Ama, espera e confia.

Filed under: Formação — padrevicente at 6:09 pm on quinta-feira, maio 28, 2009

O amor tem me revelado muito de si mesmo em Bethânia. Das muitas facetas que dele aprendo a que tem mais me ensinado é a do amor feito espera. Aquele jeito de amar onde o amante é impotente diante das escolhas e decisões do amado. Sim! O verdadeiro amor é feito de espera silenciosa macerada na dor de quem é chamado a respeitar a liberdade do amado.
Explico-me. Quantas são as situações onde você, por mais que veja adiante, nada pode fazer? Quantas são as situações onde, se dependesse de você, tudo seria feito para evitar que o amado se machucasse ou se perdesse no caminho? Mas, eu e você sabemos por força do próprio amor, que situações existem em que você nada pode fazer. Resta-nos esperar. Espera silenciosa, dura, difícil como a do pai misericordioso que diante da decisão do filho que vai, se contenta em esperar na janela a hora do retorno. E o mais aterrador: Deus nos ama assim, pois sabe das tantas vezes em que contra sua vontade lhe dizemos não. Não há escapatória, compreender o amor feito espera é sinal de maturidade de quem ama.
Certa vez, me contaram da dor de um pai, médico, pediatra dos mais renomados. O doutor já ajudara inúmeras crianças. Perdeu a conta dos pequenos que tiveram seus males e enfermidades curados na boa medicina por ele exercida. Com o tempo passou a achar-se capaz de atender a qualquer caso e a qualquer criança. Até que chegou o dia em que seu próprio filho, de cinco anos, caiu enfermo. O pai pediatra por mais que fizesse, por mais tentasse, por mais que estudasse, não conseguia encontrar a cura para o filho. Restou-lhe amar, esperar, confiar. Com pesar, entregou o filho nas mãos de outro especialista. E ele? Ah! Ele rezou. Esperou. Confiou. Amou. Graças a Deus o especialista era bom. Depois de meses de angústia e luta interior o pai viu o resultado. O colega especialista conseguira. A sua felicidade foi imensa, agradeceu o companheiro, tomou o filho nos braços e louvou a Deus. Colheu os frutos do amor feito espera.
Às vezes, muitas e muitas vezes nos sentimos exatamente assim. Somos médicos, mas não será o nosso remédio que curará. Temos aqui o dinamismo do verdadeiro amor. Daquele amor do tema paulino de 1Cor 13. Amor que tudo crê. Tudo espera. Tudo suporta. Amor que jamais acabará. Amor que nos impele, na fé, a pedir ao Senhor que ascenda uma vela para iluminar a sombra inconsciente que não permite ver a luz de Deus, nessa hora de escuridão.
O amor que amadurece está em aceitar a impotência de quem ama diante do amado que escolhe. O amor que cresce e floresce está em aceitar nossa suposta fraqueza. Sim! Pois é como nos sentimos: fracos. É como fracos, que ao amar visando o bem do amado, nos curvamos diante da liberdade de quem fez suas escolhas boas ou ruins. Fracos? Não! Fortes! Fortes porque nos tornamos capazes de esperar na janela da fé e da confiança. Isso também é escolha. Somos nossas escolhas e o resultado será de acordo com o que fizermos com as escolhas feitas.
Desejo a você um amor feito de escolhas. Desejo a você um amor feito de espera. Ame. Espere. Confie.

Fique na paz de Deus!

Pe. Vicente,scj

5 Comentários »

Comentário by Rosimeire Furbino

29/05/2009 @ 00:23

PADRE, LINDA MENSAGEM!
PEÇO A DEUS QUE ME DÊ ESSE AMOR.POIS MINHA CUNHADA Mª DAS GRAÇAS TIROU UM TUMOR NO CÉLEBRO E SE ENCONTRA HOSPITALIZADA EM COMA.O QUE ME RESTA É SOMENTE REZAR E ESPERAR COM PACIÊNCIA EM DEUS.
REZE POR NÓS.PELOS SEUS FILHOS WAGNER E DANIELE E SEU ESPOSO BENEDITO.
DESDE JÁ AGRADEÇO.

Comentário by rose alves

31/05/2009 @ 17:43

AMEM!!!!!
OBRIGADO PADRE POR ESTAS PALAVRAS…

QUE DEUS NOS AJUDE A REALIZAR AS ESCOLHAS CONFORME A VOSSA VONTADE
DEUS NÃO NOS PEDE MAIS DO QUE VIVER NO AMOR E DEPOSITAR NOSSA CONFIANÇA NELE, COLOCAR-SE NOS SEUS BRAÇOS E ESPERAR…
AS VEZES PASSAMOS POR SITUAÇÕES QUE NÃO PODEMOS FAZER NADA, SOMENTE ESPERAR E AMAR, SIMPLESMENTE AMAR
QUE O ESPÍRITO SANTO NOS ILUMINE E NOS FOSRTALEÇA
UM GRANDE ABRAÇO COM A TERNURA DO CORAÇÃO DE JESUS

Comentário by marcia - Cerquilo - SP

31/05/2009 @ 22:42

A sua Benção Padre!
Cada vez que leio suas menssagens, encontro uma plavra de conforto de alento, e desta vez, não foi diferente. Moro dom meus pais e minha irmã, estamos todos vivendo um momento de espera. Espera de um beneficio do inss da minha irmã, espera de uma cirurgia de catarata que minha mãe precisa fazer e está com muito medo…. são situações que eu não sei o que fazer…. embora trabalhe, como secretária, no consultório em que ela vai operar e falo com os pacientes que farão a mesma cirurgia, que chegam ansiosos e nervosos, consigo acalma-los…. mas com minha mãe não sei o que fazer… Como o senhor disse, Espero e confio no Senhor, tenho certeza que Ele estará presentre neste dia e me dirá, pelo Espirito Santo o que fazer e acalmará minha mãe, dando-lhe forças e coragem. Ela tem 77 anos, reze por nós Padre!
Márcia Fernanda – Cerquilho – SP

Comentário by Graziela

22/06/2009 @ 16:50

Muito linda esta mensagem !!!

No momento estou em um momento de espera também, estou rezando há um mês para que meu marido Getulio volte para casa, tem dias que dá vontade de deixar tudo pra lá, esquecer e até parar de rezar, mas como o senhor mesmo disse nesta mensagem, o amor maduro sempre espera e confia. Padre, ore por mim, por minha família, para que ela seja reestruturada.

A sua bênção !!!

Comentário by AZENIR

1/07/2009 @ 11:41

Jesus na tua infinita misericordia, vem em meu socorro, vem realizar o impossivel na minha vida, vem me curar com teu preciossimo sangue. Obrigado Jesus. Ò sangue e agua que jorraste do coração de Jesus como fonte de misericórdia, eu confio em vós.
Amém
Azenir

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>