé permanece aquele naquele que não pecou contra ela. Pois muitos abandonam sua fé no Cristo Salvador, e busca outras filosofias.Ma; necessita o discípulo de Cristo, nela vier. Guardar e testemunhá-la, difundi-la. A  fé morta a Fe sem obras(Tg 2,26): “Todos  que se declarar por mim diante dos homens também eu  me declararei pro ele diante de meu Pai que esta nos céus. Aquele, porém, me renegar diante dos homens também o renegarei diante do meu Pai que esta nos céus” (Mt 10,32-33).

            A Esperança é a virtude teologal pela qual desejamos como nossa felicidade o Reino dos Céus e a Vida eterna, portanto nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos não em nossas forças, mas no socorro das graça do Espírito santo. “Continuemos a afirmar nossa esperança, porque fiel quem fez a promessa”(Hb 10,23). “Este Espírito que ele ricamente derramou sobre nos, por meio de Jesus Cristo, nosso salvador, a fim de que fossemos justificados por sua graça e nos tornássemos herdeiros da esperança da vida eterna”(Tt 3,6-7).

            A virtude da esperança responde à aspiração de felicidade colocada por Deus no coração de todo homem; assume as esperanças que inspiram as atividades dos homens; purifica-as, para ordená-las ao Reino dos céus; protege contra o desanimo; dá alento em todo esmorecimento; dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O impulso da esperança preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade.

            A caridade é virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nos mesmos, por amor de Deus.

            Jesus fez  da caridade um novo mandamento. Amando os seus até o fim(Jo 13,1), manifesta o amor do Pai  que Ele recebe. Amando-se uns aos outros, os discípulos imitam o amor de Jesus que eles também recebem. Por isso diz Jesus: “Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei em meu amor”(Jo 15,9). E ainda:” Este é  o meu preceito: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”(Jon 15,12).

            Diz ainda o apóstolo: “Se não tivesse a caridade, nada seria…” E tudo que é privilégio. Serviço e mesmo virtudes…”Se não tivesse a caridade, ainda nada me adiantaria. A caridade  é superior a todas as virtudes. É a primeira das virtudes. A maior de todas as virtudes é caridade(1Cor 13,3). O exercício de todas as virtudes  é animado  pela pratica da caridade, ela dá ao cristão a liberdade espiritual de filhos  de Deus.

            A caridade  tem com fruto a alegria, a paz e a misericórdia; exige a benevolência e a correção fraterna; é a benevolência; suscita a reciprocidade; é desinteressada e liberal; é amizade e comunhão.