DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E A “DEMONIZAÇÃO” DA CULTURA
Hoje é o dia Nacional da Consciência Negra. Data comemorativa pela morte de Zumbi dos Palmares, lider negro que foi um dos protagonistas das fugas dos escravos na época da escravatura no Brasil, para refugiar em quilombos, ondem pudessem viver a liberdade em comunidade. Neste dia 20 de novembro, aproximadamente 300 municípios do Brasil decretaram feriado municipal. A CNBB publicou um manifesto por este dia que está na página da frente do site da Canção Nova. Isto tem sua fundamental importância, pois ha muitas seitas no Brasil tentando fortalecer novos preconceitos em relação a causa dos negros no brasileiros; eles estão “demonizando” a cultura, isto é, tentam convencer a população que alguns alimentos ou culinária Africana são endemoniadas. Querem dizer que a pipoca, acarajé e outros alimentos tradicionais da cultura afro-descendente são simbolos de deuses do camdoblé. Tanto, que em cidades como Salvador-BA, ha barraquinhas de “acarajé de Jesus”, vendidos ao lado de barraquinhas das baianas típicas que há dezenas de anos vendem seus acarajés tradicionais. Tentam convencer seus fiéis, de que se comerem estes acarajés tradicionais estarão incorporando o malígno. A pipoca também entra nesta questão.
Estava recentemente em um encontro da RCC, e uma senhora disse em um grupo de partilha que havia ganho uma escultura de uma negrinha, destas que parecem estar olhando em uma janela com os braços cruzados; dizia em sua partilha que havia recebido uma visão de que aquela escultura da negrinha possuia o demônio. Fiquei inquieto com aquela colocação e perguntei para a senhora se ela teria tido a mesma visão se a escultura fosse de uma menina branca de olhos azuis.
Temos que ter muito cuidado ao cairmos nestas questões de ver em traços da cultura afro-descendente manifestações demoníacas, pois desta forma estaremos acentuando o racismo camuflado existente no Brasil. Em nome de um Deus dos brancos e Europeus, desqualificamos histórias e manifestações culturais,
Por acaso vão dizer que a Pizza é coisa do demônio? Mas a culinária Italiana é nobre aos olhos do brasileiro, assim pizza é muito gostosa e faz bem…mas culinária africana ?
A “demonização” da cultura afro-descendente é uma forma cruel de ressaltar o racismo no Brasil. Não precisamos utilizar destes artifícios para vivermos nossa religião.
Uma revista de grande circulação no Brasil, tentou nesta semana trazer a idéia de que Zumbi era dono de escravos. Uma revista que está a serviço do poder econômico que insiste em vender a idéia da raça superior – branca -. Aliás, quantos ricos no Brasil são negros? Como alerta-nos a Vanessa Laquanet no sue blog no site da C.N. :”os negros receberam a liberdade e foram para as favelas”.
Vamos construir a luta pelo direito de igualdade à todo cidadão brasileiro, independente de raça, cultura ou religião.
Viva o dia de Zumbi dos Palmares.
*Gerson Abarca é Psicólogo e Diretor do Pensamento – Instituto de Psicologia e Pedagogia
Tags: negro, zumbi-dos-palmares


Precisamos sim destas intervenções…em grupos pequenos, como foi a pergunta que vc fez aquela senhora com referência ao seu sonho, e um artigo deste à disposição da net…pois a maioria dos brasileiros, no meio da raiz de suas famílias… tem gente que veio do continente africano! E são imagens e semelhança de Deus como pessoas de qualquer outro continente!!!
Maria Inês
Gerson,
Você tocou em um ponto muito importante da cultura afro… A culinária representa não somente uma riqueza, mas algo tão proxímo e íntimo de todos nós, brasileiros!
Eu era muito criança quando comi pela primeira vez um acarajé. Foi em Brasília. Depois, acostumei-me. Pra mim, pecado é ir a Salvador e não degustar bem uns váriooosss acarajés! Quando estive em uma feira nordestina, em minhas férias deste ano, em Palmas-TO, comi Acarajé com minha família… Sim, feito pelas baianas.
Sim, “eu amo muito tudo isso”!
Obrigada pelas ricas palavras neste dia tão importante!
Vanessa Lacquaneti
“Uma revista de grande circulação no Brasil, tentou nesta semana trazer a idéia de que Zumbi era dono de escravos. Uma revista que está a serviço do poder econômico que insiste em vender a idéia da raça superior – branca”.
Os argumentos apresentados pela reportagem da revista Veja são todos válidos. Qualquer historiador (sou professor de história) sabe que em Palmares havia escravidão e é um absurdo do ponto de vista histórico supor que Zumbi tivesse lutado contra a escravidão. Sua luta foi pelo poder, não pela liberdade. É provável sim que ele tenha tido escravos, assim como houve notáveis casos (principalmente nas Minas Gerais do século XVIII) de negros alforriados que posteriormente enriqueceram e compraram seus próprios escravos. A figura de Zumbi dos Palmares foi mitificada para ser usada pelo movimento negro como instrumento de pressão política por esses militantes, ávidos por poder político e dinheiro.
É lamentável que você opine sobre determinado assunto sem ter o menor conhecimento sobre ele. Não tenho muita simpatia pela revista Veja, que patrocina idéias anti-cristãs como liberação do aborto e casamento gay; mas aqui há uma injustiça flagrante ao acusá-la veladamente de “racista” simplesmente por expor a verdade histórica sobre Zumbi. Em resumo, o “Dia da Consciência Negra” não passa de exploração do racismo por grupos militantes que não lutam contra o racismo coisa nenhuma – estão interessados em prestígio e a imposição de uma agenda politicamente correta para obterem benefícios pessoais.
Senhor Mateus. O que escrevi com certeza é muito bem fundamentado. Acredito mesmo que você esteja muito mal intencionado.
Que pena.
Gerson Abarca