VOCAÇÃO PROFESSOR

No dia dos Professores, geralmente escuto algumas besteiras de pessoas que confundem a profissão Professor com o papel de educador. Foi durante uma homenagem em que o sujeito disse que os maiores educadores neste dia dos professores são os pais dentro de casa. Lógico que entendi o que a pessoa estava falando, mas irritei-me porque geralmente estas confusões leva a população a ter um olhar muito superficial sobre esta categoria.Todos podemos ser educadores, mas poucos serão Professores.

Pior ainda, é quando vou dar palestras na condição de Psicólogo e as pessoas começam a chamar-me de professor. É só alguém pegar um microfone para falar algo que  já passa a ser chamado de professor.

Hoje já existe a possibilidade do piso salarial  nacional do Professor, onde o Governo Federal pretende estabelecer um valor mínimo para a categoria. Mas sempre há aqueles que vão dizer  que Professor ganha muito bem. Se comparado a profissões com pouca exigência educacional, com certeza em algumas regiões do Brasil isto é uma verdade, mas se entendermos que todo cidadão que estudou passou por Professores, poderíamos dizer que esta profissão deveria ser a melhor paga de todas as profissões.

Hoje, pela Voz do Brasil, ouvi o Senador Cristóvão Buarque, ex- Minístro da Educação no Governo Lula, falar que é necessário dar estruturas físicas às escolas, bons salários aos Professores, e condições de crescimento educacional aos mesmos, se pensamos em melhoria da educação no país.

Ser Professor é uma vocação. Não basta ter só as condições educacionais para ministrar aulas, é preciso que um Professor esteja totalmente dentro da estrutura educacional por profundo amor ao que faz. Tenho visto Professores que até ganham bem em relação à demanda geral dos seus colegas, mas que reclamam o tempo todo do que fazem. Um sujeito que se diz professor e logo pela manhã fica angustiado com a idéia de ter que entrar em uma sala de aula, ou deve estar com algum problema emocional decorrente de sua atuação estressante, ou deve estar revelando-se um não vocacionado para esta profissão.

Conheço alguns colegas da Psicologia que até conseguém sobreviver como Psicólogos sem ter vocação; outros vendedores que estão por um período vendedor; secretárias que um dia querem exercer outra profissão e até conseguem desenvolver bem seu trabalho, é o caso de minha secretária Natália, que é excelente profissional, mas com uma enorme vontade de um dia exercer a função de Administradora de Empresa. Mas Professor é outro papo. Se não for por vocação, vai acarretar muitos prejuizos para  crianças e adolescentes, e para si mesmo.

Por isto tudo e muito mais, parabéns a todos os Professores vocacionados na missão de ensinar.

Abrace carinhosamente um Professor

Tags: ,

One Response to “VOCAÇÃO PROFESSOR”

  1. ELAINE QUEIROZ disse:

    Oi Gerson!
    Me senti abraçada! rrsrsrsrs
    Sou professora há 23 anos e concordo com você: é preciso amar! Um professor que ama o seu trabalho consegue olhar pro seu aluno de forma diferente, mesmo para os mais difíceis! O professor que ama consegue acreditar na capacidade de aprender de seu aluno, embora existam tntos desafios…
    Quando olho pra aqueles rostinhos, principalmente para os mais levados, agardeço a Deus por estar aqui na minha sala de aula e penso que valeu a pena cada um desses anos!
    um abraço pravc tb!
    elaine

Leave a Reply

Subscribe to RSS feed